Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

6 efeitos da pílula anticoncepcional que você precisa ficar atenta

A pílula anticoncepcional é um medicamento muito utilizado pelas mulheres. Entre os seus benefícios, está seu efeito contraceptivo e a garantia de um ciclo menstrual regular. A escolha por esse método hormonal, muitas vezes se deve à sua praticidade e alta eficácia contra gestações indesejadas.

No entanto, nem tudo são flores, pois, assim como em outros medicamentos, ela pode também causar efeitos indesejados ao nosso organismo. O anticoncepcional age inibindo a produção de hormônios pelos ovários, e por isso, é importante que você esteja atenta às mudanças que ele pode causar ao seu corpo.

Ficou curiosa sobre quais são essas mudanças? Então, fique atenta que explicaremos 6 efeitos da pílula no seu organismo. Confira!

1.   Aumento de peso

Muitas mulheres dizem que ganharam uns quilinhos a mais desde que iniciaram a pílula. No entanto, o ganho de peso devido a esse tipo de medicamento ainda não é bem documentado cientificamente. O que pode ocorrer, é um quadro de retenção de líquido devido à dosagem de hormônio. Desse modo, a mulher tem a sensação de inchaço.

Para solucionar essa questão, você deve conversar com o seu médico sobre o ajuste da dosagem de hormônio. Em outros casos, pode ser necessário mudar a pílula e reduzir os níveis hormonais.

2.   Náusea

Esse é um dos efeitos colaterais mais comuns dos anticoncepcionais, principalmente nos primeiros meses de uso. Esse sintoma ocorre devido ao etinilestradiol, um hormônio sintético presente nas pílulas.

Apesar desses efeitos geralmente passarem com o decorrer dos meses, existem algumas formas de evitá-lo. Inicialmente, você pode tentar ingerir o medicamento após alguma refeição, mas caso não dê certo, mesmo assim, você pode mudar a via de administração, evitando que o anticoncepcional passe pelo seu fígado — existem versões de anticoncepcionais injetáveis e formato de adesivos.

3.   Acne

O progestógeno, presente na composição de muitas pílulas, pode aumentar a oleosidade da sua pele. Esse fato, leva ao surgimento ou agravamento da acne. Caso isso esteja acontecendo com você, tente adotar cuidados diários com a sua pele, como mantê-la limpa e retirar a maquiagem antes de dormir. Conversar com o seu médico e adequar a composição da pílula de acordo com as características da sua pele também pode ser necessário.

4.   Mudança de humor

O uso prolongado de anticoncepcionais pode afetar a produção de serotonina pelo organismo, alterando o seu humor. Existem maneiras de amenizar esse efeito por meio da alimentação. Vitaminas do complexo B e triptofano ajudam a produzir serotonina, e por isso, nesse caso, você pode procurar um nutricionista para tentar resolver a questão. Em caso de predisposição à depressão, pode valer a pena optar por outro método contraceptivo.

5.   Redução da libido

Uma vez que esse medicamento pode reduzir a produção de testosterona, é comum dentre os seus efeitos a redução do desejo sexual. Um fator interessante é que essa redução da libido é mais recorrente em mulheres ansiosas. Portanto, caso você esteja passando por isso, converse com o seu médico sobre o ajuste da dosagem ou sobre um possível tratamento de reposição hormonal.

6.   Aumento do risco de trombose

Esse é um dos efeitos da pílula mais temido pelas mulheres. Casos de trombose decorrentes do uso de anticoncepcionais tem sido cada vez mais relatados na atualidade. É importante que você saiba que alguns fatores aumentam o risco do desenvolvimento de um quadro como esse, entre eles estão:

  • tabagismo;
  • diabetes;
  • lúpus;
  • ovários policísticos;
  • doenças inflamatórias intestinais;
  • anemia falciforme.

 

Vale ressaltar que, em caso de dores de cabeça ou aumento da frequência e intensidade de enxaquecas, o uso dos anticoncepcionais deve ser suspenso imediatamente. É mais seguro que mulheres pertencentes a esses grupos de risco optem pela utilização de outros métodos contraceptivos. Hoje em dia, temos um vasto número de opções no mercado.

Agora que você sabe sobre alguns efeitos da pílula, é possível verificar se vale mesmo a pena fazer uso de anticoncepcionais. Lembre-se sempre que o seu médico deve ser consultado antes de você iniciar o uso desses medicamentos.

Você se identificou com algum efeito que apresentamos? Deixe um comentário aqui no blog e conta pra gente sobre a sua experiência.

Compartilhe: