Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Whey Protein é prejudicial a saúde?

Dor de cabeça, dor abdominal e espinhas podem ser causadas pelo consumo de whey protein! Mas como?

whey protein, termo em inglês que representa as proteínas provenientes do soro do leite, é um dos suplementos proteicos mais utilizados para o ganho de massa muscular. Entretanto, o seu consumo indiscriminado pode causar danos e comprometimento da função de alguns órgãos, como os rins, por exemplo.

O whey protein fornece proteínas ao organismo que serão degradadas em aminoácidos, em especial os essenciais. Essa classe de aminoácido não é produzido pelo corpo.

Os aminoácidos são importantes para o bom funcionamento muscular e também para renovação do nosso corpo. Um exemplo é que os aminoácidos essenciais ajudarão na recuperação do tecido muscular após o exercício físico, fornecendo estímulo e estrutura para a hipertrofia.

Contudo, o consumo do whey protein, que muitas vezes é feito de forma indiscriminada e sem a doses personalizadas dos aminoácidos essenciais, pode acarretar malefícios a saúde.

Neste post você saberá:

  • O que é whey protein?
  • Whey protein engorda?
  • Whey e a intolerância a lactose
  • Whey protein pode acarretar enxaqueca?
  • Whey protein causa acne?

 

 Leia também sobre suplementos proteicos.

Quais seriam então os prejuízos associados ao uso do whey protein?

A ingestão indiscriminada e exagerada de proteínas whey protein promove efeitos colaterais que, em maioria, não são muito graves, mas podem ser muito desconfortáveis.

Vale ressaltar que é fundamental e indispensável que as pessoas que apresentam problemas associados aos rins e fígado consulte um médico antes de ingerir suplementação!

Ainda que as proteínas do soro do leite apresentam benefícios, o processamento para a sua obtenção no produto e a presença de resíduos do processo podem gerar diversos efeitos colaterais.

Algumas delas são:

Ganho de gordura

A primeira observação é quais são os componentes associados ao whey. Junto às proteínas retiradas do soro do leite, pode ser adicionado uma alta quantidade de açúcares, ou seja, carboidratos e lipídios. Isso significa que o valor nutricional destes suplementos pode ser comprometido uma vez que ingerimos estes açúcares associados e isso pode gerar ganho de gordura  simultaneamente.

Desconfortos abdominais

Outra questão é que o whey protein pode ser obtido por diferentes processos. Muitos podem ainda conter no produto final vestígios de lactose, que é um carboidrato conhecido por causar diversos desconfortos intestinais.

Vale ressaltar que a lactose pode ser prejudicial não só para aqueles que possuem déficit (ausência ou deficiência) da enzima responsável pela quebra deste açúcar, denominados intolerantes a lactose. Para essa condição o organismo  não consegue absorver de forma natural um alimento, gerando cólicas e distensão abdominais, diarréia, entre outros desconfortos.

Outras condições também podem ser observadas, como a alergia e a sensibilidade. Elas apresentam condições clínicas semelhantes e estão relacionadas ao sistema imunológico, mas é necessário um profissional para diagnosticá-las.

Na alergia alimentar é desencadeado uma reação imunológica exacerbada, muitas vezes identificadas em alguns minutos após a ingestão do alimento. O organismo detecta o alimento como algo estranho e ativa a produção de anticorpos específicos para combater este componente. Isso pode levar a eventos como erupção de pele, irritação nasal e ocular, edema da laringe, entre outros.

sensibilidade alimentar apresenta-se com sinais semelhantes à alergia, o sistema imunológico também é ativado neste caso, mas com uma resposta tardia. É uma reação menos severa ao organismo e, normalmente, acontece algumas horas ou dias após a ingestão. Em função da reação retardada, muitas vezes não relacionamos os sintomas ao alimento e os sinais observados, comumente, são síndrome do cólon irritável, complicações digestivas, fadiga extrema, fraqueza e até mesmo enxaqueca e acne!

Enxaqueca

De maneira geral, o leite antes da retirada do soro é submetido a etapas de aquecimento que ajudam na sua conservação e esse pode ser o ínicio de alguns problemas. As proteínas podem ter a sua conformação alterada em altas temperatura e as modificações que acontecem podem prejudicar a sua atuação. Esse também é um dos motivos que alguns profissionais não aconselham o consumo do leite processado.

Como mencionamos acima, essas moléculas alteradas podem ser reconhecidas pelo nosso organismo como um corpo estranho, e são estas respostas tardias e em baixo grau que passam despercebidas.

Baseado nesta desorganização do sistema imune, o Dr. Alexandre Feldman, uma das referências em enxaqueca, alerta que o consumo de whey protein pode levar a processos inflamatórios no organismo. Essa ativação errônea do sistema imune pode desencadear alterações prejudiciais a outros sistemas. Um exemplo é a enxaqueca que compreende um estado inflamatório na “dor de cabeça”. Ingerir um alimento que promove um estado pró-inflamatório pode piorar ou contribuir para estas condições.

Acne

Para conseguir a quantidade desejada de proteína no whey protein é necessário concentrar o leite e também outros componentes, como os hormônios. Esses podem estimular a glândula sebácea aumentando a quantidade de sebo na pele.

Outro ponto que pode ser considerado em um processo de sensibilidade à proteína do leite é o estímulo ao aumento de IGF-1 (Insulin Growth Factor 1 ou Fator de crescimento Insulina-1), um hormônio que acentua processos inflamatórios e estimula o aumento da oleosidade da pele.

Existe uma correlação proporcional entre os níveis de IGF-1 e sebo. Sendo assim, quanto mais IGF-1 mais sebo é produzido na pele. Além disso, ele é o hormônio responsável pelo aumento da liberação de insulina e, o aumento da insulina, hiperinsulinemia, é um dos agravantes do quadro de acne.

Portanto, o consumo indiscriminado de proteína, como é feito com o whey protein, pode ser muito prejudicial ao funcionamento correto do organismo.

Compartilhe: