Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Opções de folhas para saladas para ceia

Afinal, por que as folhas são tão boas para a saúde? A resposta é simples: além de saborosas e pouco calóricas, elas são riquíssimas em fibras e repletas de nutrientes fundamentais para a manutenção de nossas células.

 

Legal, mas quais delas devemos consumir? Não há restrições, mas algumas delas são realmente famosas por criar pratos saborosos e nutritivos. Pensando nisso, separamos uma seleção com os melhores tipos de folhas para salada especialmente para você! Boa leitura!

 

Confira, a seguir, algumas opções incríveis de folhas para a sua saúde!

Alface

A alface (sim, no feminino!) é uma das folhas mais populares entre os brasileiros. Além de ter um preço mais em conta, ela costuma combinar super bem com qualquer tipo de refeição. E também é bem famosa por ser consumida em hambúrgueres e outros pratos.

Ela é, sem dúvidas, uma boa opção para a sua salada! Além de ser rica em fibras, contém vitaminas A e C, sendo fundamental para dar aquele up na imunidade. Também tem muitos sais minerais, como o fósforo e o cálcio.

Couve

Se você quer ganhar em sabor e saúde, a couve é certamente a folha certa para você. Rica em vitaminas do complexo B e C, antioxidantes, cálcio, fósforo e até mesmo uma boa quantidade de ferro.

A couve é fantástica para melhorar a saúde óssea, turbinar a imunidade, regularizar as taxas de colesterol e muito mais. Para otimizar ainda mais o seu consumo, invista em sucos verdes, wraps com as folhas cruas e sempre o consuma com uma boa fonte de vitamina C (suco de laranja, por exemplo). Isso aumentará a absorção do ferro!

Rúcula

Muito famosa em outros países, a rúcula não é tão consumida assim no Brasil. No entanto, deveria: essa folha é muito saborosa e bastante nutritiva. É riquíssima em cálcio e tem muitas vitaminas, como a A, C e K.

A rúcula é mais normalmente consumida crua, em saladas. Para deixar o seu sabor mais equilibrado, experimente molhos mais adocicados (como os de mostarda) e combinações com frutas, como a manga ou o melão. Fica uma delícia!

Repolho

O repolho é um alimento relativamente barato e cheio de nutrientes. Entre eles, vemos vitaminas A, K, as do complexo B e muitos minerais. Além disso, tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam muito na prevenção de uma série de doenças.

O repolho pode ser consumido cru ou refogado. Para eles, a dica é investir em molhos diferentes, como o shoyu, que traz um toque oriental para as refeições e combina super bem com essa folha.

Acelga

A acelga é bastante parecida com o repolho, mas com um sabor mais neutro. Também combina muito com molhos orientais e refogados, mas pode ser igualmente consumida crua. Ela é bem firme, o que possibilita a criação de receitas criativas, como “tacos” e muito mais!

Suas vitaminas mais abundantes são a C e a K, que trazem benefícios importantes para a imunidade e saúde sanguínea. Outra vantagem é que essa é uma folha que dura muito na geladeira e, por isso, pode ser consumida por bastante tempo!

Agrião

Famoso por seu sabor característico, o agrião é uma folha importante para a nossa saúde. Ele ajuda na redução do colesterol, melhora a saúde dos ossos e é ótimo para manter o coração sempre saudável.

Ele é rico em vitaminas A, C e K, além de ter boas quantidades de cálcio e manganês. Você pode consumi-lo cru ou refogado e toda a folha é comestível, inclusive os seus talos. Não jogue nada fora!

Espinafre

Você se lembra do Marinheiro Popeye? Ele adquire a sua força a partir do consumo de folhas de espinafre. Ainda que o desenho seja um pouquinho exagerado, essa é uma opção muito rica em nutrientes e que pode fazer parte de seu dia a dia!

O espinafre fica ótimo em sopas, caldos, tortas e muito mais. É excelente para ser utilizado como recheio. É rico em ferro e vitaminas A e K. Apenas uma dica: evite deixá-lo muito tempo na geladeira, já que ele corre o risco de perder todos os nutrientes rapidamente.

Ora-pro-nóbis

Muito famosa em estados como Minas Gerais, a ora-pro-nóbis é conhecida como a “carne dos pobres”. Esse nome é dado por conta de sua alta taxa de proteínas, algo bem incomum para as folhas.

Mas isso não é tudo! Ela também é anti-inflamatória, antioxidante e rica em vitaminas A, C e B. Novamente, você pode consumi-la crua mesmo ou investir em um refogado saboroso. Pode até mesmo incluir as folhas em sopas e conseguir caldos muito mais nutritivos!

Como fazer a salada perfeita?

Não há uma receita ideal para fazer a salada perfeita. A dica é, no entanto, que você a deixe o mais colorida possível. Assim, garantirá que nutrientes de diferentes “famílias” estejam sendo consumidos em uma mesma refeição!

Além disso, priorize sempre o consumo de folhas in natura, ou seja, cruas. Mas não se preocupe: caso prefira dar uma refogadinha, não há problema!

Outra dica é mesclar gorduras boas e outros tipos de nutrientes com a sua salada. Por isso, invista em oleaginosas e sementes quando puder. Além de adicionarem vitaminas e minerais, elas trazem sabor e crocância para o prato.

Por fim, escolha um molho ou tempero de sua preferência. Não há limites para a imaginação: é possível criar molhos gostosos e saudáveis ou apenas utilizar o bom e velho azeite de oliva. Faça diferentes combinações e descubra o que mais combina com cada folha!

E aí, gostou de conhecer mais sobre os melhores tipos de folhas para a salada? Esperamos que, agora, você tenha mais inspiração para fazer refeições saborosas e super nutritivas nos encontros de final de ano. Certamente, a sua saúde e a de toda a família agradecem!

 

Achou este artigo útil? Então, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais para que mais pessoas possam se beneficiar com essas informações? Ajude a saúde de seus amigos e familiares!

Compartilhe: