Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Qual a relação entre a renovação das células epiteliais e a imunidade?

Você sabia que a renovação das células epiteliais tem direta ligação com a imunidade? Com células bem unidas, o tecido epitelial serve como uma barreira para impedir micro-organismos penetrem no corpo, além de evitar a perda excessiva de água.

Esse tecido pode ser classificado como revestimento, quando reveste o corpo e os órgãos, e glandular, ao formar glândulas e, assim, secretar substâncias. Dessa forma, é fundamental para o funcionamento correto do organismo.

Devido à importância, neste artigo, vamos explicar melhor como a imunidade e a renovação das células epiteliais se relacionam, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico. Acompanhe a leitura!

Como acontece a renovação das células epiteliais?

As células epiteliais têm vida limitada, então são renovadas a partir de um processo chamado mitose. Ou seja, acontece uma divisão celular, na qual são originadas duas células idênticas à original.

O tempo de renovação varia conforme o epitélio. Por exemplo, as células epiteliais do intestino são renovadas de 2 a 5 dias, enquanto as do pâncreas demoram cerca de 50 dias. Já a renovação da epiderme ocorre por volta de 30 dias.

Qual é a relação da imunidade e da renovação das células epiteliais?

Se a renovação das células epiteliais acontecer de forma adequada, o nosso sistema imunológico se torna mais fortalecido. Entenda melhor o assunto a seguir.

Barreira

A principal barreira contra agentes externos patogênicos é o muco, seguido das células epiteliais do estômago. Sendo assim, quando o sistema digestivo e intestinal está funcionando bem, isso também significa o sistema imunológico está atuando de maneira adequada.

No entanto, para que isso aconteça, é fundamental que o corpo seja alimentado com nutrientes que ajam diretamente na multiplicação das células de defesa e na construção da barreira das células epiteliais.

Cicatrização

Em casos de ferimentos feitos por incisões cirúrgicas limpas, de 24h a 48h, as células epiteliais atuam para fechar a ferida. Dessa forma, elas se tornam importantes para o processo de cicatrização.

Proteção

As células epiteliais funcionam como barreiras seletivas, possibilitando a proteção de órgãos em casos de movimentações mecânicas ou químicas, como o lacrimejamento. Sendo assim, o epitélio não conta com vasos sanguíneos, já que isso poderia originar sangramentos.

O epitélio voltado para a proteção tem diversas camadas e rapidez na renovação celular. Por isso, quando ocorre uma lesão, eles se reparam de forma bem rápida.

Absorção

As células epiteliais da superfície conseguem a área de absorção. Um exemplo disso é o epitélio do intestino delgado que, com as células renovadas, auxilia na absorção dos nutrientes do trato digestivo, além de transportar as substâncias digeridas para a circulação.

Transporte

Com canais e bombas, a renovação das células epiteliais é capaz de transportar substâncias para dentro e para fora de si mesmas. Sendo assim, auxilia no equilíbrio do organismo humano. Elas estão presentes, por exemplo, nas mucosas e nos revestimentos capilares.

Secreção

As células epiteliais conseguem secretar diferentes macromoléculas. Um exemplo disso é o epitélio glandular, no qual as glândulas endócrinas secretam substâncias responsáveis por regular as funções corporais.

Nisso estão incluídos o metabolismo da célula, o nível de açúcar no sangue e o ciclo cardíaco, auxiliando a evitar, portanto, doenças cardiovasculares.

Como aprimorar a renovação das células epiteliais e a imunidade?

A nutrição tem ligação direta com a imunidade e a renovação das células epiteliais. Nesse sentido, é importante adotar, diariamente, os alimentos certos nas suas refeições. Para isso, confira as dicas a seguir.

Conheça as vitaminas essenciais da imunonutrição

Basicamente, a imunonutrição diz respeito aos alimentos que promovem uma alimentação saudável. Existem vitaminas que são essenciais para a imunidade, como:

  • vitamina A: combate a degeneração celular, tem ação antioxidante e age na produção dos linfócitos, que são importantes componentes do sistema imunológico;
  • vitaminas do complexo B: auxiliam no funcionamento adequado dos linfócitos;
  • vitamina C: estimula a produção de linfócitos e previne o organismo de infecções virais;
  • vitamina D: absorvida principalmente pela luz solar, fortalece o sistema imunológico ao estar ligada com a produção dos linfócitos;
  • proteínas: evitam a desnutrição e, assim, o sistema imune se mantém fortalecido.

Consuma frutas diariamente

As frutas, além de serem um dos alimentos com menos calorias, também são aqueles que mais auxiliam na renovação das células epiteliais e, consequentemente, no sistema imunológico, principalmente as que são ricas em vitamina C, já que previnem o envelhecimento precoce das células.

Portanto, o ideal é ingerir, todos os dias, frutas como laranjas, limões, acerolas, morangos, abacaxis e tangerinas. Se você consumir uma delas logo após o almoço ou jantar, ainda será possível aprimorar a absorção do ferro.

Conte com os vegetais de cor verde-escura

Os vegetais verde-escuros são ricos em ferro e proteína, mas, além disso, têm bastante ácido fólico. Ou seja, o nutriente que forma os glóbulos brancos responsáveis pela defesa do nosso organismo. Alguns vegetais, como o brócolis, ainda evitam o envelhecimento precoce das células.

Invista em temperos com cebola e alho

Tanto o alho quanto a cebola contém a alicina, que é um nutriente com importantes ações anti-inflamatórias e anti-infecciosas. Sendo assim, evitam que o organismo contraia doenças crônicas, como o câncer, principalmente o de laringe e o de boca.

O alho também age positivamente no combate às doenças respiratórias, já que consegue diluir os mucos. Enquanto isso, a cebola promove ações antiparasitárias e antibacterianas. Ou seja, ambos formam uma ótima dupla para ser usada nos temperos das refeições diárias.

Escolha os suplementos certos

Para oferecer um reforço ainda mais na renovação das células epiteliais e na imunidade, você pode aderir suplementos voltados para essa finalidade. Atualmente, existem produtos que auxiliam, por exemplo, na renovação do epitélio intestinal.

Como vimos nos tópicos anteriores, o epitélio intestinal é um importante regulador da atividade imunológica, agindo não apenas como barreira física como também um defensor da defesa imunológica. Dessa forma, fortalecê-lo contribui para uma vida ainda mais saudável.

Ao longo deste artigo, você viu como a renovação das células epiteliais é necessária para um sistema imunológico mais eficiente. Portanto, aplique as nossas dicas no seu dia a dia e promova o fortalecimento do seu sistema defensor.

Se quiser investir em suplementos para o epitélio intestinal, recomendamos o Guardian, da Central Nutrition, que tem diversos nutrientes importantes, como a vitamina C e o Zinco!

Compartilhe: