Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Baixa imunidade: 9 sinais para você ficar de olho

Se sente constantemente cansado? Acaba ficando doente com muita facilidade? Esses podem ser sinais de vários problemas no organismo, mas, principalmente, de alterações compatíveis com a baixa imunidade!

imunidade pode ser definida como a capacidade do organismo de se defender contra eventuais agressores, como vírus, fungos e bactérias. Quando estamos com o sistema imune comprometido, ficamos suscetíveis à contaminação por esses agentes causadores de problemas.

Mas, afinal, quais são os sinais de uma imunidade baixa e comprometida? Continue a leitura e confira alguns sintomas, além de descobrir maneiras de melhorar o funcionamento do organismo!

Como funciona o sistema imunológico?

O sistema imunológico é um conjunto de órgãos, estruturas e células responsáveis por trabalharem na defesa do organismo. Eles são uma espécie de exército contra vírus, bactérias, protozoários e outros tipos de microorganismos que nos deixam doentes.

Ele funciona da seguinte maneira: em primeiro lugar, células de defesa (fabricadas, por exemplo, na medula óssea e em outros órgãos) identificam o invasor. A partir daí, todas se unem com um único objetivo: atacá-lo e saber mais sobre ele.

Enquanto algumas trabalham para eliminá-lo ou frear a sua multiplicação, outras juntam informações sobre o invasor e as adicionam em uma espécie de “catálogo”. Está criada a memória imunológica.

Assim, da próxima vez que esse invasor entrar em seu organismo, todas as células já saberão a “receita” para combatê-lo e você poderá ficar saudável com muito mais rapidez. A isso, se dá o nome de resposta imunológica.

O que são anticorpos?

Anticorpos são células criadas com a memória imunológica já acoplada em seu DNA. É como se fossem novos soldados formados com o conhecimento específico para lidar com um tipo de inimigo.

São eles que são formados após a aplicação de uma vacina, por exemplo. No caso dos soros, os anticorpos formados já são aplicados para ajudar o paciente a se recuperar de um veneno ou alguma doença específica.

Quais são os sinais baixa imunidade?

Agora, veja alguns sintomas que podem estar relacionados com a queda na imunidade!

Infecções recorrentes

Um dos principais sintomas da imunidade baixa é, sem dúvidas, a presença de infecções recorrentes. Você está sempre doente? Mal se curou de um resfriado e adquiriu uma nova contaminação? Pode ser um sinal.

Problemas em áreas específicas do organismo

A queda da imunidade pode trazer à tona algumas doenças que não aconteceriam se tudo estivesse em dia nesse setor. Bons exemplos são a eclosão dos sintomas visíveis da herpes ou até mesmo problemas como a candidíase. Fique de olho!

Olhos secos

Problemas no sistema de defesa do organismo também podem fazer com que seus olhos fiquem secos. Alguns dos sinais são a irritação ocular, intolerância à luz (fotofobia) e vermelhidão na região.

Fraqueza e desânimo

Se sente constantemente desanimado? A falta de disposição pode ser um indicador de que algo está acontecendo no seu corpo, como uma anemia ou até uma queda na imunidade. Conheça seu organismo e leve os sinais passados a sério!

Dores no corpo

Problemas na imunidade também podem gerar uma sensação quase constante de dor no corpo, como aquele desconforto que sentimos quando estamos resfriados. Mais uma vez, é importante se conhecer e identificar sinais claros de que algo está diferente.

Sono excessivo

Além da preguiça e do desânimo, outro sinal que pode indicar que suas células brancas tiraram umas férias é o sono excessivo. Dormir é sempre bom, mas é importante verificar se ele não está exagerado. Se você nunca se sente desperto e descansado, fique de olho.

Febres e calafrios

A febre é um modo do nosso corpo de dizer que algo está errado. Ela é uma resposta imune, na verdade, que demonstra uma tentativa do corpo de combater algum tipo de invasor. Caso seja frequente, é hora de verificar com uma consulta médica.

Náuseas e vômitos

É normal que pessoas com problemas no sistema imunológico se sintam nauseadas. Isso também pode ser um reflexo da desidratação e, por isso, é importante beber bastante água para eliminar essa possível causa.

Queda de cabelo

Por fim, temos a queda de cabelo como outro sintoma clássico da imunidade baixa. Se a sua escova ou travesseiro estão com mais fios do que o comum, procure um médico. Esse também é um sintoma clássico da carência de vitaminas e minerais, portanto, é fundamental que um check-up seja feito.

Quando é a hora de procurar ajuda médica?

Aproveitando o gancho, quando é o momento ideal de buscar auxílio médico? A hora certa de procurar ajuda é sempre!

Caso você note que algum desses sintomas não passa com o tempo, já é hora de buscar o auxílio de um profissional. Ele poderá realizar exames e identificar o que está errado com você. E, claro, prescrever medicações e suplementos que podem ajudar!

Além disso, é importante sempre manter um check-up bem-feito com um profissional da saúde. A identificação precoce de certos problemas poderá ajudá-lo bastante, evitando que quadros se agravem e se tornem mais difíceis de resolver, ok?

Como melhorar a imunidade?

A melhora da imunidade depende de uma série de fatores. Algumas dicas que podem ser úteis para ajudá-lo nesse processo são:

  • se alimente adequadamente, com pratos bem variados, coloridos e nutritivos;
  • faça consultas frequentes com um médico de sua confiança;
  • pratique exercícios físicos regularmente, algo que ajuda muito na imunidade;
  • tenha horários para dormir e acordar;
  • cuide da saúde mental;
  • faça suplementação de vitaminas, minerais e proteínas;
  • beba bastante água ao longo do dia (tomar tudo de uma vez não vai resolver, hein?.

 

Boa parte da melhoria da imunidade tem a ver com os nossos hábitos. Sendo assim, invista em uma rotina mais equilibrada e saudável!

Agora que você já sabe os sinais que podem representar uma baixa imunidade e conheça mais sobre esse assunto, não perca tempo: procure ajuda quando julgar necessário e faça as devidas alterações em sua rotina, ok? Sua saúde agradece!

Aproveitando, que tal saber ainda mais sobre o tema? Separamos uma leitura imperdível para você: confira ainda mais dicas sobre como aumentar a imunidade e ganhe muito em saúde, disposição e qualidade de vida!

Compartilhe: