O veganismo vem ganhando destaque e mais adeptos nos últimos anos. Trata-se de um estilo de vida que leva em consideração uma dieta baseada em vegetais e que é livre de quaisquer alimentos de origem animal. Algumas pessoas também optam por aderi-lo por considerar que a alimentação vegana é saudável.
A motivação para essa mudança é variada e inclui, entre outras razões, preocupações sobre o bem-estar animal, com o meio ambiente, questões éticas e motivos religiosos. Além disso, profissionais sugerem que o veganismo, quando bem planejado, traz diversos benefícios para a saúde.
Para aqueles que seguiram cardápios ricos em carne e laticínios durante a maior parte de suas vidas, adotar uma dieta vegana pode gerar mudanças significativas no corpo. Você tem interesse no assunto ou tem planos em seguir o veganismo? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Quais os benefícios da dieta vegana?
A primeira coisa que alguém que adota a dieta vegana pode notar é um aumento dos níveis de energia e disposição. Isso porque a carne, especialmente a processada, que tem baixa digestibilidade, é eliminada. No lugar dela entram frutas, legumes e oleaginosas e, com isso, automaticamente a oferta de vitaminas, minerais e fibras aumenta.
Normalmente, as pesquisas sobre o veganismo eram mais voltadas para as potenciais deficiências nutricionais. Entretanto, nos últimos anos, os estudos estão confirmando os benefícios à saúde da alimentação livre de carne. Hoje, a alimentação vegana é reconhecida como nutricionalmente adequada, além de ser uma excelente maneira de diminuir o risco de desenvolver diversas doenças crônicas.
Quando comparados aos que consomem carne, os veganos tendem a consumir menos gordura saturada e colesterol, mais vitaminas C e E, fibra alimentar, ácido fólico, potássio, magnésio e fitoquímicos, como carotenoides e flavonoides. Como resultado, é provável que tenham menor colesterol total e LDL, menor pressão arterial e menor índice de massa corporal (IMC), todos associados à longevidade e à redução do risco de doenças como infarto do coração e diabetes.
Toda alimentação vegana é saudável?
Se você não seguir as orientações sobre nutrição, consumo de gordura e controle de peso, tornar-se vegano não será necessariamente vantajoso. Uma dieta repleta de massas, refrigerante e doces, por exemplo, é considerada vegana, mas nada adequada.
Para garantir qualidade de vida e bem-estar, é fundamental consumir uma ampla variedade de verduras, frutas e opções integrais. Além disso, é indicado substituir as gorduras ruins, como as saturadas e as trans pelas saudáveis, como as presentes nas castanhas, no azeite de oliva, no abacate e no coco.
Também é importante estar ciente de que, se você ingerir muitas calorias, mesmo com alimentos nutritivos e com baixo teor de gordura poderá engordar. Sendo assim, é necessário controlar o tamanho das refeições, ler o rótulo dos alimentos e praticar exercícios físicos.
Como manter uma dieta vegana com saúde?
Ser vegano ficou mais fácil e acessível, já que há uma grande disponibilidade de produtos frescos durante todo o ano, mais opções de refeições livres de produtos de origem animal e crescente influência culinária de dietas baseadas em vegetais.
A coisa mais importante para os veganos é garantir que estão recebendo os principais nutrientes, incluindo proteínas e aminoácidos essenciais, ácidos graxos, ferro, zinco, iodo, cálcio e as vitaminas D e B12. Sendo assim, é indispensável o acompanhamento de um nutricionista, pois esse profissional fará os ajustes necessários com o objetivo de evitar quaisquer carências nutricionais.
Com os cuidados corretos, certamente a alimentação vegana é saudável. Para isso, aplique os mesmos princípios que faria com qualquer dieta equilibrada e variada.
Agora que você já sabe tudo sobre dieta vegana, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude seus amigos e familiares a ficarem bem informados!