Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Falta de vitaminas do complexo B: como identificar?

A falta de vitaminas do complexo B pode provocar inúmeros sintomas. Alguns deles são conhecidos e facilmente identificáveis, como cansaço, fraqueza, diarreia, problemas de pele e, em casos crônicos e mais raros, alterações neurológicas de diferentes gravidades.

A princípio, esses importantes nutrientes atuam na metabolização dos carboidratos, proteínas e lipídeos. Outra ação importante é na renovação e regulação celular, onde a vitamina B2, por exemplo, atua nos processos de cicatrização e transporte de elétrons.

De forma simplificada, a ausência dessas vitaminas pode provocar sérios danos à saúde e, neste post, falaremos mais sobre como você pode identificar essas deficiências e agir da forma adequada para suprir suas demandas diárias.

Ficou interessado no assunto? Continue sua leitura até o final!

Quais são as vitaminas do complexo B?

complexo B é um conjunto de 8 vitaminas no total, sendo elas: a B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. Cinco delas precisam ser ingeridas mutuamente para haver plena manutenção das funções fisiológicas, e esse é o caso das vitaminas B1,B2,B3,B5 e B6 — as únicas que não atendem essa mesma necessidade é a B12 e a B9.

Importante mencionar que a maioria desses nutrientes são encontrados nos mesmos alimentos, isso ajuda a simplificar a alimentação e tirar parte do nervosismo que algumas pessoas podem encontrar ao tentar ter uma dieta impecável.

Outro dado importante é que o complexo B faz parte do grupo de vitaminas hidrossolúveis, ou seja, elas são solúveis na água. Isso significa que o intestino faz a absorção dessas substâncias importantes e, no caso de excesso, ele é eliminado por meio da urina pelo sistema circulatório.

Isso faz com que a hipervitaminose — quadro clínico de intoxicação em que há ingestão e manutenção de níveis altos desses nutrientes — se torne mais difícil e pouco provável. No entanto, é sempre bom ficar atento às quantidades ingeridas ao dia.

Quais são os sintomas e como identificar a deficiência?

Os sintomas variam de acordo com a vitamina que está em deficiência. Por ser um complexo (ou seja, um grupo), os desconfortos podem variar bastante, causando sensação de adoecimento e até mesmo desespero por parte de quem está com mal-estar.

Para simplificar seu entendimento, faremos uma pequena lista com as informações dos sintomas mais importantes, veja abaixo.

Sintomas da deficiência das Vitaminas B1, B3, B5, B9, B12

As Vitaminas B1, B3, B5, B9 e B12 estão intimamente relacionados com os processos metabólicos de utilização dos carboidratos, lipídios e proteínas. Algumas dessas substâncias também atuam na regulação celular e principalmente na síntese e atividades fisiológicas das estruturas relacionadas ao sistema nervoso.

Por isso, seus sintomas tendem a ser semelhantes e normalmente incluem:

  • fadiga;
  • cansaço;
  • insônia;
  • manchas na pele;
  • alterações do humor (como irritabilidade e depressão);
  • distúrbios do sono.

 

Ao sentir um ou mais desses sintomas, é interessante fazer uma consulta médica para descartar a existência de outras condições clínicas. Relatar a alimentação é importante para facilitar no diagnóstico da deficiência, que pode ser realizada de forma simples, por meio de um exame de sangue.

Esses nutrientes podem ser encontrados em: carnes brancas, ovos, carnes vermelhas (em especial o fígado bovino), leites e cereais integrais.

Sintomas da deficiência das Vitaminas B2, B6 e B7

Se tratando das vitaminas restantes do complexo B, podemos mencionar que a deficiência de vitamina B2 é bem rara, e é mais comum em vegetarianos, alcoólatras, gestantes e idosos. Sua falta causa vertigem, alterações na pele e nas mucosas, como dermatite seborreica e inflamações nos lábios e nos olhos.

Se tratando da Vitamina B6, a deficiência pode causar anemia, lesões no tecido nervoso e dermatite. Por fim, nós temos a B7, que sua deficiência é extremamente incomum, sua falta pode ocasionar em dores musculares e problemas nas estruturas com queratina (como cabelo e unhas).

As carnes brancas, vermelhas, cereais integrais e leguminosas também são outras excelentes fontes desses nutrientes. Lembrando que além dessas alternativas, hoje existe a possibilidade de suplementação que pode acontecer com a ingestão de uma ou duas cápsulas diárias (a depender do produto).

Gostou do post sobre a falta de Vitaminas do Complexo B? Conheça nosso suplemento com todos esses nutrientes e mantenha sua saúde em dia!

Compartilhe: