Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Devo ingerir aminoácidos antes ou depois do treino? Entenda

Devo ingerir aminoácidos antes ou depois do treino? Aliar uma alimentação saudável e atividade física é o segredo para ter uma vida com mais saúde e qualidade. Dentro dela, o uso de suplementos alimentares auxilia complementando as vitaminas e sais minerais necessários. Alguns deles, como os aminoácidos, também ajudam a melhorar o desempenho durante os exercícios. A principal dúvida é sobre o melhor momento de consumi-los, antes ou depois do treino.

Neste texto, você vai entender o que são os aminoácidos, sua função e benefícios para o organismo. Além disso, vai conhecer qual o melhor momento para ingeri-los e como eles podem auxiliar na performance do treino. Acompanhe a leitura!

O que são os aminoácidos e para que servem?

Os aminoácidos são as moléculas formadas por oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e carbono. Eles compõem as proteínas e desempenham diversos papéis importante no corpo humano. Eles são divididos em dois grupos: os essenciais e não essenciais.

Os aminoácidos não essenciais são sintetizados pelo corpo. Eles são importantes para o bom funcionamento do corpo, mas não é necessário suplementá-lo. São eles ácido aspártico, ácido glutâmico, alanina, arginina, cisteína, glicina, glutamina, hidroxiprolina, histidina, prolina, serina e tirosina.

Por outro lado, os aminoácidos essenciais não são produzidos pelo corpo e por isso devem ser obtidos por meio da alimentação saudável ou suplementação, ou os dois juntos. São eles fenilalanina, isoleucina, lisina, leucina, metionina, treonina, tripofano e valina.

Cada um deles tem diferentes funções e benefícios para o corpo. De modo geral, podemos afirmar que os aminoácidos trazem as seguintes vantagens:

  • melhora a qualidade do sono;
  • melhora o sono;
  • aumenta o desempenho esportivo;
  • auxilia na prevenção de perda da massa muscular;
  • auxilia na perda de peso;
  • ajuda a prevenir a fadiga muscular;
  • auxiliam na prevenção de doenças, como Parkinson;
  • são um fator de proteção para os vasos sanguíneos.

 

Qual o melhor momento para ingerir: antes ou depois do treino?

Sabendo da importância dos aminoácidos essências no corpo e que eles são obtidos através da alimentação, uma das maneiras mais eficazes de garantir sua ingestão é com a suplementação. Com o uso de suplementos é possível assegurar a qualidade e quantidade ingerida, aproveitando todos os benefícios para o corpo.

A principal dúvida é: qual o melhor momento para ingerir os aminoácidos? Existem benefícios de tomá-los antes e depois do treino. Confira quais são eles e o que é mais indicado.

Antes do treino

Quando utilizamos aminoácidos como pré-treino, evitamos o catabolismo, a fadiga e auxilia na recuperação muscular.

Durante a prática de atividade física, o corpo entra em estado de alerta, aumentando a produção de cortisol. Esse hormônio promove o catabolismo, que o uso de proteínas como fonte de energia. Ao ingerir os aminoácidos essenciais antes do treino, além de auxiliar na regulação deste hormônio, eles podem ser usados como fonte de energia, evitando a perda de massa muscular.

Para quem treine por longos períodos, acima de uma hora, ou na parte da manhã, é interessante fazer o uso do suplemento, para aumentar as reservas de energia. E pode ser utilizado antes e intra-treino também.

Depois do treino

Após o treino, a ingestão de aminoácidos também traz benefícios. Eles vão auxiliar na recuperação dos estoques de energia, auxiliar na recuperação muscular e ganho de massa magra.

Logo após a prática de atividade física, os músculos precisam de nutrientes para se recuperar e preparar para uma nova sessão de treino. Os aminoácidos são moléculas mais disponíveis, pois já estão “quebradas”. As proteínas, como o whey, ainda precisa ser digerida e quebradas para então serem usadas no pelas células.

Para quem busca o objetivo de hipertrofia muscular, o ganho de massa magra, tomas os aminoácidos após o treino favorece o resultado, pois eles estimulam a produção proteica e, consequentemente, aumento de massa muscular.

Por ser um suplemento de rápida absorção, auxiliar na recuperação muscular e evitar a fadiga, para quem realiza mais de uma sessão de treino no dia é recomendável ingerir após o exercício. Isso garante que o corpo estará pronto para a próxima sessão mais rapidamente.

O veredito final

Como podemos perceber, existem vantagens em cada uma das situações. O que irá definir o melhor momento são os objetivos e rotina de treinos e alimentação. O nutricionista é o profissional mais recomendado para definir quando fazer uso do suplemento, pois ele analisará todas as variáveis que envolvem a decisão final.

Como escolher a melhor suplementação?

Como já vimos, os aminoácidos podem ser consumidos antes ou depois do treino. Para quem vai consumir como um pré-treino, deve saber que uma parte deles será usada como fonte de energia e na manutenção da massa magra, evitando fadiga muscular. No pré-treino os aminoácidos podem ser misturados com TCM (uma ótima fonte de gordura) ou com um carboidrato, como D-Ribose ou Palatinose.

Para quem vai consumir como pós-treino, o Aminnu é o ideal. Ele é um suplemento proteico que combina os oito aminoácidos essenciais, estimulando a síntese de proteínas. Ele é o suplemento mais completo e eficaz, substituindo o uso do BCAA e de whey protein.

Além de definir o melhor momento, é preciso saber escolher o melhor suplemento. Observe a composição, dosagem de cada aminoácido e a qualidade do produto para escolher o seu. Um bom suplemento precisa ter uma composição equilibrada e o mais limpa possível — evitando o excesso de conservantes, corantes e outros aditivos.

Além disso, os produtos usados na sua composição precisam ser de alta qualidade. A forma de preparo e manipulação também precisa ser excelente, para manter o padrão de qualidade.

Agora você já sabe tudo sobre os aminoácidos e sobre quando tomá-los: antes ou depois dos treinos. Independente do melhor momento para você, a suplementação trará todos os benefícios para a sua saúde e otimizará os seus resultados, melhorando seu desempenho e deixando mais perto do seu objetivo.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre o uso dos suplementos e quer conhecer mais sobre os nossos produtos, entre em contato conosco através do nosso site. Estamos disponíveis através do WhatsApp, e-mail ou telefone.

Compartilhe: