Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Treino pós-bariátrica: veja como ganhar massa muscular

Não sabe qual o melhor treino pós-bariátrica e quais devem ser os cuidados tomados com a alimentação? Sabemos que essas são dúvidas recorrentes, e por isso, falaremos tudo o que você precisa saber sobre o tema. Então, não deixe de conferir!

A obesidade é um problema de saúde pública e que gera bastante preocupação. Não é novidade que ela pode ser a consequência da adoção de hábitos inadequados de estilo de vida que levam não só ao aumento da gordura corporal, mas também ao desenvolvimento de outras doenças crônicas.

A cirurgia bariátrica é apontada como uma opção para o tratamento da doença, porém, ela também traz consequências não desejadas ao organismo, como a perda acentuada de massa magra. Assim, se você fez esse procedimento, é importante saber quais hábitos devem ser adotados para reduzir os efeitos indesejados.

A cirurgia bariátrica e a perda de massa magra

Antes de mais nada, é importante considerar que estamos falando de uma cirurgia invasiva que leva o indivíduo a uma perda de peso acentuada. Esse emagrecimento rápido é acompanhado não só pela perda de gordura, mas também pela redução da massa muscular.

Estudos indicam que, após a cirurgia, ocorre a redução do volume muscular associado à perda de força. Como grande parte dos indivíduos que se submetem a esse procedimento pratica pouco ou nada de exercícios físicos e tem uma alimentação pobre em proteínas, esse comprometimento muscular tende a ser agravado.

Aumento e manutenção da massa magra pós-cirurgia bariátrica

Alguns hábitos devem ser adotados por aqueles que estão preocupadas tanto com a perda quanto com a dificuldade de ganhar massa magra. Aqui, falaremos sobre cada um desses costumes, veja!

Exercícios físicos pós-bariátrica

É importante saber que a realização de um procedimento cirúrgico para tratamento da obesidade não o isentará da prática de exercícios físicos. Em um estudo realizado na USP, foi demonstrado que pacientes que incluíam uma rotina de atividades físicas após o procedimento, apresentaram ganhos expressivos de massa magra, força, redução do risco cardiovascular e melhora da sensibilidade à insulina.

Exercícios de força e resistência, como a musculação, são boas opções de treino pós-bariátrica — também podem ser combinados com atividades aeróbicas. O ideal é optar por atividades que promovam prazer e que estejam de acordo com as suas preferências para facilitar a adoção de um estilo de vida ativo e saudável.

Alimentação saudável

Devido à redução drástica da alimentação após a cirurgia, ocorre a deficiência de nutrientes, que se dá tanto pelo baixo consumo quanto pela adoção de cirurgias que impedem a absorção de algumas substâncias. Por isso, é de extrema importância adotar uma alimentação saudável rica em frutas, legumes, verduras e com atenção no consumo de proteínas.

Assim, no almoço e jantar, 50% do seu prato deve conter fontes proteicas, como carne, ovos, feijão, lentilha, grão-de-bico, entre outros — leite e derivados também devem ser consumidos ao longo do dia.

Suplementação alimentar

Muitas vezes, não é possível alcançar a recomendação de nutrientes apenas com a alimentação. É comum, inclusive, muitos indivíduos desenvolverem intolerâncias a alimentos proteicos após a cirurgia. Assim, a suplementação de diversos nutrientes se faz necessária — no caso da manutenção de massa magra, é interessante a suplementação de aminoácidos essenciais combinados com a prática de exercícios.

Estudos demonstram que a suplementação proteica está associada a melhor composição corporal, principalmente nos primeiros 6 meses após a cirurgia. Portanto, não deixe de se informar sobre a suplementação!

O acompanhamento por uma equipe multiprofissional

É importante ter em mente que, para a manutenção dos seus resultados, é necessário o parecer e acompanhamento de diversos profissionais. Além do médico que realizou procedimento, é importante o acompanhamento psicológico para ajudá-lo a se adaptar a nova condição.

O profissional de educação física indicará o melhor plano de exercícios para o seu caso, e o nutricionista, além de auxiliar na adequação da sua nova alimentação, avaliará corretamente a necessidade e a melhor estratégia de suplementação.

Como você pode perceber o treino pós-bariátrica é apenas um dos diversos hábitos necessários nessa nova fase. Além disso, é importante que esses cuidados sejam acompanhados pela ingestão de suplementos de boa qualidade e procedência.

Gostou dessas informações? Então não deixe de conferir todas as ofertas e novidades da Central Nutrition.

Compartilhe: