Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Suplementos esportivos: afinal, por que eles são tão importantes?

Para melhores resultados, uma rotina de exercícios físicos deve vir acompanhada de uma alimentação balanceada. Determinados alimentos conseguem suprir as demandas nutricionais e energéticas antes, durante e depois dos treinos. Para otimizar esse processo, os suplementos esportivos são muito indicados pelos profissionais de saúde.

A nutrição esportiva oferece diversos benefícios para aquelas pessoas que desejam emagrecer, ganhar massa muscular ou alcançar um bom condicionamento físico. Porém, muitas vezes, apenas com a alimentação é difícil ter um resultado satisfatório e, então, a suplementação passa a ser uma alternativa.

Neste post, você vai conhecer as funções dos principais suplementos esportivos e descobrir para quem eles são indicados. Acompanhe!

Quais os principais suplementos esportivos?

Os suplementos esportivos são produzidos com diversas vitaminas e minerais e podem ser usados para os mais variados objetivos. Na hora de escolher a melhor suplementação, é fundamental consultar um nutricionista, que adequará a sua dieta e seus objetivos aos suplementos esportivos mais indicados.

Creatina

creatina é um dos suplementos mais comuns e trabalha em várias funções do organismo. Ela oferece maior nutrição para a musculatura, aumenta a força e diminui a fadiga. O consumo depende do objetivo do atleta e da periodicidade dos exercícios. Normalmente, a creatina é consumida com carboidratos e após os treinos. Mas atenção, o uso indevido desse suplemento pode causar retenção de líquido, cãimbras e favorecer o aumento de peso.

Maltodextrina

A maltodextrina é um suplemento esportivo de alto índice calórico e deve ser usado para suprir o estoque de glicose e auxiliar na recuperação muscular. Ela fornece energia para o músculo e ajuda a melhorar a performance de quem pratica atividade física de média e alta intensidade. Além disso, aumenta do fluxo sanguíneo e nutri a musculatura.

Albumina

A albumina é uma proteína que está presente na clara do ovo e auxilia no crescimento e na manutenção do tecido do corpo, aumentando o ganho de massa muscular. Pode ser encontrada em pó e em tabletes, que são absorvidos lentamente pelo organismo. Esse suplemento esportivo é ideal para recuperar a musculatura, reduzir o catabolismo e hipertrofia muscular.

AMINNU

AMINNU é um suplemento esportivo composto por oito aminoácidos essenciais para o organismo, que otimizam a síntese proteica e ajudam na recuperação do músculo. Esse produto é indicado para pessoas que praticam exercícios aeróbicos intensos. O consumo pode ser feito em média 15 minutos antes do treino e logo após as atividades. Os aminoácidos têm função importante no metabolismo das proteínas e auxilia na reconstrução muscular.

Arginina

A arginina é um aminoácido responsável pela produção de óxido nítrico que ajuda a reduzir a fadiga, melhorando o desempenho nas atividades físicas. É recomendado para quem pretende aumentar a força e o volume muscular, como os praticantes de musculação.

Além disso, a arginina auxilia na vasodilatação, acelera a recuperação depois dos treinos e aumenta a performance do atleta. Esse suplemento pode ser encontrado em cápsulas ou em tabletes e deve ser consumido antes das práticas esportivas.

Dextrose

A dextrose é um carboidrato de absorção lenta, com alto índice glicêmico, proporcionando mais energia para o organismo. Também atua no transporte de nutrientes, como creatina, glutamina e proteínas, para dentro das células e auxilia no ganho de massa muscular. Deve ser dissolvido em água e consumido após as atividades físicas.

Glutamina

A glutamina atua na construção dos tecidos, no sistema imunológico e na síntese de glicose no sangue. O consumo desse suplemento esportivo auxilia na recuperação após a prática dos exercícios físicos, reduz a fadiga muscular e aumenta a resistência do organismo. A glutamina pode ser ingerida antes e depois dos treinos.

D-Ribose

A D-Ribose é um carboidrato simples indicado para atletas que praticam exercícios de alta intensidade, como musculação e corridas de longas distâncias. Esse suplemento esportivo diminui as dores causadas pós-treino, reduz a fadiga e otimiza o rendimento e a recuperação dos atletas. Além disso, a D-Ribose melhora a capacidade respiratória em exercícios considerados moderados, como ciclismo e corridas médias.

Ômega 3

O ômega 3 é um dos principais nutrientes do organismo e pode ser encontrado nos peixes, como atum, salmão e sardinha, e nas sementes, como linhaça, castanha e chia. Esse suplemento protege as células, atua como anti-inflamatório, melhora os níveis de colesterol, além de fortalecer o sistema imunológico e ajudar no desenvolvimento muscular.

Colágeno

O colágeno é uma proteína que oferece sustentação para a pele, unhas, cabelos, ossos e cartilagens. Ele auxilia na cicatrização, fortalece as células, combate os efeitos de envelhecimento precoce, hidrata o corpo e melhora a saúde dos músculos, articulações e tendões.

ENERGY ATP

ENERGY ATP aumenta a energia, melhora a performance esportiva, auxilia na recuperação dos músculos, além de promover a queima de gordura e o controle do peso corporal. Esse suplemento esportivo também previne o envelhecimento precoce, favorece o ganho de massa magra, oferece saciedade e melhora a cognição.

Termogênicos

Os suplementos termogênicos aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura do corpo, favorecendo a queima de gorduras. O recomendado é ingerir uma cápsula cerca de uma hora antes das atividades físicas. Os termogênicos estimulam o usuário a fazer mais exercícios, promovendo maior gasto calórico. Alguns alimentos também têm função termogênica, como o brócolis, gengibre, hibisco, nozes, pimenta e couve.

Cafeína

O suplemento esportivo a base de cafeína atua diretamente no sistema nervoso central e combate a fadiga. Ele é indicado para pessoas que querem emagrecer ou para melhorar a concentração. A cafeína acelera o metabolismo e aumenta a velocidade da queima de gorduras. Tem efeito diurético e, normalmente, é consumida antes dos treinos por atletas que praticam exercícios de alta intensidade.

Para quem são indicados os suplementos esportivos?

Os suplementos esportivos são ativos elaborados para suprir nutrientes no organismo e otimizar o rendimento nas atividades físicas. Em geral, a dieta suplementar pode ser feita por qualquer pessoa desde que prescrita por um profissional de saúde. As principais indicações são para:

  • atletas ou praticantes de exercícios físicos intensos e contínuos
  • mulheres que pretendem engravidar e precisam de garantir os nutrientes necessários no organismo;
  • no período da gestação quando é preciso fortalecer o mineral ferro;
  • idosos que necessitam de cálcio ou vitamina D para diminuir os riscos de fraturas.

 

Portanto, os suplementos esportivos são fundamentais para potencializar o desenvolvimento dos atletas, ajudar na recuperação dos músculos e de microlesões que podem ser causadas nos treinos. Além disso, eles melhoram o humor e o sono, combatem os radicais livres e aumentam a imunidade. A Central Nutrition tem os melhores suplementos nutricionais para a sua dieta.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e conheça os suplementos esportivos mais indicados pelos nutricionistas!

Compartilhe: