Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Resposta imune: fique por dentro dos principais tipos

O sistema imunológico age como o protetor do nosso corpo contra agentes que tentam invadir o nosso organismo, como vírus, bactérias e fungos. Para isso, o corpo começa um processo de defesa, também conhecido como resposta imune.

Esse sistema conta com diferentes componentes, entre eles estão diferentes órgãos e células. Unidos, eles atuam na defesa do organismo, mantendo o equilíbrio do corpo humano.

Para você entender melhor como funciona esse mecanismo, é importante conhecer os principais tipos de resposta imune. Vamos falar sobre isso neste texto e ainda daremos dicas sobre como fortalecer o seu sistema imunológico. Acompanhe a leitura!

O que é a resposta imune inata?

Basicamente, existem dois principais tipos de resposta imune, que são a inata, também chamado de natural ou não específica, e a adaptativa, conhecida como adquirida ou específica. A seguir, veja mais detalhes sobre a primeira.

Principais componentes

A imunidade inata é aquela que já nasce com o ser humano, tornando-se a primeira linha de defesa. Sendo uma resposta rápida, ela é representada por barreiras fisiológicas, físicas e mecânicas, celulares e inflamatórias:

  • barreiras fisiológicas: eliminam ou impedem a presença de elementos patogênicos devido à temperatura do corpo e da acidez da região gastrointestinal, além de quebrar paredes celulares e destruir seres patogênicos com substâncias químicas;
  • barreiras físicas e mecânicas: impedem ou atrasam que agentes infecciosos entrem no organismo;
  • barreiras celulares: responsáveis pela eliminação de agentes estranhos por meio da endocitose (digestão das partículas);
  • barreiras inflamatórias: reagem às infecções na região afetada.

Esse tipo de imunidade também é representado por células de defesa, dentre eles os leucócitos (produzem anticorpos para proteger o organismo) e macrófagos (iniciam a resposta imune).

Exemplos de barreiras do organismo

Se você quiser ter uma noção mais concreta das barreiras do organismo que atuam na imunidade inata, observe alguns exemplos a seguir:

  • lágrima: limpa e lubrifica os olhos, protegendo-os contra infecções;
  • saliva: mantém a lubrificação da boca e ajuda na proteção contra vírus;
  • cílios: impede a entrada de pequenos elementos, auxiliando na proteção dos olhos;
  • pele: é a maior barreira contra elementos que podem causar doenças;
  • suor: impede a entrada de fungos pela pele;
  • plaquetas: em casos de ferimento, elas criam uma rede de fios para reter o sangue.

De modo geral, a resposta imune faz a fagocitose, ativa as proteínas e libera mediadores inflamatórios. Caso essa imunidade não funcione, ou seja, ineficiente, entra em cena a resposta imune adaptativa.

O que é a resposta imune adaptativa?

Enquanto a imunidade inata nasce com você, a adaptativa é adquirida ao longo da vida, por meio de vacinas ou anticorpos, por exemplo. Sendo assim, o corpo se fortalece a cada contato com o mesmo invasor. Esse tipo de imunidade pode ser classificada em humoral ou celular.

Imunidade adaptativa humoral e celular

A resposta imune adaptativa humoral emite uma resposta, que é mediada pelas moléculas sanguíneas e secreções da mucosa, conhecidas também como anticorpos, produzidos por meio do linfócito B. Então, os anticorpos reconhecem os elementos estranhos, fazem a neutralização da infecção e as partículas são eliminadas.

Já a resposta imune adaptativa celular emite uma resposta, que é mediada por células geradas pelo linfócito T. Com isso, caso elementos estranhos que vivem dentro de células se proliferem, as células T destroem essas partículas ou as células infectadas.

Imunidade adaptativa passiva e ativa

A resposta imune adaptativa também pode ser classificada em ativa ou passiva. No primeiro caso, a resposta acontece por meio da exposição ao elemento estranho, então o organismo tem um papel ativo no combate. Ela pode ser artificial, por causa das vacinas, ou natural, como quando é adquirida devido a doenças.

Enquanto isso, a imunidade passiva acontece por meio da transferência de anticorpos de um organismo imunizado para um organismo não imunizado. Nesse caso, também pode ser natural, ou seja, quando a mãe transfere os anticorpos para o feto, ou artificial, quando acontece a passagem de anticorpos que já estão prontos.

Como fortalecer o sistema imunológico?

Para que a sua resposta imune seja eficiente, é importante saber como fortalecer todo o sistema. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas fundamentais. Confira!

Adote uma alimentação saudável

Tanto para prevenir quanto para tratar doenças, a alimentação saudável tem um papel essencial. Portanto, é necessário evitar produtos industrializados e variar na escolha de alimentos frescos e naturais.

Sendo assim, conte com vegetais diversificados para ter diferentes nutrientes no seu corpo. Além disso, faça a ingestão de proteínas, que estão presentes em alimentos como leguminosas e carnes.

Outro componente importante é o carboidrato, alimento que dá energia e pode ser consumido em forma de pão, arroz e mandioca, por exemplo. Não podemos esquecer, ainda, da gordura, que pode ser encontrada em oleaginosas, azeite de oliva e óleo de coco.

Aliás, é importante lembrar que existem alimentos que ajudam diretamente no fortalecimento da resposta imune, como o brócolis, frutas ricas em vitamina C, salmão, sardinha, nozes, cebola, alho e uva roxa.

Se quiser reforçar ainda mais o seu sistema imunológico, você pode começar a ingerir suplementos voltados para essa finalidade, como o Guardian.

Faça exercícios físicos regularmente

Certamente você está cansado de saber da importância de fazer exercícios físicos, né? E é importante que esse assunto seja constantemente debatido, porque a prática de atividades físicas apresenta diversos benefícios, desde fortalecer a imunidade até melhorar o condicionamento físico.

Existem diversos tipos de exercícios, então você pode escolher aquele que mais se encaixe no seu estilo de vida. No entanto, o ideal é que, independentemente da escolha, o nível de intensidade seja moderado.

Esteja em dia com as vacinas

A vacinação consegue proteger o organismo de doenças, por isso, é fundamental manter a carteira de vacinação em dia. Dessa forma, você consegue ficar imunizado sem, ao menos, contrair a doença.

Portanto, é necessário acompanhar as campanhas de vacinação e olhar a sua carteirinha para saber se você tomou todas as vacinas necessárias. Lembre-se que, por meio das vacinas, conseguimos erradicar doenças, então esse é um cuidado importante não apenas para você como também para toda a população.

Neste artigo, você viu os diferentes tipos de resposta imune, a importância do sistema imunológico para a nossa saúde e maneiras de fortalecê-los. Portanto, siga as nossas dicas para ter uma vida mais saudável!

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de compartilhar o artigo nas suas redes sociais para passar essas informações adiante!

Compartilhe: