Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Veja como ganhar massa muscular na terceira idade e viver melhor

Envelhecer é um processo natural do nosso corpo. Com o passar dos anos, o organismo já não consegue produzir músculos como na juventude. Por causa disso, os idosos têm dificuldade de realizar tarefas simples do cotidiano.

Saiba como ganhar massa muscular na terceira idade e tenha qualidade de vida. A consequência disso será: maior convívio social, melhora da parte emocional e resistência física.

Nesse post, você aprenderá como conquistar músculos pelo corpo e alcançar seu bem-estar. Boa leitura!

Por que é difícil adquirir músculos com o passar dos anos?

É uma tendência do corpo perder músculos mais facilmente na velhice do que na mocidade. Um jovem sedentário perde cerca de 14 gramas de músculo diariamente, já o idoso chega a perder 95 gramas por dia.

Por causa disso, devemos redobrar a atenção com a alimentação e a prática de esportes na velhice. Tudo para promover o ganho de massa magra.

Os músculos são importantes nessa fase da vida?

A musculatura está intimamente ligada ao esqueleto ósseo. Quando existe redução muscular, a possibilidade de fraturas aumenta significativamente. Além disso, é a contração muscular que gera movimentos. Portanto, se eles estão fracos, fica difícil segurar uma panela ou se abaixar para pegar algo no chão.

As dores pelo corpo também são uma queixa frequente daqueles que já passaram dos 50. E o problema, nesse caso, não são doenças, na verdade, é apenas a musculatura que está frágil e sente qualquer estímulo.

Como ganhar massa muscular na terceira idade?

Consuma mais proteínas

Esse nutriente é essencial para o crescimento dos músculos. Então, inclua em sua dieta: carnes, ovos, quinoa, leite e seus derivados. É importante se consultar com a nutricionista para receber um cardápio equilibrado.

Vá ao dentista também, pois às vezes os dentes fracos não permitem a ingestão de alimentos mais duros, como as carnes. A mastigação é uma ação primordial conseguir se alimentar adequadamente.

Tome suplementos

Na correria do dia a dia, não conseguimos retirar da alimentação todos os nutrientes de que o nosso corpo necessita para funcionar bem. O mais indicado, nesse caso, é fazer uma suplementação com produtos que vão fortalecer o organismo e promover ganho de massa muscular.

Os suplementos trazem muitos benefícios. Portanto, consulte o médico ou nutricionista para verificar quais serão os melhores para você.

Pratique atividades físicas

Os exercícios devem ser feitos ao longo da vida para manter a saúde em dia. No entanto, nunca é tarde para começar, mesmo quem teve uma juventude sedentária. Faça uma atividade prazerosa e que promova o ganho de massa magra. Experimente diferentes aulas como: musculação, crossfit e pilates. O resultado será mais músculos, força e consciência corporal.

Faça os tratamentos para doenças

Algumas doenças crônicas, como o diabetes, levam o paciente ao sedentarismo. E como já viu, esse fator amplia a perda muscular. Portanto, trate das doenças, deixe-as sob controle! Assim, em breve você terá mais disposição e fará o que for necessário para ganhar músculos.

Então, aprender como ganhar massa muscular na terceira idade é a melhor estratégia para prevenir a sarcopenia. Essa condição surge com a diminuição da região muscular, o que prejudica a força e os movimentos do cotidiano. Portanto, tenha qualidade de vida sempre, independente da sua idade! Cuide-se!

Agora que aprendeu mais sobre como os músculos são importantes nessa fase da vida, leia também sobre como a suplementação proteica para os idosos ajuda na criação de músculos!

Compartilhe: