Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

5 mitos e verdades sobre os suplementos alimentares que você precisa conhecer!

A agitação do dia a dia, com diversos compromissos e problemas dificulta a conciliação entre vida pessoal e profissional, não é mesmo? Ter uma alimentação balanceada e saudável pode parecer ainda mais distante! Por isso, usar suplementos alimentares pode ser uma grande ajuda para que você mantenha uma boa saúde.

Grande parte dos alimentos processados são pobres em nutrientes e mesmo os alimentos que imaginamos serem saudáveis, podem passar por um processo de cultivo acelerado, o que faz com que eles percam boa parte de seus nutrientes.

Esses são alguns problemas que podem ser amenizados com o consumo de suplementos alimentares. Assim, continue lendo este artigo em que trazemos alguns mitos e verdades a respeito da suplementação alimentar.

1. Suplementos alimentares substituem a alimentação

Isso é um mito! Afinal, a alimentação sempre será essencial para o ser humano. Entretanto, a maioria das pessoas não possuem uma dieta balanceada. Isso pode ocorrer pela má alimentação, ingestão de alimentos pobres em nutrientes e a rotina agitada que muitos têm, o que pode levar ao consumo de alimentos de fácil acesso, como frituras e snacks e a exclusão de uma das refeições principais.

Por isso, a suplementação alimentar é uma solução que supre o organismo com vitaminas, minerais, fibras, aminoácidos e outros elementos essenciais para a saúde.

2. A suplementação alimentar é indicada também para idosos e crianças

Verdade! Até mesmo crianças podem se beneficiar dos suplementos alimentares, porém elas não podem consumir qualquer tipo de suplementação. Dessa forma é necessário certificar-se de qual é o tipo de suplemento ideal para elas.

Os idosos também podem se beneficiar muito com a suplementação, melhorando a qualidade de vida ao ingerirem todos os nutrientes necessários para o organismo, já que isso raramente ocorre apenas com a alimentação regular. Nesses casos, é igualmente aconselhável a procura de suplementos ideais para eles.

3. Suplementos alimentares fazem você engordar

É mito! Com a suplementação alimentar acontece o mesmo que com os alimentos: você engordará apenas se consumir uma quantidade exagerada. Portanto, basta ingerir uma quantidade que esteja de acordo com o seu organismo, levando em conta o seu metabolismo e o quanto você se exercita. É sempre indicado a procura de nutricionistas e médicos especializados para que a dosagem esteja de acordo com suas necessidades.

4. O suplemento alimentar deve ser consumido na hora certa

É verdade! Existem vários tipos de suplementos alimentares e cada um tem suas próprias características. Eles têm diferentes funções e tempos de absorção. Por isso, dependendo do tipo de suplemento, é importante verificar qual é o horário certo para consumi-lo.

5. Ingerir suplemento de proteína faz você ganhar massa

Por incrível que pareça, isso é mito! Nosso organismo precisa na verdade de aminoácidos para construção muscular. As proteínas que ingerimos são quebradas em aminoácidos e estes produzem nossos blocos proteicos. Existem 20 tipos de aminoácidos, dos quais 8 são obtidos apenas por meio da alimentação, chamados de aminoácidos essenciais. Os suplementos proteicos podem ser uma opção de suplementação, por ser rico em proteína, mas com os avanços da ciência, já existe suplemento completo de aminoácidos essenciais, que são mais eficientes, pois possuem uma absorção e utilização muito melhor pelo corpo por já se encontrarem na sua forma ativa.

Conforme você viu neste artigo, os suplementos alimentares são os grandes colaboradores de uma dieta balanceada. Por isso, embora não substituam a alimentação, eles podem ajudar você a ter uma saúde melhor.

Gostou dos nossos mitos e verdades? Que tal continuar se informando sobre esse assunto? Leia também o artigo “Qual a suplementação ideal de aminoácidos essenciais?”.

Compartilhe: