Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Conheça 5 tipos de grãos para incluir na alimentação!

Os grãos são as sementes produzidas pelos cereais (tipo de gramínea, família de plantas que reúne cerca de 6 mil espécies ao redor do mundo). Por isso, entender quais os tipos de grãos devem ser incluídos na alimentação é fundamental para aproveitar os benefícios de cada um deles, como: melhora da saúde digestiva, fortalecimento da imunidade e redução do colesterol. Além disso, esses alimentos têm funções antioxidantes e garantem uma maior saciedade de quem os consome.

Quer descobrir cinco tipos de grãos que deve incluir na sua alimentação? Então, continue a leitura do artigo que preparamos para você!

1. Chia

Entre os tipos de grãos que garantem inúmeros benefícios para a saúde está a chia. Ela é aliada de quem busca emagrecer, pois sua semente tem grande quantidade de fibras, ômega 3 e proteínas. Mas, para conseguir atingir o seu objetivo, é preciso que esse alimento seja associado a uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos.

A chia também previne o envelhecimento precoce, pois é rico em antioxidante, impedindo a formação de radicais livres (substâncias responsáveis pela destruição das membranas celulares). Além disso, esse grão também auxilia para combater doenças cardíacas, como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto, pois ela ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos.

Confira outros benefícios da chia para sua saúde:

  • previne e controla o diabetes;
  • fortalece a imunidade;
  • ajuda a proteger os ossos e o cérebro;
  • previne a prisão de ventre;

 

Esse alimento tem sabor neutro. Por isso, ele pode ser usado na preparação de comidas doces ou salgadas. Se quiser usar in natura, por exemplo, poderá colocá-lo em saladas de frutas ou polvilhar em iogurtes. Outra opção, é adicioná-lo em massas de tortas e pães, omeletes etc.

2. Aveia

Aveia é um alimento que garante diversos benefícios para a saúde de uma pessoa. Isso porque ela não contém glúten e é fonte importante de vários minerais, vitaminas, fibras e antioxidantes. Uma de suas funções é reduzir o colesterol ruim (LDL), devido à presença da fibra beta-glucana.

Para quem busca diminuir a pressão arterial, a aveia também é uma ótima opção, devido à presença de um tipo de oxidante que permite a produção de óxido nítrico no corpo. Isso faz com que os vasos sanguíneos dilatem, melhorando o fluxo das artérias.

E, se você sofre com diabetes e precisa controlar o açúcar no sangue, esse grão faz com que o açúcar presente nos alimentos consiga ser digerido e absorvido de forma mais devagar. Dessa forma, a pessoa tende a ter menos pico de insulina, melhorando a glicose sanguínea pelos tecidos.

Confira outros benefícios da aveia para sua saúde:

  • ajuda na digestão;
  • auxilia na saúde cardíaca;
  • ajuda a ganhar energia e melhorar o humor;

 

A forma mais comum de consumir aveia é por meio do mingau. Mas, ela também pode ser acrescentada tanto em saladas de frutas, quanto em pães, tortas, biscoitos, sucos e bolos, por exemplo.

3. Linhaça

Por ser rica em fibra, a linhaça melhora o trânsito intestinal, sendo ideal para quem tem prisão de ventre. Ela também contribui para reduzir os sintomas da TPM e da menopausa, visto que tem grande quantidade de isoflavona e lignana, responsáveis por controlar os hormônios femininos.

As suas fibras também impedem que o açúcar seja absorvido rapidamente. E, para quem busca emagrecer, a linhaça também pode ser sua aliada, pois ela aumenta a sensação de saciedade e reduz o apetite exagerado.

Confira outros benefícios da linhaça para sua saúde:

  • ajuda a diminui o colesterol;
  • previni os riscos de doenças cardiovasculares;
  • ajuda na redução de inflamações no corpo.

Assim como a chia, a linhaça não modifica o sabor da comida. Por isso, ela pode ser consumida com cereais, sucos, saladas, iogurtes, vitaminas, massas de bolo, farofas e pães. Contudo, antes de consumi-la, essa semente precisa ser triturada no liquidificador, ou, se preferir, poderá comprá-la na forma de farinha. E, não esqueça, para que todos os nutrientes sejam mantidos, é recomendado guardar esse alimento em local fechado e protegido da luz.

4. Gergelim

O gergelim está entre os tipos de grãos que fazem muito bem para saúde. Ele é rico em lignanos, vitamina E, antioxidantes e outros micronutrientes fundamentais para o organismo. Ele também pode ser encontrado em diferentes tipos: branco, amarelo, preto, vermelho e marrom.

Para quem busca melhorar a saúde da pele, o gergelim é uma boa opção. Ele evita manchas da idade e facilita a cicatrização, devido ao seu grande poder antioxidante, reduzindo os danos causados pelos radicais livres.

Por ter grande quantidade de fósforo, cálcio e magnésio, essa semente consegue manter os ossos e os dentes fortes. Além disso, ela também pode ajudar a diminuir a dor causada pela artrite, devido às suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e condroprotetoras, que contribuem para reduzir a dor e o mal-estar.

Confira outros benefícios do gergelim para sua saúde:

  • ajuda a aumentar as defesas do organismo;
  • previne lesões no fígado;
  • ajuda a controlar a pressão arterial;
  • auxilia na regulação da produção de hormônios da tireoide;
  • previne doenças neurológicas etc.

 

O gergelim pode ser consumido tanto na forma natural (sementes), ou em pastas, bolos, pães e biscoitos. Você também pode acrescentá-lo em arroz, barras de cereais, vitaminas, sucos, saladas, mingau, entre outras refeições.

5. Quinoa

A quinoa é uma excelente fonte de fibras e proteínas. Além de conter magnésio, ferro, cálcio, potássio, fósforo, vitamina do complexo B, vitamina, antioxidante e aminoácidos, fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Para quem pratica atividade física, a quinoa faz muito bem para os músculos, pois suas proteínas ajudam na formação e manutenção dos músculos, reparando as lesões que ocorrem durante o treino.

Confira outros benefícios da quinoa para a sua saúde:

  •  ajuda a proteger os ossos
  •  contribui com o aumento da imunidade
  •  previne anemia
  •  auxilia no funcionamento do intestino, entre outros.

 

A quinoa pode ser incluída na alimentação de diversas formas. A sua farinha, por exemplo, pode ser acrescentada em sopas e shakes. Da mesma forma que pode ser acrescentada em bolos, pães e cookies. Em flocos, é possível incluí-la em vitaminas e saladas de frutas.

Agora que você já conhece os principais tipos de grãos (chia, aveia, linhaça, gergelim e quinoa), não deixe de incluí-los em sua dieta para garantir uma alimentação saudável. Assim, poderá melhorar sua imunidade, ter mais energia e aumentar as defesas do organismo. Além de ajudar a controlar doenças, como diabetes, hipertensão arterial, má circulação sanguínea, patologias neurológicas, etc.

Gostou das informações que apresentamos ao longo do artigo? Então, confira o próximo texto sobre “os nove tipos de vitaminas e os seus benefícios”. Boa leitura!

Compartilhe: