Você sabe quais são os benefícios do óleo de prímula? Antes de falarmos sobre isso, vamos entender do que se trata essa substância, rica em ácidos graxos essenciais, como o ácido gama linolênico (GLA), sendo muito importante para auxiliar na saúde do indivíduo e fortalecer o sistema imunológico.
O óleo é originário de uma planta herbácea (oenothera biennis), chamada de estrela-da-tarde e que surgiu na América do Norte. Ela também é muito conhecida para tratamentos terapêuticos, especialmente na medicina indígena, auxiliando na cicatrização de hemorroidas e ferimentos.
Quer descobrir quais são os outros benefícios que o óleo de prímula pode trazer para você? Então, continue a leitura do artigo. Vamos lá?
Reduz os sintomas da TPM
Sofrer com a TPM pode ser um martírio para muitas mulheres, pois é percebido um aumento da alteração hormonal. Assim, no período entre a ovulação e a menstruação, muitas pessoas tendem a ingerir uma grande quantidade de medicamentos para controlar sintomas como irritação, insônia, seios sensíveis, fadiga, entre outros.
Contudo, o óleo de prímula pode ajudar a aliviar esses e outros sintomas. Isso porque ele bloqueia as prostaglandinas inflamatórias causadoras das cólicas menstruais. O que permite uma melhor regulagem hormonal, diminuindo a irritabilidade, inchaço, dores e depressão presentes durante o período pré-menstrual.
Previne a queda de cabelo
Ter cabelos bonitos e saudáveis é o sonho de muita gente, principalmente quando é percebido uma queda acentuada dos fios. Mas, para manter a autoestima em dia e prevenir a queda das madeixas, você pode contar com os benefícios do óleo de prímula.
Isso é possível porque grande parte desses casos estão relacionados a problemas hormonais. Como essa substância tem alta concentração de ácidos graxos, especialmente do ômega-6, essencial para a manter o equilíbrio hormonal, acaba sendo fundamental para ajudar as pessoas que sofrem com esse problema.
Além disso, o ácido araquidônico, também presente nessa substância, consegue auxiliar no crescimento do cabelo já existente e no surgimento de novos fios. Então, se você está precisando dar nova vida aos seus fios, não deixe de contar com o poder desse óleo.
Trata acne
Quem nunca sofreu com as temidas acnes, não é mesmo? Elas mexem diretamente com a nossa autoestima, visto que causam um aspecto desagradável em nossa pele e na aparência. O que leva muitas pessoas a recorrerem a diversos cosméticos e maquiagem para tentar esconder as marquinhas de si mesmo e das outras pessoas. Contudo, você sabia que o óleo de prímula pode ser um grande aliado nesse processo? Continue a leitura!
O ácido graxo presente nessa suplementação consegue tratar e reduzir a acne, devido a sua ação anti-inflamatória, que ajuda a melhorar o aspecto da pele. Além disso, a ação reguladora do óleo de prímula também contribui para manter os níveis corretos do hormônio estrogênio.
Melhora a elasticidade da pele
Você sabia que essa substância pode ajudar a melhorar a hidratação, elasticidade e firmeza da epiderme? Pois é! Conforme um estudo divulgado pelo International Journal of Cosmetic Science, a pele não consegue produzir o GLA sozinha. Assim, ao ingerir o óleo de prímula, rico em GLA, consegue-se manter as funções da pele e reestruturá-la, deixando-a mais saudável.
Alivia ondas de calor da menopausa
Durante a menopausa, muitas mulheres reclamam das ondas de calor constantes, mesmo após tomarem banho. O que acaba deixando-as sem coragem para realizar as atividades do dia a dia. Contudo, o óleo de prímula pode ajudar quem está passando por essa situação, visto que muitas pessoas que o consomem relatam uma melhora nos fogachos noturnos.
Além disso, essa substância também auxilia na absorção do cálcio pelo intestino e reduz sua excreção pela urina, fazendo aumentar a sua deposição nos ossos.
Melhora a saúde do coração
Manter a saúde do coração em dia é essencial para ter mais qualidade de vida e conseguir realizar suas atividades diárias sem grandes preocupações. Assim, graças à ação anti-inflamatória do óleo de prímula é possível reduzir o colesterol ruim presente no sangue, evitando quadros associados a doenças do coração.
Auxilia no tratamento da neuropatia diabética
Quem tem diabetes certamente deve conhecer esse termo “neuropatia diabética”, visto que esse é um tipo de dano no nervo muito incômodo e bastante frequente em pessoas que têm essa enfermidade. Mas, ao consumir o óleo de prímula, consegue-se aliviar os sintomas relacionados a esse efeito colateral, como: dormência, formigamento e fraqueza.
Reduz quadro de enxaqueca feminina
Sabemos que boa parte da enxaqueca feminina está relacionada aos ciclos menstruais, visto que é percebido uma maior queda no nível de hormônio estrogênio. Contudo, ao tomar esse suplemento, é notado uma melhora desse mal-estar, devido a sua atuação na regulação hormonal.
Alivia dores da artrite reumatoide
A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que afeta as articulações de várias regiões do corpo, como: mãos, pulsos, punhos e joelhos. Nessa condição, o sistema imunológico tende a atacar os seus próprios tecidos. O que leva o indivíduo a ter dores e inchaços nas áreas afetadas.
Mas, você sabia que um dos benefícios do óleo de prímula é ajudar a combater o avanço dessa enfermidade? Isso é graças a sua ação anti-inflamatória, que alivia as dores e pode até ajudar na regressão da patologia.
Ingerir suplementos que contenham as substâncias e os benefícios do óleo de prímula é fundamental para garantir mais saúde e bem-estar no seu dia a dia. Isso porque esse componente pode reduzir os sintomas da TPM, prevenir a queda de cabelo, tratar acne e melhorar a elasticidade da pele.
Além de aliviar as ondas de calor da menopausa, melhorar a saúde do coração, etc.Contudo, não esqueça que para ter todas as vantagens, é preciso adquirir a suplementação em uma empresa especialista na comercialização desse tipo de óleo. Por isso, indicamos a Central Nutrition que oferece produtos importados e que não contém componente animal.
Quer ter todos esses benefícios que citamos ao longo do artigo? Não deixe de adquirir o suplemento BOMCICLO da Central Nutrition. Ele é rico em GLA, ômega 3, 6 e 9, encontradas na semente da planta de prímula. Não perca essa oportunidade!