Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

4 sinais de falta de proteína no organismo que você precisa conhecer

A alimentação de uma pessoa sempre deve ser completa a fim de que atinja todas as necessidades de nutrientes e evite problemas como a falta de proteína no organismo. Afinal, cada macronutriente (carboidrato, gordura e proteína) apresenta funções essenciais para a saúde, evitando cansaço físico, mental e até doenças.

Por isso, é muito importante estar atento à sua alimentação. Caso não consiga atingir as necessidades nutricionais, é interessante considerar o uso de um suplemento. Da mesma forma, é preciso tomar cuidado com o excesso de ingestão das proteínas, uma vez que isso também pode ser prejudicial para o seu corpo.

Quer conhecer quais são os principais sintomas da deficiência de proteínas em sua alimentação? Continue acompanhando a leitura para saber mais!

1. Sensação de fadiga

Esse é um dos primeiros sintomas da falta de nutrientes no corpo. Isso acontece porque a deficiência de proteínas, geralmente, resulta em uma baixa ingestão de calorias, o que acaba refletindo na falta de energia para as diversas atividades do cotidiano.

Sem falar que existe uma quantidade mínima de proteína que devemos ingerir todos os dias, por meio da alimentação ou de suplementos, para que o nosso corpo não tenha suas funções prejudicadas.

2. Fraqueza da pele e do cabelo

A proteína é responsável pela construção dos tecidos, como o caso da pele, músculos e, até mesmo, do cabelo. Todas essas partes são constituídas de várias substâncias, sendo os aminoácidos uma das principais. Por isso, fique sempre atento às mudanças na força do cabelo e viço da pele, pois podem indicar uma deficiência desse nutriente.

Mas cuidado com conclusões precipitadas! A derme opaca também pode ser causada por desidratação e a falta de vitaminas é capaz de causar a quebra dos fios. Por isso, é indispensável avaliar a situação como um todo.

3. Flacidez muscular

A tonificação dos músculos está diretamente relacionada com a ingestão suficiente de proteínas. Quando praticamos exercícios físicos, as fibras musculares são danificadas. Esse é um processo natural que faz com que o corpo utilize os aminoácidos para reconstruir a área trabalhada, tornando-a mais forte e resistente.

Porém, é preciso tomar cuidado ao associar esse sintoma com falta de proteínas, afinal, existe diferença entre pele e músculos flácidos. Também é essencial praticar atividades físicas, pois as proteínas sozinhas não constroem músculos.

4. Cicatrização lenta

A reconstrução dos tecidos feita pela proteína não vale apenas para os músculos, mas também para a pele. Quando temos algum ferimento, os aminoácidos também desempenham grande papel na cicatrização. Quando esse nutriente está em falta no nosso organismo, o corpo tende a priorizá-lo para as funções essenciais, sendo a cicatrização uma das questões que acabam sendo prejudicadas primeiro.

Existem vários sintomas que refletem a falta de proteína no organismo. É preciso que essa questão seja analisada por um especialista para não gerar conclusões equivocadas. Como fontes desse nutriente, você pode consumir aminoácidos de origem animal, como carnes e ovos, ou apostar nas de origem vegetal, como leguminosas (feijão e lentilha) e cereais (arroz, trigo, aveia, etc.). Vale destacar também que, se sua alimentação é rica em proteína e você sente os mesmos sintomas, talvez você não esteja conseguindo digerir bem estas proteínas, não conseguindo assim entregar para seu corpo os aminoácidos que ele tanto precisa.

Gostou de conhecer os sintomas da deficiência de proteína? Aproveite também para descobrir como diminuir o cansaço físico e mental a fim de ter mais disposição no dia a dia!

Compartilhe: