Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Complexo de vitamina B: para o que serve e como utilizar?

Não é novidade que uma alimentação balanceada é a chave para a saúde e longevidade. Afinal, aquela história de prato colorido com alimentos variados é de fato verdadeira. Com esse simples hábito você garante a ingestão de diversas vitaminas e minerais importantes para a saúde, como o complexo de vitamina B.

Agora, você deve estar pensando que, com a correria da rotina, não consegue ter um prato assim todo dia, certo? Sabemos que isso é verdade. Às vezes, o tempo é tão curto que acabamos negligenciando o consumo de alguns nutrientes dos quais, muito provavelmente, nem sequer sabemos a importância.

Geralmente, esse é o caso do complexo de vitamina B. Você já ouviu falar dessa vitamina, mas não sabe por que é tão importante? Fique tranquilo! Hoje vamos esclarecer para você algumas dúvidas comuns sobre o tema. Quer saber mais? Confira!

O que é o complexo de vitamina B?

Tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina, biotina, ácido fólico e cobalamina — conhecidas como vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12, respectivamente — fazem parte do conjunto de nutrientes denominado como complexo de vitamina B.  Elas participam de diversas reações do nosso corpo e podem ser encontradas em diferentes grupos de alimentos, como oleaginosas, cereais, pescados, leguminosas, legumes, frutas e verduras.

Quais são as suas funções?

Não podemos deixar de falar que esses nutrientes são muito importantes para quem deseja uma boa saúde, pois eles participam de diversas reações do nosso organismo. Para ficar mais claro, falemos exatamente onde o complexo de vitamina B atua. Assim, fazem parte das suas funções:

  • manutenção da saúde mental;
  • melhoria da absorção de nutrientes;
  • manutenção da saúde intestinal;
  • atuação na melhoria do metabolismo;
  • conversão dos alimentos em energia;
  • formação das células vermelhas.

 

Viu só como elas são importantes?

Sabendo disso, você só precisa ter atenção para uma coisa. Apesar de essas vitaminas estarem presentes em diversos alimentos, elas dependem uma das outras para exercerem corretamente as suas funções.

Por isso, se você não tem uma alimentação bem variada e equilibrada e, por acaso, estiver faltando somente algumas dessas vitaminas, diversas reações do seu corpo podem ficar prejudicadas. Ruim, não é?

Mas não se preocupe! Nesses casos, é possível recorrer à suplementação. Vamos falar um pouco sobre isso?

Como consumir complexo de vitamina B?

Antes de mais nada, se você suspeita que esses nutrientes estão faltando na sua alimentação, é necessário procurar um nutricionista. Esse profissional poderá avaliar a necessidade de suplementação e como isso deve ser feito.

Em relação às quantidades, elas vão variar de acordo com a sua idade, sexo e rotina alimentar. Por isso é tão importante ter orientação. É possível utilizar um suplemento com todas essas vitaminas ou com apenas algumas vitaminas isoladas, dependendo das características da sua deficiência.

A suplementação deve ser realizada quando não é possível de verdade alcançar as recomendações somente com alimentação. Às vezes, um esforcinho extra para planejá-la já pode ajudar. Além desse caso, o complexo de vitamina B também pode ser utilizado no tratamento de doenças, como:

  • depressão;
  • alcoolismo;
  • insuficiência hepática;
  • transtornos de ansiedade;
  • distúrbios intestinais;
  • diabetes etc.

 

Quais os benefícios do complexo de vitamina B?

Constatou a deficiência desses nutrientes e decidiu suplementar? Saiba que você sentirá melhorias em diversos aspectos. Para começar, visto a sua atuação no metabolismo, você se sentirá menos cansado e mais disposto. Com o tempo, você sentirá que o seu humor ficará melhor e a ansiedade estará mais controlada — e isso trará uma enorme sensação de bem-estar.

Além disso, já que esses nutrientes ajudam na absorção de outros, os benefícios serão incontáveis, pois a nutrição do seu organismo vai melhorar consideravelmente. Bom, não é?

Agora que você já sabe da importância do complexo de vitamina B, vale passar em um especialista para saber se você está consumindo as quantidades necessárias. Está esperando o quê?

Se você passou por um nutricionista e está procurando por suplementação, mas ainda tem dúvidas, entre em contato com a nossa empresa! Temos uma equipe pronta para ajudar você. Confira!

Compartilhe: