Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Afinal, por que temos cãibra? Saiba aqui!

Você sabe por que temos cãibra? Praticamente todas as pessoas sentirão esse desconforto em algum momento de suas vidas. Ela faz parte de um processo fisiológico natural e dificilmente significa algum problema sério de saúde. Seu maior sintoma e preocupação é o desconforto intenso, que pode durar alguns segundos e perdurar por vários minutos de dor.

Para os sortudos que nunca tiveram uma, a sensação é bem característica e fácil de identificar — a musculatura contrai de maneira involuntária, causando profunda sensação de tensão muscular e dor até seu relaxamento.

E, falando em relaxamento, uma das principais alternativas para conseguir aliviar o desconforto é procurando fazer o alongamento da musculatura alvo. Como na maioria das vezes as cãibras acontecem na panturrilha, o ideal é fazer a dorsiflexão dos pés (trazê-los em sua direção) para agilizar a recuperação da musculatura da perna.

Abaixo, falaremos mais sobre a cãibra, como ela acontecem e o que você pode fazer para evitá-las. Pronto para saber mais a respeito? Continue a leitura até o final!

Por que temos cãibra?

Para uma cãibra acontecer, uma de duas coisas devem ocorrer: a primeira é o acúmulo de ácido lático, proveniente de exercícios físicos de alta intensidade, e a segunda é a falta de sais minerais no organismo, como o potássio, por exemplo.

Em muitas situações, esses fenômenos ocorrem nos atletas durante uma partida de futebol (ou outro esporte) ou em algum momento do dia que parece completamente inconsequente, como durante o sono.

Quando nos exercitamos com vigor, nossa musculatura passa por algumas mudanças que são essenciais para a alta performance. A contração rápida e frequente faz com que, durante o tempo, o ácido lático — característico pelo aumento de queimação local — surja em quantidades moderadas.

Essa é uma medida do corpo proteger você e evitar o catabolismo excessivo dos seus músculos ao longo de um momento de necessidade energética intensa. Em pessoas destreinadas, o ácido lático tende a acumular com maior facilidade e gerar maior desconforto.

Ao chegar em um ponto extremo, esse subproduto das contrações musculares faz com que a musculatura perca momentaneamente sua capacidade contrátil, ao ponto de fazer com que o músculo alvo entre em fadiga e, consequentemente, sofra espasmos — é o que reconhecemos com cãibra.

Já no segundo caso, da falta de minerais, ele é mais simples e ocorre por conta de fatores menos intensos, como a própria sudorese. Quando transpiramos, também expelimos sais minerais pela pele, e na falta do sódio e do potássio, por exemplo, os músculos também podem sofrer espasmos pela falta desses nutrientes.

O caso mais comum e mais relatado de cãibra é durante o sono — justamente o período em que podemos desidratar pela falta de ingestão de líquidos. Se o tempo estiver mais quente, a probabilidade de cãibras e de espasmos é ainda maior.

Quais são as outras causas possíveis?

Apesar das duas explicações acima, existem outras causas e razões para a cãibra acontecer no organismo. É importante mencionar que essas causas são menos frequentes e, na maioria das vezes, são causadas por problemas de saúde, que podem ter gravidades diferentes.

Pessoas que sofrem de má circulação também podem ter maiores problemas com espasmos involuntários por conta da dificuldade para eliminar o ácido lático da sua musculatura. Para esses casos, isso significa dizer que até mesmo durante atividades moderadas, a queimação pode perdurar, assim como os espasmos, que podem acontecer regularmente.

Os indivíduos que usam diurético também tendem a ter mais cãibra, pelo simples fato de expelirem com ainda mais facilidade os sais minerais essenciais para o funcionamento do nosso organismo.

Conforme a desidratação e o desequilíbrio mineral ocorrem, as cãibras podem acontecer de forma mais comum e mais intensa. A solução mais prática é ingerir mais isotônico durante o dia para equilibrar esses processos fisiológicos. Abaixo, falaremos como você poderá evitar, com maior facilidade, as cãibras.

Como evitar que as cãibras aconteçam?

Para evitar as cãibras, a primeira e talvez melhor forma é simplesmente se mantendo hidratado e com uma boa alimentação durante o dia. Comer alimentos ricos em potássio, por exemplo, é um dos melhores modos de evitar que os espasmos involuntários ocorram.

Como o sódio existe em abundância na nossa alimentação atual, certamente apostar no potássio é uma medida mais profilática e mais acertada. A banana é o exemplo de um alimento riquíssimo em potássio, sendo considerada como a melhor alternativa para prevenir o problema.

Para aqueles que costumam sofrer cãibra durante atividades físicas, a situação é um pouco diferente: somente o treinamento bem prescrito por um profissional pode facilitar sua prevenção.

No mínimo, o ideal é permanecer praticando o seu esporte preferido ou apostando em treinos intensos para conseguir melhorar a resposta do organismo para atividades cada vez mais intensas.

Para quem tem problema de circulação sanguínea, é imprescindível ir ao médico para realizar um check-up. Somente o médico poderá prescrever um tratamento eficaz e seguro — tanto para a prevenção das cãibras quanto para a manutenção da sua saúde.

Entretanto, atividades físicas de intensidade baixa a moderada também podem ser eficientes para facilitar e potencializar seu tratamento, desde que o médico permita. A caminhada, o ciclismo e até mesmo a natação são alguns exercícios que podem prevenir os espasmos involuntários e aumentar a sua qualidade de vida.

Seguindo todas essas orientações, as cãibras podem ser amenizadas da sua rotina. Vale mencionar que todos esses esforços devem ser contínuos durante a semana, caso contrário, a chance de as cãibras retornarem é grande.

Não podemos deixar de mencionar que um estilo de vida saudável também é a melhor maneira de garantir que o seu corpo funcione como deveria. É possível atingir maior longevidade, plenitude e bem-estar se alimentando corretamente e praticando atividades físicas frequentemente.

Com este artigo, você descobriu por que temos cãibra e como evitá-la. De maneira ideal, recomendamos que procure se exercitar por, pelo menos, 3 vezes na semana e coma frutas pelo menos uma vez por dia. Essas medidas extremamente simples podem ser um bom começo para conseguir uma saúde de ferro.

Gostou do post? Compartilhe-o nas redes sociais e ajude mais pessoas a se livrarem desse problema!

Compartilhe: