Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Como melhorar a saúde intestinal? Confira nossas dicas

Você sabe cuidar bem do seu intestino? Cuidar da saúde intestinal é fator importante para o bom funcionamento de todo o organismo.

O intestino é responsável por absorver os nutrientes de todos os alimentos que ingerimos, para que as vitaminas e minerais sejam distribuídas por todo o nosso corpo. Ele também tem a função de eliminar os resíduos intestinais.

Por esse motivo precisa de cuidados especiais. Se tratado com os cuidados devidos, algumas doenças podem ser prevenidas, como Doença de Crohn, Síndrome do Intestino irritável (SII), Retocolite ulcerativa, Obstipação e até câncer de cólon e reto.

Quer saber o que fazer para ter um intestino saudável? Temos dicas importantes para ajudar você. Continue lendo este artigo!

1. Beba bastante água

A maior parte do corpo humano é composto por água. Em média, é aconselhado que uma pessoa beba de 2 a 2,5 litros de água por dia, para manter todo o seu organismo realizando as suas funções com eficiência.

É importante saber que as fibras consumidas por meio de frutas, legumes e verduras não provocam tanto efeito se não tiverem o suporte da água, pois é ela que age nas fibras e as transforma em gel para agirem com eficácia no intestino.

A ingestão de água tem o poder de lavar os órgãos, como o intestino, por exemplo. Ao eliminar o bolo fecal, automaticamente muitas toxinas que poderiam causar danos à saúde são expulsas do organismo.

2. Coma alimentos ricos em fibras

Consumir alimentos ricos em fibras é essencial para cultivar a saúde intestinal. Mas antes, conheça o que são fibras alimentares. As fibras são componentes de variados alimentos que passam, atuam e são expelidas pelo intestino e são conduzidas pelas fezes. Elas não têm valor energético e nem nutritivo, pois a sua função é unicamente fazer a limpeza intestinal.

São responsáveis por transportarem os resíduos alimentares e os excessos de gorduras deixados pela alimentação, com isso, o nível do colesterol é diminuído. Essa eliminação ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e de câncer no intestino.

Para administrá-las da forma correta, é válido saber que existem dois tipos de fibras, as fibras solúveis em água e as insolúveis. As fibras insolúveis apresentam uma textura mais rígida nos alimentos, podemos observar isso no farelo de trigo e em algumas hortaliças. Esse tipo de fibra absorve um volume maior de água, por isso, deixam as fezes mais hidratadas e macias, e assim, elas são expelidas com mais facilidade.

As fibras solúveis têm uma textura mais macia. Quando você a ingere, ao chegar no seu intestino, ela se converte em gel e fica por um determinado tempo no seu estômago e causa uma sensação de saciedade. O gel das fibras tem um poder de atração às moléculas de gorduras e dos açúcares do organismo.

Essa tipologia de fibras pode ser encontrada facilmente em alimentos que podem ser consumidos no seu dia a dia, como feijão, lentilha, ervilha; nos farelos de arroz, aveia, cevada; em hortaliças, como batata, cenoura, etc.

Agora vamos fazer duas observações importantes: caso você não tenha o hábito de comer muitas fibras nas refeições, é importante inseri-las gradativamente para evitar diarréias e cólicas. A outra atenção é o hábito de tomar muita água para a fibra fazer o seu real efeito no intestino, pois a ausência dela torna as fibras “lixas” no intestino e podem causar um efeito oposto ao que se espera.

Uma grande recomendação é você ter um hábito saudável e consumir em seu cotidiano uma diversidade de alimentos para manter o equilíbrio. Você pode se apropriar de frutas, legumes e verduras.

Frutas

As frutas são alimentos que contém uma diversidade de propriedades que contribuem para que o intestino funcione de forma mais adequada. Em sua maioria, elas guardam uma grande quantidade de água, óleo, fibras etc. que ajudam na hidratação do órgão. Frutas como, abacate, laranja, manga, mamão e outras devem ser consumidas com frequência.

Verduras

As verduras também são fontes de muitas fibras. Elas têm em sua composição substâncias que contribuem para que o intestino aja corretamente. O ideal é você consumir esses alimentos crus, assim todos os elementos são aproveitadas em sua totalidade. Insira no seu dia a dia acelga, repolho, rúcula, alface e outras folhagens.

Legumes

Os legumes são excelentes fontes de compostos que podem oferecer saúde ao intestino. Eles são alimentos que podem ser consumidos diariamente para manter o seu intestino e outros órgãos com saúde. Consuma alimentos como abóbora, pepino, beterraba, cenoura, etc.

3. Pratique exercícios físicos

Você sabia que as atividades físicas podem interferir diretamente no seu intestino? Ao realizar exercícios físicos, como caminhada, natação, yoga, musculação e tantos outros, é uma maneira de investir na sua saúde intestinal.

Eles provocam em sua estrutura física, o aumento da circulação sanguínea, provocam mobilidades no intestino grosso, melhoram o tônus da musculatura abdominal e pélvica, incentivam mudanças hormonais que estimulam o mecanismo que propicia o movimento peristáltico, típico desse órgão. Esse movimento é responsável por impulsionar a saída do bolo fecal.

4. Evite ingerir bebidas alcoólicas

O álcool é considerado vilão para diversos órgãos do corpo humano, e para o intestino não poderia ser diferente. Pessoas que têm o intestino meio adoentado são recomendadas a não ingerirem bebidas alcoólicas, pois o teor de álcool provoca irritações e até inflamações que podem se agravar com o decorrer do tempo.

Caso você beba com frequência, é importante dar atenção ao seu intestino, algumas vezes o intestino dá sinais sem que a pessoa perceba. O sinal mais frequente é a diarreia. Portanto, ao ser percebida, é essencial atentar para outros sintomas e realizar consulta a um médico.

5. Fuja de alguns alimentos

Inserir hábitos saudáveis na alimentação é renegar a diversos alimentos que possam provocar sérios danos ao seu intestino. Consumir de forma excessiva alimentos considerados inadequados, como carne vermelha, produtos embutidos e defumados, enlatados, etc., faz com que o organismo tenha reações adversas.

Durante a digestão desses alimentos ocorre a produção de metabólitos, que são substâncias tóxicas que modificam a genética das células da parede do intestino grosso, caso permaneça por muito tempo em contato com a mucosa do intestino. O uso frequente pode desencadear inflamações e outros transtornos intestinais.

Por fim, tomar algumas precauções como as que citamos acima são ótimas práticas para investir na saúde intestinal. Mas, além dessas ações, você pode fazer uso de suplementos que auxiliam no bom funcionamento do seu intestino. No mercado você pode encontrar o Guardian e Aminnu EAAs, por exemplo, são produtos que contêm todos os componentes para manter o seu intestino em perfeito funcionamento e evitar doenças indesejadas.

Gostou de conhecer algumas dicas de como cuidar bem do seu intestino? Queremos ajudar mais. Agora leia esse artigo para conhecer melhor sobre inflamação no intestino. Boa leitura!

Compartilhe: