Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Imunonutrição: saiba quais alimentos ajudam a proteger o organismo

Você já ouviu falar da imunonutrição? Esse termo se refere aos alimentos capazes de proteger o organismo contra doenças crônicas e, assim, promover a saúde. Afinal, existem hábitos alimentares que influenciam na resposta do nosso sistema imunológico.

É importante lembrar que o sistema imunológico é fundamental para o corpo humano, defendendo o organismo de agentes estranhos, como o vírus. Sendo assim, é importante fortalecer esse sistema por meio de nutrientes que conseguem fornecer energia e estimular a resposta imune.

Neste artigo, vamos explicar quais são os nutrientes essenciais para o sistema imunológico e quais alimentos são capazes de fortalecê-lo. Para saber mais, continue a leitura!

Quais são os principais nutrientes para o sistema imunológico?

Como adiantamos, existem nutrientes que são essenciais para a defesa do nosso corpo. A seguir, veja quais são eles.

Vitamina A

Estimula a produção de linfócitos, que agem na resposta imune, tem ação antioxidante, capaz de evitar doenças crônicas e combater a degeneração celular, e atua na pele e nas mucosas, que funcionam como barreiras para que elementos patogênicos não penetrem no organismo humano.

Vitaminas do Complexo B

As vitaminas do complexo B, como B2 e a B9, são importantes para garantir o correto funcionamento dos linfócitos. Elas também evitam a que a fagocitose (digestão das partículas) diminua por causa da ausência da vitamina B12, que poderia prejudicar a resposta imune.

Vitamina C

Um dos componentes mais importantes da imunonutrição é a vitamina C, que estimula a produção de linfócitos, permitindo que organismo reconheça e combata agentes estranhos. Esse nutriente também previne infecções virais, assim como promove a rápida recuperação frente às infecções.

Vitamina D

A vitamina D, que pode ser adquirida por meio da exposição solar e dos alimentos, também tem um papel fundamental no fortalecimento do sistema imunológico, estando diretamente ligada à produção de linfócitos.

Proteínas

Para manter o seu sistema defensor funcionando, ingerir proteínas é fundamental. Se elas não estiverem em quantidades suficientes no seu corpo, há o risco de desnutrição e, consequentemente, o sistema imunológico fica mais enfraquecido.

Quais alimentos fazem parte da imunonutrição?

Existem diferentes maneiras de fortalecer o seu sistema imunológico, como praticar exercícios físicos, evitar o estresse, tomar sol, dormir bem e estar em dia com a vacinação. No entanto, se você não adotar uma alimentação saudável, a sua resposta imune não se torna tão eficiente quanto poderia ser.

Portanto, a imunonutrição é uma importante aliada nesse processo. Então, para você proteger o seu corpo contra doenças crônicas como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares, é necessário ingerir alimentos que fazem parte da imunonutrição. A seguir, veja alguns deles.

Frutas

As frutas, especialmente as que são ricas em vitamina C, devem fazer parte do seu cardápio diário. Com elas, o seu sistema imunológico fica mais fortalecido e consegue evitar ou combater enfermidades de forma mais rápida.

Além disso, as frutas com vitamina C são antioxidantes, ou seja, previnem o envelhecimento precoce das células. Confira alguns exemplos de alimentos desse tipo:

  • laranja;
  • limão;
  • acerola;
  • abacaxi;
  • kiwi;
  • goiaba;
  • morango;
  • tangerina.

 

Peixes

Os peixes, principalmente a sardinha e o salmão, têm ômega 3, que é um ácido graxo essencial responsável pelo funcionamento adequado do organismo e do sistema imune, pois é um anti-inflamatório natural. Dessa forma, ao evitarem que as artérias fiquem inflamadas, esses alimentos fortalecem a defesa do corpo humano.

Vegetais verde-escuros

Os vegetais com cor verde-escuro, como o brócolis, o espinafre e a couve são ricos em ácido fólico. Esse nutriente atua na formação dos glóbulos brancos, que são células de defesa do organismo. Aliás, o brócolis, além de contar com vários outros nutrientes, tem flavonoides, antioxidantes capazes de evitar o envelhecimento precoce das células.

Cogumelos

Os cogumelos, assim como os vegetais verde-escuros, têm ácido fólico, então atuam na formação dos glóbulos brancos. O champignon, por exemplo, é rico em selênio, antioxidante capaz de acelerar a cicatrização.

Além disso, o shitake, que é uma espécie de cogumelo, conta com a lentinana, nutriente que estimula a produção de células de defesa, portanto, fortalece o sistema imunológico. Inclusive, a lentinana reduz os riscos de desenvolvimento de câncer e ainda combate células cancerígenas.

Oleaginosas

Nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais são oleaginosas ricas em zinco, nutriente capaz de combater gripes e resfriados. Esses alimentos também são ricos em vitamina E, que auxilia no combate à redução da resposta imune por causa da idade, sendo, portanto, fundamental para os idosos.

Aliás, as nozes, por exemplo, têm ômega 3 que, como vimos, é um importante anti-inflamatório natural, auxiliando na resposta imune.

Cebola e alho

Se você tem o costume de cozinhar, certamente utiliza a cebola e alho como temperos. Além de darem um toque a mais nos pratos, eles também fazem parte da imunonutrição.

alho tem um importante componente que é a alicina, nutriente com capacidade anti-inflamatória e anti-infecciosa. Esse alimento também dilui o muco dos pulmões, por isso, é um ótimo aliado no combate às doenças respiratórias. Ele ainda é rico nas vitaminas A, C e E.

Já a cebola tem substâncias com diferentes ações, como antiparasitárias, anti-inflamatórias e antibacterianas. Assim como o alho, esse alimento tem a alicina, sendo eficaz ao evitar cânceres como o de boca e o da laringe.

Gengibre

Com ação bactericida, o gengibre é um importante alimento da imunonutrição, cujo consumo é bem comum em casos de inflamações na garganta. Esse alimento ainda é rico em vitaminas B6 e C, fortalecendo o sistema imunológico.

Iogurte natural

O consumo de iogurte natural auxilia na recomposição das bactérias importantes da flora intestinal, também conhecidas como probióticos. Esses elementos conseguem combater seres patogênicos e, assim, protegem a região e aumentam a imunidade.

Com o intestino saudável, o corpo consegue absorver os micronutrientes necessários e eliminar os agentes que não fazem bem.

Dessa forma, a imunonutrição é uma importante aliada no fortalecimento do nosso sistema de defesa. Por isso, é necessário escolher, diariamente, os alimentos certos e cuidar da sua saúde. Se você quiser, vale a pena contar com suplementos alimentícios que vão ajudar nesse processo.

Compartilhe: