Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Aprenda como tratar a queda de cabelo por meio da boa alimentação

A renovação de fios de cabelo é algo natural que podemos observar por meio da queda de alguns deles no nosso dia a dia. Sim, perdemos, em média, 100 fios de cabelo diariamente, mas quanto a isso não há necessidade de preocupação, pois, sempre temos cabelo crescendo e, esse processo, faz parte do ciclo de vida do fio.

No entanto, algumas vezes essa queda pode ocorrer de forma excessiva. Nesses casos, é necessário ter atenção, uma vez que o aumento significativo da queda dos fios dos seus cabelos demonstram que algo não está bem. Um estado nutricional inadequado, por exemplo, pode levar você a ter esse problema.

E aí? Você se identificou com esse quadro? Saiba que algumas estratégias podem ajudá-lo a resolver essa questão. Por isso, separamos tudo que você precisa saber sobre como tratar queda de cabelo por meio da sua alimentação. Ficou curioso? Então, confira!

A queda de cabelo e a falta de nutrientes

Diversos motivos podem ocasionar a queda capilar, e entre os principais estão a utilização de medicamentos — anticoncepcionais, antidepressivos e emagrecedores —, alterações hormonais e alimentação inadequada. É importante você saber que diversos nutrientes influenciam na regulação de fatores que levam à queda de cabelos. Assim, eles também tratam inflamações, desequilíbrios hormonais e atuam em diversos genes, fatores que também podem ocasionar esse problema.

O ferro, por exemplo, é uma substância muito importante que atua no folículo capilar. Sua deficiência está associada à queda difusa dos fios. Existem também outros nutrientes cuja sua deficiência pode levar a esse temido problema, são eles:

  • proteínas;
  • vitamina C;
  • vitamina B7;
  • ômegas 3 e 6;
  • vitamina B12;
  • zinco;
  • selênio;
  • vitamina D.

Vale lembrar que os excessos também devem ser evitados. Níveis altos de vitamina A têm sido associados ao aumento da queda dos fios — por isso, priorize sempre o equilíbrio!

O tratamento para queda de cabelos

Agora que você já sabe a origem do problema, falaremos de algumas formas de tratar queda de cabelo. Veja!

Alimentação saudável e equilibrada

A atenção com a alimentação é indispensável, e por isso, pessoas vegetarianas ou aquelas que consomem pouca carne, devem ficar ligadas na ingestão de ferro. Lembre-se também de beber bastante água e incluir frutas na sua rotina. Varie sua alimentação, quanto maior a diversidade de alimentos, mais nutrientes você consumirá.

Para tratar o seu problema, não deixe de consumir vegetais verdes escuros, como brócolis, espinafre e couve. Leguminosas como grão-de-bico, ervilha, lentilha e feijão também são uma boa pedida. Cereais integrais como aveia e quinoa também podem ser incluídos, assim como castanhas, tofu, sementes de gergelim e abóbora. Consumir pescados, frequentemente, também pode ajudar na adequação de ômega 3 e 6.

Suspensão do uso de alguns medicamentos se possível

Como dito, alguns medicamentos podem influenciar na queda de cabelo. Por isso, é importante que você reavalie a necessidade de utilizá-los. Em casos de anticoncepcionais você pode recorrer a outros métodos contraceptivos. Quanto aos antidepressivos, emagrecedores e tratamentos hormonais, não deixe de avaliar com o seu médico as outras alternativas possíveis para solucionar o seu problema.

Controle do estresse

Fatores do meio ambiente também podem ocasionar a queda dos seus cabelos. O estresse aumenta a inflamação e dificulta a circulação sanguínea, dificultando a permanência dos fios no couro cabeludo. Um estilo de vida saudável, com atividade física, momentos de descanso e relaxamento podem contribuir com a solução.

Uso de suplementação

A suplementação pode auxiliar tanto no tratamento quanto na prevenção da queda de cabelos, devendo ser utilizada quando o indivíduo não consegue alcançar suas necessidades. Sendo assim, não deixe de consultar um profissional antes de utilizar o suplemento. Cápsulas de minerais, vitaminas do complexo B, ômegas 3 e 6 e vitamina D, podem ser utilizadas nesses casos, mas a individualidade deve ser sempre respeitada.

Como você pôde ver, a alimentação saudável e a suplementação podem ser as chaves para tratar queda de cabelo. Visto isso, não deixe de procurar uma loja especializada que forneça suplementos de qualidade.

Gostou da ideia? Então, visite a nossa loja online, lá você encontra diversos tipos de suplemento. Você que está buscando por saúde e qualidade de vida, não pode deixar de conferir!

Compartilhe: