Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Calorias vazias: entenda o que são e como escolher melhor!

Se você está em busca de hábitos alimentares mais saudáveis, provavelmente, já ouviu falar sobre as calorias vazias. Esse termo refere-se aos alimentos e bebidas que consumimos que fornecem pouco ou nenhum benefício nutricional ao nosso organismo.

Enquanto proteínas, carboidratos complexos, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais trabalham para nutrir nosso corpo, calorias vazias são consumidas mais por prazer. Elas geralmente vêm na forma de açúcar adicionado ou gorduras saturadas e trans.

Aprender sobre esse assunto pode ajudar você a escolher as melhores opções de comida e bebida. Acompanhe a leitura!

Como identificar calorias vazias?

Para descobrir quais alimentos contêm calorias vazias, é preciso ler os rótulos. O que você vai procurar neles são gorduras sólidas e açúcares adicionados. Vale lembrar que sódio, corantes e muitos conservantes também são ruins.

Gorduras sólidas são as que permanecem sólidas mesmo em temperatura ambiente e incluem margarina e gordura. Já os açúcares adicionados são, geralmente, xaropes, sacarose, açúcar, frutose e lactose que são incorporados aos alimentos enquanto são processados.

Esses ingredientes podem fazer com que a comida dure mais, seja apetitosa e fique visualmente agradável. O problema é que, mesmo que um alimento tenha um ótimo sabor, ele pode não dar ao seu corpo os nutrientes essenciais de que necessita. Em outras palavras, não fornecem nada além das calorias que levam ao excesso de peso, aumentam o colesterol ruim e podem causar doenças crônicas.

Quais alimentos evitar?

Embora não sejam prejudiciais quando ingeridos esporadicamente, os alimentos com calorias vazias simplesmente não fornecem nutrição suficiente para compor a maior parte de nossa ingestão diária.

Infelizmente, em alguns casos, opções pobres nutricionalmente parecem saudáveis por causa da maneira como são embalados e comercializados, o que torna confuso determinar quais são as melhores opções.

As principais fontes de calorias vazias são:

  • doces, chocolates, bolos, biscoitos e bolachas;
  • bebidas como refrigerante, bebidas energéticas e sucos que contêm açúcares adicionados;
  • refeições prontas;
  • carnes e derivados, como linguiça, salsicha mortadela, salame, presunto;
  • fast food — hambúrgueres, batatas fritas, milk shakes;
  • sorvetes, macarrão instantâneo, frituras;
  • bebidas alcoólicas.

 

Tente limitar a ingestão de alimentos industrializados e escolha versões saudáveis com mais frequência.

Como fazer boas escolhas?

Os alimentos que compõem uma dieta saudável são encontrados principalmente nas feiras livres ou no setor de hortifruti dos supermercados. Muitos deles não têm embalagem porque vêm da terra ou não são processados. Como resultado, eles não contêm gorduras e açúcares adicionados.

Para manter um peso saudável e conquistar mais massa magra, invista em:

  • frutas frescas;
  • legumes e verduras;
  • folhas verdes;
  • grãos integrais;
  • fontes de gordura boa, como azeite, abacate e oleaginosas;
  • proteína magra;
  • laticínios — leites, queijos e iogurtes com baixo teor de gordura.

 

Agora que você sabe mais sobre alimentos com calorias vazias, poderá identificá-los nos supermercados, restaurantes e em seu prato. Não há problema em consumir calorias vazias de vez em quando, mas não se deixe enganar por guloseimas disfarçadas de alimentos saudáveis. Verificar os rótulos dos produtos ajudará você a obter mais equilíbrio e qualidade de vida!

Gostou do texto? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais conteúdos voltados para o seu bem-estar!

Compartilhe: