Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Fique por dentro dos maiores benefícios do óleo de cártamo

Extraído das sementes de Carthamus Tinctorius, o óleo de cártamo tem sido utilizado para diferentes finalidades, seja na cozinha, seja como suplementação. Originada na Ásia, essa planta é parente do girassol e tem sido cultivada há mais de 2.000 anos.

Antigamente, civilizações como a egípcia e a grega usavam o alimento, mais especificamente as flores do cártamo, para fabricar tintas. No entanto, devido ao seu alto valor nutricional, ele passou a ser usado na alimentação.

Por isso, existem diversos benefícios do óleo de cártamo, desde a prevenção do envelhecimento até a redução dos riscos de problemas cardíacos. Para saber mais sobre esse produto, continue a leitura!

O que é o óleo de cártamo?

Podendo ser consumido diariamente na comida ou em forma de cápsulas, o uso do óleo de cártamo tem sido disseminado devido aos benefícios para o organismo humano. Isso acontece devido à riqueza de nutrientes dessa substância, que é composta principalmente por ômega 6 (ácido linoleico).

Esse ácido graxo não é produzido pelo corpo humano, mas é fundamental para ele porque ajuda na cicatrização e fortalece a imunidade. O óleo de cártamo também contém o ômega 9, nutriente importante para evitar doenças cardiovasculares e controlar os níveis de colesterol no sangue. O produto tem, ainda, a vitamina E, que oferece diversas vantagens, como você pode ver a seguir.

6 benefícios do óleo de cártamo

Antes de começar a consumir o óleo de cártamo, é necessário que você entenda bem para que ele serve. Por isso, listamos 6 benefícios dessa substância. Veja a seguir!

1. É bom para a pele

O óleo de cártamo é uma substância amplamente utilizada para quem deseja melhorar o aspecto da pele. Inclusive, é comum vê-lo na composição de cosméticos. Por isso, se a sua pele estiver seca ou inflamada, esse produto consegue deixá-la mais macia e suave.

Desse modo, para quem sofre com espinhas, o óleo de cártamo se revela como um potencial aliado. Devido à ação anti-inflamatória, ele é útil nesse tipo de tratamento. Se utilizado algumas vezes na semana, o óleo também pode desobstruir os poros.

Em 9g dessa substância há 3mg de vitamina E, nutriente que ajuda a proteger a pele dos radicais livres responsáveis por danificar o corpo. Com isso, ainda há a prevenção do envelhecimento. Portanto, ele consegue evitar as rugas e linhas de expressão.

2. Diminui o colesterol ruim

Se consumido como suplemento, o óleo de cártamo consegue controlar os níveis do colesterol ruim, também conhecido como LDL. Inclusive, um estudo divulgado pela The American Journal of Clinical Society revelou que a substância consegue reduzir de 12% a 20% o colesterol ruim em apenas oito semanas.

Esse benefício acontece por causa da composição do óleo, rica em fitoesterois e ômega 9.

3. Reduz os riscos de problemas cardíacos

Por ter o ômega 9, o óleo de cártamo consegue reduzir as chances de o organismo contrair doenças cardíacas. Afinal, ao diminuir o colesterol ruim, ele também diminui as possibilidades de surgirem problemas cardiovasculares.

Além disso, essa substância, se for consumida com frequência, é capaz de prevenir a formação de coágulos sanguíneos que poderiam dar origem ao AVC (Acidente Vascular Cerebral) e ataques cardíacos.

O óleo de cártamo também pode relaxar os vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial, lembrando que a pressão alta é uma das causadoras das doenças cardiovasculares.

4. Tem ação antioxidante e anti-inflamatória

Devido à vitamina E, o óleo de cártamo tem forte ação antioxidante, auxiliando na manutenção de células saudáveis. Isso porque ele combate os radicais livres que, como vimos, são prejudiciais para o nosso organismo.

Sendo assim, a substância não apenas previne o envelhecimento externo como também interno do corpo, diminuindo, portanto, o risco de doenças. Para quem pratica exercícios físicos, o consumo desse óleo ainda consegue promover a recuperação muscular e combater a oxidação.

Outra ação importante é a anti-inflamatória, por causa da presença do ômega 9 que é um nutriente que combate bem a inflamação. Essas propriedades, inclusive, auxiliam na redução da retenção de líquidos.

5. Proporciona saciedade

Para quem deseja emagrecer ou manter o peso atual, os benefícios do óleo de cártamo também abrangem isso. Afinal, o produto aumenta a duração do esvaziamento gástrico, por isso, você se sente saciado por mais tempo. Isso acontece por causa da produção de leptina, hormônio diretamente ligado à saciedade.

Logo, há a redução da vontade de comer excessivamente ou ingerir alimentos cheios de açúcares. Por isso, o óleo de cártamo pode ajudar as pessoas que estão na busca pelo peso ideal. No entanto, para alcançar essa meta, não basta apenas tomar o suplemento: é preciso se alimentar bem.

6. Ajuda no controle do diabetes

Ainda segundo o The American Journal of Clinical Society, o óleo de cártamo consegue melhorar os níveis de açúcar no sangue das pessoas que sofrem de diabetes tipo 2. A pesquisa foi feita durante quatro meses com mulheres obesas e na menopausa.

Além disso, a substância inibe a vontade de comer doces, o que é muito importante para quem tem essa doença.

Como consumir o óleo de cártamo?

O consumo do óleo de cártamo pode variar de acordo com cada pessoa, por isso, é necessário consultar um nutricionista para saber a dose exata para o seu caso. Geralmente, o ideal é ingerir duas cápsulas da substância diariamente, sendo uma antes do almoço e uma antes da janta.

O produto não apresenta efeitos colaterais caso seja utilizado da forma correta. Portanto, evite o consumo excessivo para conseguir aproveitar os benefícios do óleo de cártamo.

Além de se preocupar com a quantidade, é importante que você pesquisa com atenção a marca fabricante do produto. Nesse processo, olhe a tabela nutricional, os ingredientes e veja se a empresa é de qualidade.

Na Central Nutrition, você pode adquirir o óleo de cártamo direto na sua casa, já que existe a compra on-line. Além disso, a empresa é renomada e preza pelo atendimento de excelência para o consumidor.

Compartilhe: