Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

O que é antioxidante? Veja 5 mitos e verdades!

Para quem gosta de cuidar da saúde, saber o que é antioxidante se faz essencial. Trata-se de substâncias (vitaminas e minerais) que têm a capacidade de inibir os radicais livres — moléculas oxidantes produzidas nos mais diversos processos que o corpo desempenha, mas que podem ser prejudiciais para o bem-estar quando em excesso.

Portanto, os antioxidantes são essenciais para evitar uma série de questões, afinal, eles combatem o envelhecimento das células, reduzem inflamações e favorecem a circulação sanguínea, garantindo uma saúde em dia.

Quer sanar suas dúvidas a respeito dos antioxidantes? Continue acompanhando este post para conferir 5 mitos e verdades sobre o assunto!

1. São benéficos para a pele

Uma das principais causas do envelhecimento da pele, em especial o precoce, é a formação de radicais livres. Esse processo é normal e acontece por diversos fatores, desde nossa respiração até o contato diário com os raios solares.

Para ajudar a manter a pele sempre saudável, evitar o envelhecimento antes da hora, bem como para se prevenir contra o escurecimento e manchas, o ideal é apostar no uso de antioxidantes.

2. Têm poder curativo

Existe um mito bastante comum em relação ao poder dos antioxidantes: muitos acreditam que eles são capazes de curar doenças cardiovasculares e crônicas, como o câncer. Isso porque algumas pessoas associam os radicais livres como fatores que contribuem para o aparecimento desses problemas.

No entanto, essas doenças apresentam uma causa muito mais complexa. Sem falar que, até o momento, não existem estudos que comprovem que os antioxidantes curariam problemas de saúde, apesar de poderem auxiliar em algumas situações.

3. Podem ser adquiridos por meio da alimentação

Sim, os antioxidantes podem ser obtidos por meio da alimentação saudável e de suplementação. Essas são as melhores maneiras de obtê-los, bem como seus desejados resultados em todo o corpo.

Os antioxidantes estão presentes em grandes quantidades nos alimentos naturais, como frutas, legumes e verduras. No entanto, para obter seus efeitos na pele, também é possível utilizá-los externamente.

4. Quanto mais, melhor

Praticamente tudo em relação à alimentação exige moderação para não representar riscos, assim como acontece com a baixa ingestão. Com os alimentos antioxidantes não é diferente, pois eles também precisam ser consumidos com equilíbrio.

Isso porque os radicais livres desempenham papéis importantes no nosso organismo. Assim, se estiverem em baixa quantidade ou inexistentes, não serão capazes de cumprir o trabalho que têm de promover a circulação sanguínea, ajudar no crescimento muscular, entre outros.

5. Todos os antioxidantes têm o mesmo efeito

Essa afirmação não passa de um mito, uma vez que existem diversos tipos de nutrientes antioxidantes que são, basicamente, divididos em duas classificações: lipossolúveis, como a vitamina E, e hidrossolúveis, como a C.

Os lipossolúveis agem em meios que apresentam lipídios e os hidrossolúveis em meios aquosos. Sem falar que esses nutrientes não desempenham apenas o papel de antioxidantes, mas também vários outros, dependendo do seu tipo.

Agora que você já sabe o que é antioxidante, não deixe de ter uma alimentação variada para obter seus efeitos. Caso tenha dificuldades com isso, o ideal é buscar um especialista para realizar suplementação, afinal, há contraindicações e cuidados com a dosagem para garantir sua saúde.

Este artigo foi útil para tirar suas dúvidas sobre os antioxidantes? Então, venha conhecer a Coenzima Q10, um produto desenvolvido especialmente para quem deseja aumentar a ingestão desses nutrientes!

Compartilhe: