Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Como favorecer a minha saúde intestinal? Confira as 7 melhores formas!

Como anda a sua saúde intestinal? O intestino é um órgão que contém bactérias boas e más que contribuem com a digestão, o metabolismo, a absorção de diversas vitaminas e interferem no sistema imunológico. A Microbiota (flora intestinal) é motivada pelo modo de vida que praticamos e pelos tipos de alimentação que consumimos.

Por essas razões, é importante ter um estilo de vida bem equilibrado, para promover a saúde do intestino. A falta de cuidados pode ter como consequência intestino solto, prisão de ventre, diverticulite, inflamação intestinal ou outros males.

Quer conhecer dicas valiosas para melhorar a saúde do seu intestino? Confira nossas informações!

1. Coma mais frutas

As frutas são excelentes alimentos para diversas funcionalidades do organismo, inclusive para a digestão intestinal. Elas, normalmente, contém muito líquido e são ótimos recursos para manter o intestino em bom funcionamento. O melhor é que a maioria delas podem ser ingeridas com a casca, como maçã, ameixa, morango, acerola, figo, uva e outras. As cascas têm substâncias que auxiliam no trato desse órgão tão importante.

Outras espécies, como laranja, tangerina, etc., quando ingeridas com os gomos, são ótimas para promover a regularização do intestino, pois, além da grande quantidade de suco, os gomos são riquíssimos em fibras.

2. Beba muito líquido

O corpo humano é constituído, em média, por 70% de líquido. Para que essa porcentagem permaneça, o ideal é tomar entre 2 a 2,5 litros de água diariamente. Esse enorme volume deve ser bem mantido, para que todo o sistema corporal funcione de maneira adequada. A água é um líquido vital para hidratar, lubrificar as paredes do intestino, expulsar as toxinas e contribuir com o trânsito fecal até ser evacuado.

As fibras precisam ser hidratadas para se transformarem em gel, é essa substância que promove toda a ação para o funcionamento adequado do intestino. Vale lembrar que água, também pode ajudar na regularização da pressão arterial, por fazer a regulagem da densidade do sangue.

Agora, caso você seja uma pessoa que não se preocupa ou não lembra de beber água frequentemente, vamos apresentar algumas sugestões infalíveis: tenha sempre uma garrafinha com água, por perto; coloque no seu celular, um aplicativo que desperta e informa a quantidade de água que você deve tomar, para bater a meta do dia. Para que tudo apresente resultados positivos, é necessário ter disciplina.

3. Inclua fibras na dieta

As fibras são grandes aliadas para motivar os movimentos peristálticos do intestino. Você pode intensificar o consumo no café da manhã. Afinal, desjejum é a refeição mais importante do dia. Opte por pão integral, eles têm uma quantidade maior de fibras e saciam com mais facilidade. Iogurte, por exemplo, é um alimento probiótico, ou seja, é riquíssimo em bactérias benignas que agem de forma eficaz no intestino.

Para tornar o seu café da manhã mais completo, em uma tigela, coloque o iogurte, frutas, uma porção de linhaça ou quinoa. Essa composição, com umas fatias de pão, fica uma refeição saborosa, leve e nutritiva, além de ajudar o intestino a trabalhar com facilidade. Já no almoço, você pode diversificar a salada com inúmeros alimentos fibrosos, como legumes, vegetais, grãos, etc.

4. Diversifique os alimentos

Aquela informação de que o prato com alimentos deve ser bem colorido, fala exatamente da diversidade dos alimentos. Todos os vegetais, frutas, castanhas, cereais, grãos, carnes, ovos, etc., apresentam uma porção considerável de diversos nutrientes e fibras.

O balanceamento desse consumo, você pode administrar ao longo do dia, como no café da manhã, lanche da manhã, almoço, sobremesa, lanche da tarde, jantar e ceia (lanche da noite).

Importante lembrar, que esse cuidado deve iniciar no momento de ir ao supermercado ou à frutaria. É necessário fazer o processo de substituição, ou seja, deixar de levar produtos pobres em nutrientes saudáveis, e levar os que possam oferecer qualidade de vida, e transformar a sua saúde e da sua família.

5. Controle o peso

O controle do peso é um desafio para muitas pessoas. Mas pode ser conquistado por meio de uma alimentação muito bem equilibrada. Existe um ditado que diz que,“somos o que comemos”. É exatamente isso! Já vimos que o consumo de diversos alimentos proporciona vários benefícios, associado a outros hábitos saudáveis. Manter o metabolismo em bom funcionamento é um dos fatores que ajuda a equilibrar e manter o peso, além de caminhadas e atividades físicas regulares.

Porém, se mesmo cumprindo todas essas medidas, você ainda tiver pouca perda de peso, é interessante consultar um médico especializado no assunto, normalmente, um endocrinologista pode detectar, por meio de exames específicos, possíveis problemas hormonais. Fator que também interfere no funcionamento do intestino.

6. Mastigue bem os alimentos

Se você tem o costume de comer rápido, por hábito ou por pressa, devido a compromissos, recomendamos rever as suas práticas e administrar melhor o seu tempo. O instante das refeições deve ser muito bem valorizado. É o momento em que você está investindo na sua saúde e no seu futuro.

Ao mastigar devagar e corretamente, os alimentos são mais triturados, e as enzimas da saliva produzem moléculas ainda menores, que facilitam a absorção pelo organismo. Ao ingerir o alimento, o estômago leva, em média, 20 minutos para informar o cérebro que é hora de parar de comer, que você já alcançou o nível de saciedade. Mastigar bastante os alimentos, potencializa a digestão. Isso favorece a mistura do suco gástrico e das enzimas com o que está sendo degustado, e assim, ocorre a melhor absorção de todos os nutrientes.

7. Controle o estresse e ansiedade

Sabemos que a nossa mente interfere na realização do controle de todo o nosso organismo. Isso porque o nosso corpo consegue produzir ou não diversos hormônios que levam ao bem-estar mental.

Mesmo que o período de trabalho seja extenso, é fundamental investir em qualidade de vida. Ao se programar, você pode inserir ações que promovem saúde mental e física. Entenda o que pode ser feito:

  • pratique atividade física;
  • descanse;
  • faça ingestão de alimentos que acalmam;
  • invista em lazer.

Como vimos no decorrer do artigo, para ter saúde intestinal é necessário disciplina, observar e praticar detalhes no dia a dia. Além das dicas citadas, é fundamental estabelecer horário para ir ao banheiro e educar o intestino a aceitar melhor alguns alimentos. Mas caso seu tempo seja corrido e não tenha uma alimentação balanceada, isso pode ser resolvido por meio de suplementos alimentares, como o GuardianAminnu, óleos de linhaça, chia e cártamo que auxiliam na saúde intestinal.

Achou as nossas dicas interessantes? Agora, que tal conhecer mais sobre intestino? Leia o artigo sobre inflamação intestinal: conheça as principais informações sobre o assunto.

Compartilhe: