Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Afinal, como tomar cálcio do jeito correto e sem riscos à saúde?

É indiscutível que o cálcio é um mineral extremamente importante para o bom funcionamento do organismo. Portanto, preocupe-se com os níveis desse nutriente no seu corpo. Mantenha-se saudável com uma dieta balanceada, atividades físicas e suplementação — caso necessite. Mas você sabe como tomar cálcio sem prejuízos à sua saúde?

Nesse post, você vai aprender como ingerir cálcio da maneira correta e se beneficiar desse mineral. Ficou interessado? Continue a leitura!

Entenda a importância do cálcio para o organismo

O cálcio está presente na composição do esqueleto humano e dos dentes. Além disso, ele participa do metabolismo celular, da contração muscular e da transmissão dos impulsos nervosos.

Quando está em níveis baixos, a pessoa pode apresentar:

  • irritabilidade;
  • cólicas menstruais;
  • depressão;
  • ossos fracos;
  • artrite;
  • osteoporose.

 

A falta de cálcio no organismo é detectada através de exames de sangue. Já para diagnosticar a carência dele nos ossos, o ideal é fazer uma densitometria.

Conheça os erros mais comuns no momento da suplementação

Ingerir cafeína e ferro junto com o cálcio

Ao consumir essa combinação de nutrientes, você não aproveitará todos os benefícios do cálcio, já que a cafeína e o ferro têm a característica de impedir a fixação do mineral nos ossos.

Consumir o mineral em excesso

Não comece a tomar pílulas de cálcio porque um amigo ou familiar está fazendo suplementação. O excesso de cálcio no organismo induz o aparecimento de pedras nos rins. Ele também é responsável pelo surgimento e agravamento das doenças cardíacas.

O ideal sempre é se consultar com médico ou nutricionista antes de iniciar o tratamento. Esse profissional indicará a dose adequada para você. O suplemento de cálcio é benéfico para o corpo desde que não se exagere na quantidade.

Usar a suplementação como medicação

Os suplementos são indicados para suprir uma carência do nutriente no corpo. Portanto, as doses são medidas individualmente. E o tempo do tratamento também é prescrito por um profissional de saúde.

No entanto, alguns pacientes, principalmente idosos, relatam que só fazem uso dos suplementos quando sentem dor ou adoecem. Isso é errado, pois os suplementos não têm efeitos contra as doenças. Eles promovem a saúde e melhoram as condições do organismo. Além disso, sua ação é a longo prazo.

Aprenda como tomar cálcio da forma correta

Consuma o cálcio associado à vitamina D

A vitamina D tem um papel muito importante na absorção do cálcio. É ela que estimula o intestino a absorver o mineral. Dessa forma, o nutriente cairá na corrente sanguínea e será levado para os ossos e dentes.

Consuma o suplemento de cálcio na hora certa

O momento ideal para ingerir o cálcio é antes de dormir. Dessa forma, as vitaminas presentes nas refeições não vão dificultar sua absorção. Além disso, o ácido presente no estômago auxilia na assimilação do nutriente.

Leia o rótulo

A quantidade de cálcio presente em cada comprimido está especificada no rótulo do produto. Observe também se o produto possui Vitamina D, Vitamina K e Magnésio, pois eles trabalham em conjunto para que o Cálcio seja absorvido e vá para o local correto. Verifique também se o suplemento possui óleo de soja, o que não é benéfico. Opte sempre por suplementos que contenham óleo de linhaça.

Evite alimentos que “roubam” cálcio do organismo

Alguns alimentos impedem a absorção do cálcio, outros retiram o mineral dos ossos e os disponibilizam no sangue. Então, devido ao conflito que acontece no interior do corpo, o melhor é evitar os alimentos a seguir ou diminuir a quantidade de consumo:

  • sal, principalmente à mesa;
  • café (mais de 3 xícaras por dia);
  • refrigerantes;
  • chocolate em excesso;
  • manteiga e alimentos gordurosos;
  • ferro;
  • proteínas em excesso.

 

Depois de tudo que leu, você percebe que saber como tomar cálcio é muito importante para que o organismo funcione bem. Portanto, evite a falta desse mineral. Consulte-se com médico ou nutricionista e, em caso de necessidade, faça a suplementação. Na hora de comprar o produto, escolha aqueles de boa procedência e que são referência no mercado. A saúde é um bem muito valioso, então, cuide-se!

Compartilhe: