Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Ômega 3 e os testes de qualidade caseiros

Os ácidos graxos ômega-3 não são produzidos pelo organismo, mas são essenciais para uma boa saúde. Eles podem ser encontrados em alimentos como: animais marinhos (peixes criados em cativeiro que se alimentam de ração, geralmente, não apresentam os mesmos componentes nutricionais) ou a partir dos ácidos linoleicos presentes em alguns óleos vegetais, em especial o óleo de linhaça.

DHA e EPA são os principais componentes do ômega-3 que proporcionam os benefícios ao corpo. O DHA está presente em células dos olhos e no cérebro. O EPA atua em diversos processos que envolvem imunidade, coagulação e circulação.

Analisando que o consumo de peixes de água salgada não é frequente e os óleos de origem vegetal oferecem baixas conversões para DHA e EPA (cerca de 5% para EPA e 0,5% para o DHA) a obtenção de ômega-3 por meio da dieta torna-se insuficiente.

Podemos concluir que a suplementação atua beneficiando todo o corpo, mas seria possível fazer  testes de qualidade do ômega-3 em casa?

Se colocássemos duas cápsulas sem identificação no congelador, cápsula A e B. A cápsula A após algumas horas irá congelar, a cápsula B não. Conseguimos falar qual produto está presente nelas?

Será que temos órgãos em nosso organismo parecidos com a composição de um isopor?

Neste post você saberá:

  • O ômega-3 solidifica no congelador?
  • Por que algumas gorduras solidificam e outras não?
  • O ômega-3 dissolve o isopor?
  • O que faz um composto interagir com o outro?
  • É possível descobrir a qualidade do ômega 3 com testes caseiros?

 

O que é ômega 3?

O ômega-3 é composto por um grupo de ácidos graxos dos quais fazem parte os ácidos graxos poli-insaturados, provenientes do ácido graxo linolênico. O termo insaturação caracteriza a presença de dupla ligação em sua cadeia carbônica, no caso do ômega 3 a primeira dupla ligação é observada no 3º carbono a partir do radical metil terminal (ω-3). Como o organismo não é capaz de sintetizá-los eles são classificados como ácidos graxos essenciais e devem ser adquiridos com a dieta.

Os principais ácidos graxos poli-insaturados que devem ser encontrados no ômega-3 são o ácido docoxahexaenoico (DHA), essencial no desenvolvimento e no funcionamento do cérebro e dos olhos, faz parte das membranas da retina e de células nervosas, favorecendo a memória e a cognição. Ele é conhecido como alimento do cérebro, representando até 10% do seu peso seco e é fornecido pela placenta para os bebês e para as crianças pelo leite materno. E o ácido eicosapentaenoico (EPA) que é convertido em agentes atuantes na regulação de diversas funções importantes. Ajuda com a prevenção de coágulos no sangue, na redução dos processos anti-inflamatórios e modulação do sistema imune, beneficiando a circulação, o coração e outros pontos que estão prejudicados por processos inflamatórios como nos casos de doenças autoimunes.

Os ácidos graxos encontrados no ômega 3 são considerados uma boa reserva energética, principalmente para crianças e recém-nascidos. No último trimestre de gestação o bebê precisa que a mãe forneça de 50 a 75 mg de ácidos graxos poli-insaturados, que são fundamentais até os 2 anos de idade, quando ocorre o desenvolvimento bioquímico completo no bebê.

O consumo regular colabora com a diminuição do colesterol LDL (ruim), triglicerídeos e no aumento do colesterol bom, além de atuarem também na manutenção do organismo, como proteção contra processos de demência. Foi observado por Koivisto e colaboradores (2014) que a diminuição de DHA no sangue reduz a cognição em idosos saudáveis e em pacientes com a doença de Alzheimer.

Como avaliar a qualidade do ômega 3

Teste de congelamento do Ômega 3

Os ácidos graxos são lipídeos que se diferenciam pelo tamanho das cadeias carbônicas e a presença ou não de saturação, conferindo características únicas às moléculas. As gorduras saturadas são formadas por moléculas de ácidos graxos nos quais a cadeia carbônica é feita por ligações simples. Já as gorduras insaturadas possuem um menor número de hidrogênios associados, apresentando em sua cadeia ligações duplas entre carbonos.

Após o congelamento, os ácidos graxos saturados, que são definidos por uma estrutura rígida e reta, unem-se, formando um sólido. Os ácidos graxos insaturados são “torcidos” e por isso, são incapazes de se aproximar tanto quanto as cadeias retas, promovendo espaços entre cada molécula, o que lhe confere uma taxa de congelamento mais lenta. Pequenas quantidades de ácidos graxos saturados associados aos insaturados em uma composição são o suficiente para causar opacidade ao sistema, quando submetidos à diminuição de temperatura.

Sendo o ômega-3 uma combinação de ácidos graxos juntamente com os poli-insaturados, neste podem ser encontradas gorduras saturadas e insaturadas. O teste de congelamento, sugerido como controle de qualidade, só é capaz de detectar a presença de ácidos graxos saturados e insaturados, mas não confirma o conteúdo da cápsula. Isso ocorre porque diversos óleos podem solidificar ou não neste tipo de teste, além de pouco divulgar sobre a qualidade e a pureza do produto. Um exemplo é que o produto poderá não solidificar mesmo que contaminado com altos níveis de mercúrio. O teste do congelador também não consegue estimar o valor nutricional.

Antes de comprar o ômega-3 devemos observar a concentração e proporção dos ácidos graxos DHA:EPA fornecidas pela suplementação. Quanto maior a quantidade mais eficiente será o tratamento, sendo essa a informação importante para maximizar os benefícios do suplemento.

Ômega 3: teste do copo de isopor

Os ácidos graxos após extraídos podem passar por um processo para estabilizá-los à etil-éster. O éster de óleo de peixe é formado por meio de uma reação de esterificação e isso mantém elevada a concentração dos ácidos graxos insaturados na composição (EPA:DHA).

O teste no qual o óleo peixe reage com polímeros de poliestireno (isopor) nos informa apenas que eles possuem polaridades semelhantes. A polaridade é uma maneira de descrever a carga elétrica das moléculas, e a interação entre os compostos está associada a essa propriedade de maneira que semelhante irá interagir com semelhante.

Os ácidos graxos possuem características apolares e isso lhes confere afinidade a materiais apolares, ou seja, todos os óleos de peixe terão esse mesmo efeito no poliestireno, mas alguns levarão muito mais tempo do que outros. No teste do copo de isopor, a forma de éster etílico, dissolve o isopor muito mais rápido do que a forma de triglicérides simples e isso porque eles possuem “intensidades” de polaridade diferente. O óleo de peixe éster etílico tem a sua polaridade mais próxima a do isopor, e esta é a mesma razão pela qual outros óleos também dissolverão isopor quando em contato.

Não há nada nesse teste que teria efeito análogo ao óleo de peixe esterificado no corpo humano, uma vez que não possuímos em nosso organismo estruturas parecidas com o poliestireno.

Como escolher qual ômega 3 comprar?

Leiam os rótulos, observe se o ômega-3 fornece a quantidade de DHA:EPA que você deseja ingerir por dia. Existem algumas versões supras que trazem uma maior proporção destes ácidos graxos poliinsaturados por cápsulas.

O ômega-3 deve ser livre de contaminantes ambientais como mercúrio e PCBs.

Apenas profissionais de saúde lhe informarão corretamente qual a dose correta para atender às suas necessidades.

Conheça nossa linha de Ômega 3, clique aqui.

Compartilhe: