Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Fique por dentro dos diferentes tipos de proteínas e como consumir.

É muito comum encontrarmos pessoas que estão com dúvidas sobre o seu consumo de proteínas. Afinal, o que são essas moléculas? Quais são as suas funções em nosso organismo? Como podemos consumi-las de forma eficaz?

Para responder a todas essas perguntas, preparamos um post especial para você! Nele, você aprenderá quais são os tipos de proteínas e também descobrirá mais sobre a ação delas em nosso organismo.

E aí, pronto para aprender tudo sobre esse tipo de componente essencial para a nossa vida? Então, continue a leitura e fique fera nesse assunto!

O que são proteínas?

São substâncias formadas por um conjunto de aminoácidos.

A combinação e a ordem dos aminoácidos que formam a proteína definirão qual será ela e, claro, quais funções ela terá no organismo.

O que são aminoácidos?

São moléculas formadas pela junção de ácidos e aminas. São as peças de um grande quebra-cabeças que forma as proteínas.

Os aminoácidos são divididos em dois grupos:

  • essenciais: que não são produzidos pelo organismo e devem ser ingeridos na alimentação ou suplementação;
  • não-essenciais: que são produzidos pelo organismo.

Ao todo, são 20 aminoácidos que, juntos e combinados, formam todas as proteínas que nosso corpo precisa.

Qual é a função das proteínas no organismo?

Veja, a seguir, algumas das funções biológicas das proteínas no corpo:

Composição das células

As proteínas são essenciais para a composição de células de todo o nosso corpo. Elas são a unidade básica da vida e, portanto, precisamos delas.

Esse, por sinal, é um processo cíclico. Assim como as proteínas são fundamentais para as células, as células são essenciais para a síntese (produção) proteica. Por isso, nosso corpo deve sempre estar em equilíbrio!

Participação em reações importantes

Outra função das proteínas é a sua atuação como enzimas.

As enzimas são catalisadores naturais, ou seja, moléculas que participam da mudança de velocidade das reações, deixando-as mais rápidas. Cada reação tem uma proteína específica para catabolisá-la.

Atuação na contração muscular

Algumas proteínas também são fundamentais para o processo de contração muscular, sendo essenciais para que possamos nos movimentar.

Isso sem contar a sua participação no processo de hipertrofia, um assunto que interessa muitas pessoas que estão interessadas em ter um corpo mais definido.

Transporte de oxigênio

Nosso corpo precisa de oxigênio. E ele não age apenas nos pulmões, sabia? Todas as nossas células necessitam desse gás para sobreviver!

Mas como as moléculas de oxigênio chegam em órgãos e células distantes? Por meio do sangue. Os glóbulos vermelhos têm uma proteína conhecida como hemoglobina, que o deixa vermelho e é responsável pela fixação do oxigênio e o seu transporte para todo o organismo.

Produção de anticorpos

As proteínas também são fundamentais para a produção de anticorpos. Quando falamos disso, estamos falando das imunoglobulinas.

Por isso, precisamos estar bem nutridos e consumir proteínas para termos um bom sistema imunológico e uma imunidade ativa.

Produção de hormônios

Alguns tipos de hormônio também são compostos por proteínas. Como sabemos, esses são importantes reguladores das funções do organismo!

Alguns bons exemplos são a insulina e o glucagon, além dos hormônios de crescimento.

Quais são os tipos de proteínas?

Agora, veremos os tipos de proteína que estão mais presentes em nosso dia a dia. Vamos lá?

Proteína de origem animal

Essas são as proteínas obtidas a partir dos alimentos que vêm de origem animal. Nesse caso, estamos falando das carnes (tanto bovina quanto suína, de peixes ou de frango, além de várias outras), leites, queijos e até mesmo o mel.

Proteína de origem vegetal

Da mesma forma, as proteínas vegetais são aquelas obtidas em legumes, frutas e outros tipos de alimentos provenientes das plantas. Geralmente, essas proteínas são bem eficazes, mas vêm em menor quantidade nesse tipo de comida. Por isso, é preciso ter uma maior diversificação da alimentação caso ela seja exclusivamente vegetal.

Proteína de origem sintética

Por fim, temos as proteínas sintéticas, ou seja, as que podemos observar em suplementos. Eles são essenciais para quando não conseguimos consumir, diariamente, toda a proteína que precisamos para nos manter saudáveis ou atingir nossos objetivos nos treinos.

Qual é o melhor tipo de proteína?

Agora que já vimos os tipos de proteína, é provável que você esteja se perguntando qual é o melhor tipo de proteína para o consumo.

A resposta é que não há resposta!

O melhor tipo será aquele que você mais gostar de consumir e conseguir encontrar com mais disponibilidade, e  a que seu médico ou nutricionista prescrever para você de acordo com seu objetivo.

Você pode (e deve!) fazer uma boa suplementação caso necessite de mais proteínas do que consome no dia a dia. Além disso, é importante que sempre mescle as fontes para obter mais nutrientes no geral e, claro, diversificar o seu cardápio.

Sou vegano ou vegetariano. Devo me preocupar?

É claro que não. A dieta vegana ou vegetariana é perfeitamente possível de ser seguida e muito saudável. Também é tida como uma alternativa apoiada pelos Conselhos de Nutrição e Medicina de todo o Brasil.

Com a dieta exclusivamente vegetal, é possível obter um ótimo aporte de proteínas. Caso isso não seja possível, você pode suplementar. Os suplementos da Central Nutrition, por exemplo, são todos veganos!

Como incluir mais proteínas na minha alimentação?

Para melhorar o seu consumo diário de proteínas, invista em alimentos como:

  • carnes;
  • leite;
  • queijos;
  • grãos (soja, feijão, grão de bico, lentilha, quinoa…);
  • cereais (aveia, amaranto…)
  • sementes (gergelim, linhaça…);
  • oleaginosas (amendoim, nozes, avelã…).

Diversifique a sua alimentação e consuma sempre alimentos de diferentes grupos. Assim, você garante não apenas aminoácidos diferentes em sua alimentação, mas nutrientes variados que também são fundamentais para a síntese proteica e para a saúde geral de seu organismo.

Agora que você já sabe quais são os tipos de proteína existentes, descobriu como esse tipo de nutriente funciona em nosso organismo e sabe como consumi-los de forma mais eficiente, não perca tempo! Invista em uma dieta equilibrada e observe os seus ganhos em saúde!

Para que você possa saber mais sobre esse tema, separamos uma outra postagem com informações bem relevantes: descubra quais são os sinais da falta de proteínas no organismo e tire as suas dúvidas!

Compartilhe: