Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Para que serve o colágeno e quais os benefícios?

O colágeno é a proteína mais abundante do nosso corpo e apresenta funções essenciais para a nossa saúde. Sua ação influencia desde os nossos cabelos, dentes e pele, até órgãos internos e ligamentos. O nosso corpo adquire essa substância por meio da ingestão de alimentos ou de suplementos.

Ele é uma proteína composta por uma sequência de 3000 aminoácidos dispostos em três correntes moleculares entrelaçadas. No entanto, para ser construída, a cadeia do colágeno precisa de vitamina C, portanto, além de alimentos ricos em aminoácidos, também precisamos dessa substância no nosso organismo.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, confira, a seguir, para que serve o colágeno e quais são seus principais benefícios para nossa saúde. Veja!

Promove elasticidade e resistência

colágeno está presente em todo o nosso corpo — é uma proteína responsável por estruturar tecidos conjuntivos de animais, e está na nossa pele, ossos, artérias, tendões e ligamentos.

Com o passar do tempo, a nossa produção de colágeno diminui, e esse desgaste pode ser potencializado pelo nosso estilo de vida. Hábitos como tabagismo, excesso de sol, álcool, vida estressante e, até mesmo, a poluição, são fatores prejudiciais que devem ser levados em conta.

Portanto, se você quer manter a sua pele sempre firme, macia e bonita, preocupe-se em levar uma vida moderada e saudável, além de ficar atento à possibilidade do consumo de colágeno.

Fortalece cartilagens

As cartilagens são componentes importantíssimos na nossa estrutura corporal. Elas são responsáveis por conectar os ossos entre si e dão mobilidade a eles. A parte delicada é que, uma vez danificado, esse tecido tem grande dificuldade para se curar completamente.

Possíveis lesões podem evoluir para uma artrite, fazendo com que a pessoa tenha dores constantes. Quem é que nunca torceu o tornozelo ou sentiu uma dorzinha no punho? Talvez seja alguma cartilagem dando sinal de lesão. Então, quando se perguntar para que serve o colágeno, saiba que ele é um importante componente no fortalecimento e construção cartilaginosa.

Ajuda na parte estética

A maioria das pessoas, principalmente, as mulheres, querem estar sempre com a pele firme e com aspecto jovial, certo? Pois saiba que o colágeno é um dos fatores que influenciam nesse quesito. Ter a quantidade necessária dessa proteína no seu corpo pode retardar o envelhecimento dos seus tecidos, além de manter a elasticidade e a resistência celular.

Fortalece cabelos e unhas

Não podíamos deixar de falar dessa parte que é de grande interesse do público feminino. O colágeno fortalece cabelos e unhas, deixando-os fortes e com aspecto saudável. Então, se você quer saber para que serve o colágeno, entenda que ele também é uma importante proteína para a nossa estética.

É bom termos ciência de para que serve o colágeno e que o consumo regular dessa proteína, além de ajudar a cumprir funções estruturais no nosso corpo, também traz sensação de saciedade, ajuda no emagrecimento e, acima de tudo, fortalece as estruturas desse nosso bem mais precioso, o nosso corpo.

Gostou do nosso texto e quer saber como não deixar de consumir a quantidade mínima de colágeno de qualidade? Para isso, o primeiro passo é entender o que é o colágeno hidrolisado e quais são as vantagens de consumi-lo.

Compartilhe: