Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Afinal, bebida alcoólica engorda? Saiba aqui.

O álcool está presente no dia a dia das pessoas, especialmente em ocasiões sociais e comemorativas. Para quem está buscando o emagrecimento saudável, essas situações já são um desafio pelas comidinhas servidas, sem falar na eterna dúvida se bebida alcoólica engorda ou não.

Para esclarecer de uma vez por todas essa pergunta e não correr mais o risco de sabotar sua dieta, não deixe de ler este post!

Comparando calorias

Muita gente acredita que as bebidas são inofensivas à dieta porque não deixam a sensação de barriga cheia, mas é justamente aí que mora o perigo. Cada grama de álcool contém 7 calorias — contra 4 calorias fornecidas pelo mesmo grama de carboidrato ou proteína — então imagine o quanto você pode consumir sem se dar conta.

Fazendo algumas comparações:

  • 1 lata de cerveja (145 kcal) = 1 pão francês (130 kcal);
  • 1 tulipa de chope (180 kcal) = 1 fatia de bolo caseiro (190 kcal);
  • 1 dose de cachaça (207 kcal) = 2 brigadeiros (200 kcal);
  • 1 taça de vinho branco doce (178 kcal) = 1 tablete de chocolate branco (170 kcal).

 

Agora, imagine se você comesse em bolo a quantidade de chopes que é capaz de beber em uma noite? Além disso, trata-se de calorias vazias, ou seja, que não têm quantidades significativas de nenhum dos macronutrientes — proteínas, carboidratos e gorduras.

Assim, podemos dizer que as bebidas alcoólicas engordam sim, sendo responsáveis por comprometer o processo de emagrecimento e interferindo no metabolismo, especialmente quando consumidas em grandes quantidades.

Descobrindo qual bebida alcoólica engorda mais

Agora que você já sabe que a bebida alcoólica engorda, isso não quer dizer que você precisa abolir os brindes das suas comemorações. Conheça as opções mais calóricas e aprenda a fazer escolhas melhores. Com moderação, o drinque certo não irá comprometer sua dieta.

Cerveja

Uma latinha tem, em média, 150 calorias, e chope é ainda mais calórico. Embora seja uma bebida de baixo teor alcoólico, a cerveja ainda conta com as calorias de carboidratos provenientes do malte e dos cereais.

Caipirinha com açúcar

Tanto a cachaça quanto a vodca são destiladas e oferecem cerca de 100 kcal por dose. O problema maior é adição de açúcar, ultrapassando as 300 kcal. Assim, a melhor opção é substituir por adoçante e apostar na caipisaquê, que é a menos calórica das três.

Rum

É comumente combinado com refrigerante para fazer drinques como o Cuba Libre, tornando-se uma bebida ainda mais calórica. Substituir por refrigerante zero ameniza o problema.

Absinto

Trata-se de uma das bebidas com maior teor alcoólico, consequentemente, alto teor calórico também. A vantagem é que se costuma beber muito pouco dela.

Licores

São frequentemente produzidos com ingredientes açucarados, como frutas e cremes, aumentando ainda mais a quantidade de calorias. Os licores secos são menos calóricos que os finos, cremosos e cristalizados.

Assim, podemos dizer que é preferível optar pelas bebidas destiladas, pois, apesar de conterem mais álcool, nós tendemos a beber menos, mas atenção às misturas presentes nos drinques. Outra dica é intercalar o consumo com um copo de água ou diluir a bebida, adicionando cubos de gelo.

Além de se preocupar com a alimentação, é importante fazer escolhas saudáveis também em relação às bebidas, afinal elas engordam sem promover a sensação de saciedade. Lembre-se sempre de que bebida alcoólica engorda e procure escolher opções menos calóricas.

Se você gostou deste post, siga a gente nas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram.

Compartilhe: