Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Você sabe o que é Sarcopenia? Entenda

Tipicamente, com o aumento da idade, ocorrem perdas de massa magra e ganho de massa gorda, o que é um resultante de alterações metabólicas inatas, porém muitas vezes agravadas com aumento da vida sedentária.

A massa muscular esquelética começa a reduzir, naturalmente, por volta dos 45-55 anos. Após essa idade, o músculo declina 12-15% por década até 80 anos. Além disso, a nossa capacidade de produzir proteínas diminui 28% em idosos.

Os músculos esqueléticos compõem os movimentos, são essenciais para manter a nossa estabilidade e possuem um papel de gerador de energia. O envelhecimento pode estar associado a um declínio progressivo da qualidade e força da massa muscular, uma condição conhecida como sarcopenia.

Neste post você saberá:

  • O que é Sarcopenia?
  • Qual a causa da sarcopenia?
  • Quais seriam os principais sintomas?
  • Como cuidar e prevenir a sarcopenia?

O que é sarcopenia?

A sarcopenia é uma síndrome complexa associada à perda progressiva e generalizada de massa e força muscular esquelética, podendo ocorrer a substituição do tecido muscular por tecido gorduroso.

Por definição ela engloba, além da redução de massa muscular, a redução de força e a piora do desempenho físico. Essas taxas de declínio na força são ainda maiores em indivíduos sedentários e duas vezes mais altas em homens que em mulheres.

As causas da sarcopenia são multifatoriais, pode ter origem primária, quando associada ao processo de envelhecimento, ou secundária quando está relacionada a outros fatores promotores como a ingestão inadequada de proteínas ou ainda a anorexia.

 

Qual é a causa da sarcopenia?

Uma causa comum de sarcopenia é a falta da atividade física ao longo da vida. No entanto, embora menos frequente, algumas pessoas com estilos de vida ativos também podem ser diagnosticadas. Isso sugere que pode haver outras razões para o desenvolvimento da doença.

 

Os pesquisadores acreditam atualmente que outras causas de sarcopenia poderiam incluir:

  • A redução nas células nervosas que enviam sinais do seu cérebro para dizer aos seus músculos para se moverem
  • A redução dos seus níveis hormonais
  • Processos inflamatórios

Porém, os fatores mais comuns ainda são a falta de atividade física, desordens intestinais que promovem uma má absorção e ingestão inadequada de nutrientes. Um estado nutricional comprometido, como a baixa obtenção de aminoácidos essenciais, pode limitar o processo de construção muscular.

 

Quais seriam os possíveis sintomas?

Os indivíduos com sarcopenia, geralmente, apresentam uma diminuição no tamanho do músculo, fraqueza e perda de resistência, além de pouco equilíbrio como dificuldade para subir escadas.

 

Um declínio na massa muscular pode não parecer uma grande preocupação para a maioria das pessoas. No entanto, progressivamente, a perda muscular pode ser o suficiente para causar fraqueza, aumentar o risco de queda e limitar a independência de uma pessoa.

A sarcopenia também pode levar a pessoa a reduzir sua participação em atividades físicas, e essa diminuição causa ainda mais perda muscular, afetando a qualidade de vida.

 

Como cuidar e prevenir a sarcopenia?

Atualmente, uma combinação entre nutrição balanceada e atividade física regular seguem como as principais terapias.

Trabalhar os músculos ajuda a manter a massa e força muscular. Quando os músculos não são usados, eles “encolhem”. Treinamento de força ou treinamento de resistência pode melhorar o tamanho, força e tônus ​​muscular. Também pode fortalecer ossos, ligamentos e tendões, o que é bom para a saúde geral de uma pessoa.  De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os idosos devem participar de atividades de fortalecimento muscular pelo menos 2 dias por semana.

 

Um médico pode certificar-se de que não existem problemas de saúde presentes que possam impedir que alguém faça treinamento de resistência!

A nutrição adequada é essencial para tratar a sarcopenia e, juntamente com o acompanhamento físico, pode até prevenir ou retardar a condição.

A suplementação de aminoácidos essenciais, não produzidos pelo organismo, também é estudada com resultados promissores. Os aminoácidos são necessários para a síntese de proteína muscular, assim como uma série de outros nutrientes, e a adequada ingestão nutricional contribui para o reduzir o processo da sarcopenia. Aceita-se que os aminoácidos tenham um efeito estimulatório sobre a síntese muscular, especialmente a leucina.

Da mesma forma, a manutenção de níveis adequados de vitamina D, seja por meio de dieta ou suplementos, pode ajudar idosos a manterem a força muscular.

Compartilhe: