Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Veja Como Diminuir Seu Cansaço Físico E Mental E Ter Mais Disposição

Com nossa rotina cada vez mais agitada, é comum que as pessoas cheguem ao fim do dia no limite do cansaço físico e mental. Muitas vezes, nos vemos correndo de uma atividade para a outra, sem parar para aproveitar o tempo necessário para equilibrar e acalmar o corpo.

Nem sempre é fácil identificar o motivo exato pelo qual estamos com pouca energia. Se você vive frequentemente exausto ou sem razão aparente, então, deve ficar ainda mais atento. Sinais de um problema mais sério incluem dor, fraqueza persistente, tontura e baixo rendimento físico. Nesses casos, o ideal é buscar um médico para investigar melhor o quadro.

Na maioria das vezes, a fadiga pode ser aliviada com algumas mudanças simples em seu estilo de vida. Descubra a seguir como garantir um pouco mais de ânimo!

Cuide da sua dieta

Uma boa razão para seguir uma alimentação saudável e equilibrada, é que você aumentará os níveis de energia do seu organismo. Por isso, certifique-se que está recebendo nutrientes suficientes ingerindo alimentos frescos e integrais de uma variedade de grupos.

Seguir uma dieta equilibrada também promove a digestão saudável, o que ajuda a limpar e destoxificar seu corpo. Doces, frituras, refrigerantes e alimentos industrializados são ladrões da nossa disposição. Portanto, controle o consumo desse tipo de comida e garanta mais energia.

Tenha um sono de qualidade

Não tem como acabar com o cansaço físico e mental sem uma boa noite de sono. Quando você dorme pouco, muitas coisas importantes na renovação do seu cérebro podem ficar comprometidas.

O descanso adequado é essencial para quem deseja ficar alerta o dia inteiro. Portanto, relaxe antes de ir para a cama, fazendo alguns alongamentos leves. Melhore a sua área de sono, mantendo-a limpa e na temperatura adequada, use tecidos leves e travesseiros confortáveis. Deixe o seu quarto o mais escuro e silencioso possível e limite o consumo de cafeína após o jantar.

Pratique exercícios físicos

Os inúmeros benefícios da atividade física não são nenhum segredo. Você pode está se perguntando como praticar exercícios quando o seu corpo só quer descansar, não é mesmo? O fato, é que os exercícios regulares — mesmo aquela caminhada de 20 minutos —, além de aumentarem nossa massa magra, proporcionam mais energia a longo prazo.

Comece com uma pequena quantidade de atividade física e aumente gradualmente ao longo das semanas até atingir a meta de 3 horas semanais. Boas sugestões são caminhadas, corrida, andar de bicicleta, natação ou musculação. O ideal é ter o acompanhamento de um bom profissional, assim você evitar exagerar ou se machucar.

Use suplementos nutricionais

Infelizmente nem sempre conseguimos manter uma dieta saudável, uma boa noite de sono e os exercícios em dia. Por isso, além dos hábitos já citados, outra ferramenta para ajudar no aumento dos seus níveis de energia são os suplementos alimentares. Eles têm a função de dar aquela força nos momentos mais difíceis ou quando precisamos de um estímulo rápido.

Existem muitas fórmulas e produtos disponíveis no mercado, voltados para essa finalidade, boas sugestões incluem:

  • zinco;
  • magnésio;
  • coenzima Q10;
  • cafeína;
  • vitaminas do complexo B;
  • ferro;
  • creatina
  • aminoácidos essenciais .

O cansaço físico e mental pode afetar de maneira negativa a sua rotina, por isso, faça algumas mudanças em seu estilo de vida para aumentar sua vitalidade. Comece com o que é mais atraente e fácil para você, assim, você provavelmente começará a melhorar seus níveis de energia e se sentirá cada vez melhor e mais disposto.

Agora que você já sabe o que fazer para acabar com a fadiga, que tal ampliar ainda mais seus conhecimentos? Leia nosso outro post sobre o que são suplementos proteicos!

Compartilhe: