Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Saiba agora mesmo como reduzir o colesterol ruim

A dúvida a respeito de como reduzir colesterol ruim tem se tornado frequente entre os adultos. Afinal, esse problema de saúde afeta boa parte dos brasileiros e pode representar grandes riscos para o bem-estar de uma pessoa, uma vez que está associado à obesidade e a doenças cardiovasculares, entre outras questões.

Porém, é preciso tomar um pouco de cuidado com essa busca. O colesterol também é importante e desempenha funções essenciais. Veja bem, existe o bom e o mau colesterol, sendo que o primeiro ajuda na redução do segundo.

Quer saber quais são as dicas que temos para você que deseja reduzir o colesterol ruim? Continue acompanhando para conferir!

Realize suplementação

Para quem tem dificuldade em ter uma alimentação balanceada e saudável, é possível investir em suplementos. Eles podem ser de vitaminas, gorduras boas, aminoácidos e fibras, a fim de conseguir complementar as refeições.

O ideal é que isso seja feito com acompanhamento de um nutricionista para analisar de que seu corpo realmente precisa e descobrir como fazer o uso desses suplementos da melhor maneira.

Evite alimentos ultraprocessados

A ingestão excessiva de alimentos ultraprocessados pode ser prejudicial para o seu bem-estar. Quando uma comida passa por um grande processo de industrialização, ela acaba perdendo muitos nutrientes, sendo preferível consumir o produto natural.

Por exemplo, o açúcar. Ele vem da cana-de-açúcar, porém, em sua fabricação perde fibras, vitaminas e água. Isso resulta em um carboidrato quase puro e não mais um alimento completo. O mesmo acontece com comidas ricas em lipídios — sem citar a quantidade de gordura que é adicionada aos produtos industrializados.

Consuma aveia e outras fontes de fibras

Você sabia que os alimentos ricos em fibras são uma excelente aposta para quem deseja diminuir o colesterol alto ou reduzir as chances de desenvolver esse problema ao longo de sua vida?

Isso acontece porque as fibras solúveis conseguem modificar o processo de absorção do colesterol no intestino, favorecendo que a gordura ruim seja metabolizada em menor quantidade do que foi ingerida.

Coma alimentos ricos em vitamina C

O consumo de vitamina C está associado a um menor nível de colesterol ruim, bem como à redução de riscos de doenças cardiovasculares. Você pode encontrá-la em frutas cítricas, como laranja, abacaxi e limão.

O ideal é consumir a fruta inteira, pois, além da vitamina, ela também apresenta fibras e outros nutrientes. Caso isso não seja possível, considere fazer uma suplementação com acompanhamento de um especialista.

Acrescente azeite de oliva e fontes de gorduras boas em sua dieta

Como visto, existem dois tipos de colesterol: o bom e o ruim. O primeiro vem de alimentos de origem vegetal e pouco processados, como o caso do azeite, castanhas, nozes, coco, entre outros.

Já o colesterol ruim é proveniente de carnes ou, ainda, de gorduras de origem vegetal, mas ultraprocessados, como a gordura trans. Visto isso, é muito importante consumir grande quantidade de alimentos naturais a fim de ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim e equilibrar a dieta.

Viu só como basta alterar seus hábitos alimentares a fim de torná-los mais adequados e reduzir colesterol ruim? Além disso, vale aliar essas mudanças com a prática regular de atividades físicas para complementar os efeitos, bem como reduzir riscos de doenças cardiovasculares e obesidade.

Gostou de saber como cuidar da sua saúde? Venha conferir também como a alimentação e suplementação juntas podem ampliar seus resultados!

Compartilhe: