Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

A utilização dos Aminoácidos Essenciais no ganho de massa muscular

Cada vez mais entendemos a importância dos aminoácidos para um bom funcionamento do nosso corpo. Nosso organismo está em busca da sua homeostase para realizar funções vitais e está em constante renovação. Novas proteínas são formadas através da Síntese proteica que acontece pela junção de determinados aminoácidos, unidos entre si por ligações peptídicas.

Os aminoácidos são as menores partículas que formam as proteínas, ou seja, não precisam ser quebradas pelo organismo para sua absorção. Após a sua união constroem tecidos conjuntivos e estruturais. São substâncias orgânicas que se apresentam por um grupo amino e um grupo carboxila na sua estrutura e são constituintes fundamentais para a formação das proteínas do corpo, além de tendões, cartilagens, tecido conjuntivo, unha, cabelos e alguns hormônios.

EAAs (aminoácidos essenciais) são aqueles que o organismo não consegue sintetizar, mas é fundamental para o seu funcionamento. Eles precisam ser obtidos através da alimentação. Dos 20 aminoácidos que compõem a proteína, 8 são essenciais. E são eles:

Leucina, Valina, Isoleucina, Metionina, Fenilalanina, Lisina, Treonina, Triptofano.

Já os aminoácidos não-essenciais são produzidos endogenamente, ou seja, nós produzimos e não é necessário o consumo.

Mas aí você pode perguntar: Tá Rayanne, então qual é a diferença entre BCAA e EAAs?

O BCAA é também um aminoácido de cadeia ramificada, porém ele tem 3 (Valina, Leucina e Isoleucina) dos 8 aminoácidos essenciais. Enquanto o EAA é mais completo e tenho como um diferencial um melhor aporte imunológico para o paciente.

O que pode acontecer se consumimos esses aminoácidos de forma desequilibrada? O aminoácido em excesso entra em uma via chamada gliconeogênese, sendo uma síntese de glicose a partir de compostos não carboidratos. Podendo levar a um acúmulo de gordura corporal.

Estudos apontam que a utilização de EAA em pessoas levam a uma melhora dos sintomas de cefaléia, fome e fraqueza. Ou seja, o paciente passa a ter um maior controle, otimizando neurotransmissores como a dopamina e a serotonina. Por causa da síntese proteica, que leva um efeito anabólico importante, vai além da melhorar o padrão muscular, os EAAs dará mais brilho e queda de cabelo além de unhas mais fortes.

O aumento da disponibilidade de aminoácidos para a síntese proteica é o principal mecanismo para o aumento do anabolismo das proteínas musculares.

Por isso ele pode ser muito bem utilizado para ganho de massa muscular, por causa de todos os benefícios citados acima.

Além disso, os EAAs podem ser usados como estratégia nutricional em algumas outras situações e patologias.

  • pós – bariátrico: por causa da restrição de volume, essas pessoas precisam receber EAAs de alta qualidade. E esse paciente precisa ter o aminoácido no intestino para ser absorvido. Tenho um aporte proteico ideal para o paciente.
  • Dietas restritivas: esse paciente vai metabolizar uma qualidade de gordura ruim, pois ela será usada neste caso como fonte energia. Além disso, ele precisa de um suporte nutricional para conseguir otimizar a via de detoxificação hepática.
  • Estética: para ajudar na recuperação do tecido.
  • Doenças intestinais e disbiose: por ter a chegada do aminoácido íntegro no intestino, melhorando a absorção e o quadro de inflamação e disbiose.
  • Idosos: minimizando a sarcopenia nesse público e manutenção da massa magra. Tenho uma possibilidade menos de queda.

 

Aminnu é um pool dos 8 aminoácidos essenciais na forma livre que são necessários para a síntese protéica, na quantidade ideal e adequada para potencializar e maximizar essa síntese, agregando um melhor resultado para o seu paciente.

Ele tem uma absorção de 99% em um tempo de 23 minutos, sendo o mais rápido do mercado.

Para saber mais sobre o assunto assista o vídeo abaixo, onde comento sobre o webinar como isso funciona.

Compartilhe: