Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Os benefícios da suplementação para a pele

O colágeno é composto por três cadeias de polipeptídeos, chamados de cadeia alfa (α), que são entrelaçadas formando macromoléculas de tripla hélice, que lembra uma corda, tendo uma sequência de aminoácidos, um tamanho único e uma estrutura exclusiva. Uma das principais características da sequência de colágeno é a presença da glicina (Gly) como um resíduo terciário.

Sendo a proteína mais abundante no corpo humano, ele pode ser encontrado nos ossos, fígado, rim, coração, dentes e pele. Por ser um componente de maior abundância da matriz extracelular, é a proteína decisiva que determina a fisiologia da pele, mantendo a estrutura da pele e permitindo que suas funções ocorram.

Os peptídeos de colágeno são criados pela clivagem proteolíticas das fibrilas de colágeno, tendo a função de potencializar e regular uma variedade de processos celulares que atuam através dos receptores de integrina.

Eles são gerados a partir do colágeno do tipo primário da matriz intersticial tecidual, colágeno tipo I, e da membrana basal, colágeno tipo IV.

É importante ressaltar que existe uma diferença no colágeno hidrolisado e o peptídeo de colágeno. O primeiro precisa passar por um processo de hidrólise, onde é quebrado em partículas menores, para ter uma melhor absorção pelo organismo. Já o segundo, o peptídeo de colágeno, é quebrado em partículas ainda menores, tendo uma capacidade de absorção pelo organismo ainda maior, além de mais rápido, e esse peptídeo de colágeno é o indicado para o tratamento do envelhecimento da pele, restabelecer hidratação e a elasticidade da pele.

pele é o nosso maior órgão e ela está exposta constantemente a ações oxidativas como radiação solar e poluição, além de ser “vitrine” mostrando o que não está muito bem por dentro pela ação do tabagismo, consumo de bebida alcoólica e uma alimentação rica em produtos processados. A pele nos mostra tudo!

Já vimos que o colágeno vai nos ajudar muito no combate desse envelhecimento, mas ele em conjunto com outros ativos se torna imbatível!

Por exemplo, com o enxofre orgânico diminuirá o quadro de inflamação da pele, ou seja, diminui os marcadores inflamatórios, através do combate de acúmulos dos danos oxidativos gerados pelo envelhecimento e do estresse oxidativo. Ele vai atuar modulando os sinais inflamatórios naturais do organismo (NF-kβ, Nrf2, NLRP3), reduzir as citocinas inflamatórias (IL-1, IL-6, TNF-α) e apoiar o processo que mantém níveis adequados de glutationa.

Já o silício orgânico atua no tecido conjuntivo diretamente no metabolismo celular, melhorando a firmeza da pele, pois ele renovará as fibras de colágeno e elastina, proporcionando mais sustentação, firmeza e tonicidade da pele.

Com o ácido hialurônico temos um combate às rugas, flacidez e ressecamento da pele, retardando os sinais de envelhecimento da pele, melhorando os sinais de manchas e acne. Além disso, ele fornece mais hidratação à pele por ter uma capacidade de retenção de água.

A união desses nutrientes, peptídeos de colágeno, enxofre orgânico, silício orgânico e o ácido hialurônico em conjunto com vitamina E, Vitamina C, biotina, selênio e zinco formam um time perfeito para proporcionar para a pele o efeito de rejuvenescimento, clareamento e preenchimento que tanto, nós mulheres, desejamos.

E como é a ação deles na pele?

No rejuvenescimento os ativos são responsáveis pela produção de novas células, preenchimento e elasticidade da pele. Pela ação antioxidante e auxiliando o estímulo do colágeno.

Quando o assunto é clareamento, os ativos inibem os marcadores inflamatórios, previne e reduz a hiperpigmentação pós-inflamatória presente na pele acneica, além de aumentar os níveis de glutationa, um poderoso antioxidante endógeno. Essa ação vez através do hidroxitirosol que é um poderoso antioxidante presente na oliva e age como um fotoprotetor oral.

E na parte de preenchimento, os ativos, principalmente pela ação do ácido hialurônico, têm a função de deixar a pele mais hidratada e saudável, principalmente pela ação da manutenção dos espaços extracelulares, preservando a hidratação. Um estilo de vida na presença de tabagismo, poluente do ar e a radiação ultravioleta solar reduz a quantidade de ácido hialurônico no organismo, causando esses danos na pele.

Compartilhe: