Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Saiba como aumentar a imunidade por meio de 3 suplementos ideais

Você provavelmente tem um antivírus instalado no seu computador e se preocupa com a proteção do sistema, certo? As pessoas costumam se preocupar com a proteção dos dados no computador, mas muitas vezes não se atentam à proteção do próprio corpo. O sistema imune é o antivírus do corpo e precisamos cuidar dele para garantir ou aumentar a imunidade.

Dizemos isso porque esse sistema funciona como uma barreira de proteção do corpo contra vírus, bactérias e outros agentes que podem causar doenças. Assim como ocorre com o computador, às vezes é necessário fazer um upgrade.

Neste artigo, você vai aprender como aumentar sua imunidade e conhecer alguns suplementos que vão ajudar nessa tarefa. Se você quer saber mais sobre esse assunto, acompanhe a leitura até o final!

Quais os sinais da baixa imunidade?

O sistema imune emite alguns alertas de que precisa ser reforçado. Gripes e resfriados recorrentes ou que demoram muito tempo para sarar são um alerta da baixa imunidade. Se alguém tosse do seu lado e você já fica doente, também é um alerta vermelho.

A candidíase e herpes são dois exemplos de doenças que aproveitam quando o sistema imunológico está fragilizado. Grande parte da população tem contato constante com o vírus, mas ele fica contido pelos anticorpos. Em um momento de fragilidade do sistema, eles atacam e aparecem. O estresse, ansiedade, alguns remédios e tratamentos — como a quimioterapia — podem fragilizar o sistema.

Como aumentar a imunidade?

Uma das maneiras de fortalecer o sistema imune é por meio da alimentação. Comer frutas, verduras e legumes garantem as vitaminas e minerais necessários para manter a imunidade alta. Alguns exemplos desses alimentos:

  • frutas cítricas, como laranja, limão, acerola e kiwi;
  • vegetais verde escuro, como brócolis, couve e espinafre;
  • oleaginosas, como castanha-do-Pará, amêndoas e nozes;
  • salmão e outras fonte de ômega 3;
  • gengibre;
  • alho;
  • própolis e geleia real; e
  • óleo de coco.

 

Mas, no caso da imunidade já estar baixa, apenas uma dieta equilibrada não é suficiente. O uso de alguns suplementos é recomendado, pois eles apresentam concentrações mais altas e absorção facilitada pelo corpo. Confira algumas opções.

1. Óleo de alho

O alho é um dos alimentos amigos da imunidade. Ele possui doses de selênio e zinco, dois nutrientes importantes no combate à gripe e resfriados. O óleo de alho é uma excelente maneira de aumentar a quantidade desses nutrientes e garante todos os benefícios do alho, sem precisar comê-lo quantidades exorbitantes — o gosto marcante e hálito podem ser um problema para muitas pessoas.

Além da imunidade, ele tem ação anti-inflamatória, antibacteriana, analgésica, expectorante, antifúngica, antigripal, anti-hipertensiva, vasodilatadora periférica, além de melhorar o intestino, combater a asma e muito mais.

2. Coenzima Q10

A coenzima Q10 está em alta pela sua ação antioxidante. Você pode vê-la presente em vários produtos de beleza. Além disso, ela tem papel fundamental no organismo: melhora a imunidade, tem ação anti-inflamatória e participa dos processos de geração de energia. Por isso, ela é encontrada, principalmente, nos músculos, coração, fígado e cérebro.

3. Multivitamínicos

Os multivitamínicos são outra opção de suplemento que ajuda a melhorar a imunidade e ainda traz diversos benefícios para o corpo. Ele combina vitaminas e nutrientes, como a vitamina C, A, cálcio e zinco. As vitaminas e nutrientes presentes vão depender da marca, assim como as dosagens de cada um.

Como você pode ver, existem vários suplementos que vão aumentar a imunidade. Além desse benefício, eles trazem outras vantagens para o corpo. Por isso, a suplementação tem sido cada vez mais recomendada pelos médicos e nutricionistas, aliando-os a uma alimentação saudável.

Se você gostou deste conteúdo, leia também este artigo sobre a suplementação de aminoácidos essenciais e entenda mais sobre eles!

Compartilhe: