Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Queima de gordura: Como acelera-la durante os exercícios físicos?

Se você busca o emagrecimento saudável, com bastante queima de gordura, é provável que já esteja investindo em uma alimentação equilibrada e na prática de atividades físicas, certo? No entanto, você sabe o que deve ser feito para potencializar a queima de gordura?

Sabemos que a associação entre alimentação e exercício — aliada à hidratação e descanso — tem tudo a ver com o desempenho no treino. Porém, muitas vezes, isso parece não ser o suficiente, já que você pode não ingerir os nutrientes necessários ou o seu corpo pode não estar absorvendo-os as quantidades suficientes. É aí que entram os suplementos alimentares.

Para entender melhor como a alimentação e a suplementação podem favorecer a queima de gordura, bem como saber quais são os alimentos e suplementos mais indicados para este fim, continue lendo este post!

O que comer antes de treinar para ajudar a queimas gordura?

A refeição ou lanche realizados antes do treino vêm ganhando destaque entre os adeptos das atividades físicas, sendo chamada de pré-treino. Isso porque, escolhendo os alimentos certos para ingerir nesse momento, é possível melhorar o seu desempenho e potencializar o resultado dos exercícios, tanto para o ganho de massa quanto para a queima de gordura.

A principal função do pré-treino é fornecer energia, uma vez que se exercitar sem comer pode levar à hipoglicemia. Do ponto de vista da saúde, as melhores opções são alimentos com gordura boa, no entanto, alguns alimentos ricos em carboidratos podem ser interessantes. Confira!

Cereais integrais

Ricos em carboidratos, fibras e vitaminas do complexo B, eles dão mais disposição para o treino, fornecendo energia por longos períodos. A principal vantagem é que são fáceis de encontrar e práticos para o consumo, já que estão prontos e não é preciso se organizar para preparar nada antes de ir para a academia — ou seja, é ideal para quem treina pela manhã ou vai direto do trabalho.

Banana

A banana é o mais popular dos lanches pré-treino, composta por 24% de carboidrato e 74% de água, consiste em uma fonte de energia excelente. Outro benefício dessa opção é que ela é rica em potássio, evitando fraqueza muscular e problemas como câimbras.

Batata-doce

Outra queridinha da galera fitness é a batata-doce, que é uma ótima fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico. Essa opção fornece energia constante e evita a perda de massa magra durante o treino.

Arroz

Para quem pretende fazer uma refeição mais consistente, o arroz é uma boa fonte de energia que pode ser consumida com um filé de frango ou peixe, por exemplo. Rico em carboidratos e com baixo teor de gordura e fibras, ele compõe a alimentação pré-treino com sucesso.

Frutas

São ricas em carboidratos, fibra e água e, por isso, são fonte instantânea de energia. Entre elas, destacamos o abacate que também é um alimento rico em gordura boa, fornecendo uma grande quantidade de energia para o corpo.

Como a alimentação aliada aos suplementos potencializa a queima de gordura?

Quando se fala em emagrecimento, a dupla alimentação e atividade física é sempre lembrada. Entretanto, sabemos que queimar aquela gordurinha localizada pode não ser tão simples assim, e por isso, o desempenho durante o treino é fundamental.

Acontece que, para que o corpo trabalhe no seu potencial máximo, é preciso que eles esteja nutrido corretamente, o que deve ser conseguido por meio de uma alimentação adequada. No entanto, na prática, sabemos que nem sempre é possível garantir todos os nutrientes necessários, nas proporções adequadas, apenas com a alimentação, razão pela qual os suplementos se tornam tão importantes.

Pode ser difícil consumir a quantidade ideal de vitaminas e proteínas ao longo do dia, especialmente porque gastamos parte delas para nos proteger de fatores como a radiação solar e a poluição. Muitas vitaminas presentes nos suplementos são termogênicas, acelerando o metabolismo e favorecendo a queima de gordura.

De maneira geral, associados a alimentação, os suplementos ajudam no emagrecimento porque promovem o ganho de massa muscular, e quanto maior o percentual de massa magra, maior o gasto energético corporal.

Quais os melhores suplementos para queimar gordura?

O mercado está cheio de opções e a cada dia surgem novos produtos, porém, nem todos são utilizados para os mesmos objetivos. Conheça algumas alternativas que favorecem a queima de gordura.

Termogênicos

Como o nome diz, estão associados à termogênese — processo em que o organismo produz calor para gerar energia por meio da queima de gordura, acelerando o metabolismo. Ao transformar gordura em energia, além que favorecer o emagrecimento, os termogênicos melhoram o desempenho no treino. Esse tipo de suplemente ainda atua como um inibidor de apetite, e deve ser consumido antes do exercício físico.

L-carnitina

Sua atuação em prol da queima de gordura se deve a fato dessa substância ser responsável por levar a gordura até as mitocôndrias, células onde elas são metabolizadas, gerando energia para as funções do organismo. Recomenda-se tomar a L-carnitina após o treino e a dose dependerá do peso corporal e da intensidade e periodicidade do exercício, sendo, em geral, de 2 a 6 gramas diárias.

Aminoácidos essenciais

Assim como o Whey Protein, um suplemento proteico bastante conhecido, opções à base de aminoácidos essenciais também atuam no ganho de massa muscular, ajudando a transformar gordura ruim em boa no organismo e acelerando o metabolismo. A grande vantagem é que aminoácidos não têm calorias, enquanto o Whey Protein e outras proteínas são bastante calóricas.

Além disso, as fontes proteicas nem sempre fornecem todos os aminoácidos essenciais, inclusive porque a capacidade de absorção pode ser limitada, no caso do Whey Protein fica em apenas 16%. Esses aminoácidos como o nome já diz são essenciais a síntese muscular e por isso suplementá-lo diretamente é uma ótima opção.

Como vimos, associando a alimentação ao exercício físico é possível obter melhores resultados, que podem ser potencializados pelo uso dos suplementos certos. Trata-se de substâncias que visam complementar os nutrientes obtidos dos alimentos, favorecendo a queima de gordura tanto pela aceleração do metabolismo quanto pelo ganho de massa magra.

Se você gostou deste post, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude seus amigos a obterem melhores resultados na busca por um corpo mais saudável.

Compartilhe: