Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Veja quais são os alimentos ricos em cálcio

As refeições saudáveis devem sempre ser ricas em diversos nutrientes, tais como carboidratos, proteínas, gorduras boas, vitaminas e, não menos importante, sais minerais. Para abranger esse último grupo, é indispensável procurar alimentos ricos em cálcio, um dos minerais mais essenciais e com diversas funções para garantir a saúde do corpo.

Quem se preocupa em ter uma alimentação com um consumo regular e adequado desse sal mineral só tende a ganhar: mantém a saúde dos ossos e dentes por maior tempo, garante um fortalecimento da musculatura, promove a saúde do sangue, entre diversos outros benefícios. Mas, é claro, ele deve ser aliado a outros nutrientes.

Quer descobrir quais alimentos são ideais para ter em casa a fim de consumir o cálcio diariamente? Continue acompanhando a leitura para conferir!

Conheça os principais alimentos ricos em cálcio

Dentro do mundo vegetal são vários os alimentos que apresentam cálcio em sua composição. Contudo, nem todos o têm em quantidade suficiente para atender às necessidades diárias do nosso corpo.

Por isso, é importante conhecer algumas das opções de comidas que oferecem um alto teor desse sal mineral quando ingeridas. O ideal é que você as adicione em sua rotina alimentar, mas sempre variando para que seu organismo tenha contato com maior disponibilidade de nutrientes. Confira!

Leguminosas

Uma das principais opções de alimentos ricos em cálcio são as leguminosas, isto é, feijões, soja, grão-de-bico e lentilha. E o legal dessas possibilidades é que elas também representam uma ótima alternativa de proteína para os veganos e vegetarianos.

De todos os tipos de feijão, o branco é o mais nutritivo nesse quesito, além de oferecer bastante ferro. Porém, independentemente de qual tem mais cálcio, não deixe de variar nas espécies de leguminosas do seu prato durante a semana. Uma alternativa é consumir o tofu, um alimento feito a partir da soja.

Folhas verde-escuras

Espinafre, couve, brócolis, rúcula, acelga chinesa são apenas algumas das verduras verde-escuras que são fontes de cálcio para serem consumidas no almoço, janta ou lanche da tarde. Apostar nessas folhas também garante mais cor à refeição, sem falar na maior quantidade de vitaminas e outros sais minerais importantes.

Sementes e cereais

As sementes (como gergelim, chia e linhaça) e os cereais (aveia e quinoa, por exemplo) são opções bem versáteis de alimentos com cálcio para serem consumidos no dia a dia, em diversas preparações. Você pode acrescentá-los inteiros ou em farinha em bolos, pães e outras receitas que, geralmente, são mais ricas em carboidratos para torná-las integrais e fontes de fibras. Assim, você se beneficia ainda mais, ajudando a melhorar o trato intestinal também.

Saiba os sintomas e riscos da falta de cálcio no corpo

Dada a importância do cálcio nas mais diversas funções do corpo, a falta dele é capaz de desencadear alguns sintomas. Entre os principais, podemos citar ossos frágeis, cáries e problemas dentários, memória ruim, depressão, confusão mental e câimbras frequentes.

Sendo assim, não deixe de consumir alimentos ricos em cálcio para que seu corpo não fique suscetível a problemas de saúde, como a osteoporose, má coagulação sanguínea e acidentes devido à franqueza. Atente para ter uma ingestão adequada desse mineral, sem exageros ou excessos, de preferência com um acompanhamento profissional.

Gostou de conhecer a respeito dos alimentos com alto teor de cálcio? Já conhecia os benefícios desse mineral? Compartilhe seu conhecimento deixando um comentário no post!

Compartilhe: