Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Saiba como cuidar da sua saúde digestiva

Saiba como cuidar da sua saude digestiva

Sua saúde digestiva pode estar comprometida devido aos maus hábitos alimentares e um estilo de vida sedentário.

Falar sobre saúde digestiva também é falar sobre conscientização para um estilo de vida saudável. É um cuidado importante e todos devemos ficar de olho, mas não é bem o que acontece.  Segundo a Organização Mundial de Gastroenterologia, 20% da população global sofre algum tipo de problema intestinal e 90% das pessoas não procuram orientação médica e/ou nutricional sendo utilizado muito a automedicação, ou não fazem nada para resolver o problema.

O Dia Mundial da Saúde Digestiva, é 29 de maio, esta data foi criada pela Organização Mundial de Gastroenterologia e tem como principal objetivo alertar a população e profissionais de saúde sobre como realizar o diagnóstico precoce das doenças do aparelho digestivo, tendo como principal objetivo a prevenção.

A microbiota intestinal contém dezenas de trilhões de microrganismos e mais de mil espécies de bactérias com diversas funções no organismo. Esses microrganismos e bactérias têm um papel importante no desempenho na saúde e na doença.

As principais funções da microbiota intestinal são:

  • antibacteriana: impedindo a colonização por bactérias não desejáveis;
  • imunoestimulante: maturação do sistema imune;
  • metabólica: tem ação na degradação de resíduos que chegam ao cólon (parte central do intestino grosso).

 

O sistema digestório é constituído pelo trato digestório e os órgãos anexos. O primeiro é um tubo oco que se estende da cavidade bucal ou ânus, sendo incluído: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Já os órgãos anexos são os dentes, língua, as glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas.

Leia também: Como favorecer a minha saúde intestinal? Confira as 7 melhores formas!

Sintomas

Os principais sintomas de pessoas que sofrem de doença do aparelho digestivo são náuseas, empachamento, azia, retorno do alimento, diarreia e/ou constipação e dor abdominal, além de tosse seca, dor no peito, sinusite, dor de cabeça, lesões na pele, dentre outros.

Alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo, estresse e um estilo de vida inadequado podem contribuir para o aparecimento da doença, por isso ter uma vida mais saudável, uma alimentação rica em verduras, fibras, carboidratos selvagens, proteínas e gorduras de boa qualidade, além do diagnóstico precoce que é a melhor forma de curar e evitar complicações de qualquer doença.

Lembre-se, caso você tenha algum sintoma gastrointestinal é de extrema importância procurar uma ajuda profissional da saúde e fazer o tratamento correto, seja através da alimentação, suplementação ou medicamentos.

Conheça a Central Nutrition!

Compartilhe: