Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Como fortalecer as unhas? Confira estas dicas!

As unhas são uma questão que divide opiniões. Elas podem ficar sempre esmaltadas? Qual o melhor formato? Como fortalecer as unhas? Como cuidar delas? Essas perguntas já passaram ou passam pela cabeça de quem quer mantê-las sempre bonitas e bem cuidadas.

Não pense que esse assunto é só para as mulheres. O cuidado com as unhas também está presente no universo masculino. Afinal, unhas fracas e quebradiças podem ser um problema para qualquer um. Neste artigo, você vai ver a importância do cuidado com elas e dicas para deixá-las mais fortes e bonitas. Boa leitura!

Por que devemos cuidar das unhas?

As mulheres costumam cuidar mais das unhas que os homens, principalmente pela preocupação estética de estar com elas sempre bonitas. Na verdade, o cuidado deveria ir muito além disso. As unhas podem revelar alguns detalhes sobre nossa saúde, como o balanço hormonal e nutrição do corpo.

Quando a glândula da tireoide está desregulada, tanto para o hipo como hipertireoidismo, as unhas ficam fracas, quebradiças e descamando. Deficiência de vitamina D também pode deixar as unhas assim. Alterações na coloração, no formato ou ondulações também são um sinal de alerta. Pode indicar micoses ou problemas na base das unhas, ou na pele.

Segundo médicos dermatologistas, pela unha é possível reconhecer problemas no coração, rins, fígado, sistema digestivo, hormonais e muitos outros.

Como fortalecer as unhas?

Você já entendeu que as unhas são uma espécie de termômetro do corpo. Agora, veja como você pode deixá-las mais fortes, com alguns cuidados básicos e mudanças de hábitos.

Usar bases específicas

Um cuidado que tanto homens quanto as mulheres podem ter com as unhas é usar bases específicas para cada necessidade. Existem bases para fortalecer, para nivelar as unhas e algumas ajudam na nutrição delas. Esses produtos costumam conter vitaminas, como a B5, e outros nutrientes necessários para uma unha mais forte.

Cuidado apenas com as bases que contém formol na fórmula. Apesar de deixarem as unhas mais fortes, podem deixá-las com aspecto amarelado e, com o uso constante, até as enfraquece.

Investir na alimentação saudável e na hidratação

Como já foi mencionado, as unhas mostram como está a nutrição do corpo. Por isso, se você tem uma alimentação pobre de nutrientes e com muitos alimentos industrializados, suas unhas serão fracas. Quanto mais legumes, frutas e verduras você comer ao longo dos dias, mais bonitas elas vão ficar. Assim, você vai garantir todas as vitaminas necessárias para elas crescerem fortes e saudáveis.

A hidratação também é muito importante. Pode parecer que não tem nenhuma relação entre beber mais água e unhas mais fortes, mas tem, sim. Manter o corpo hidratado garante unhas mais brilhantes e fortes, assim como a sua pele com mais viço.

Cuidar das unhas

Esse tópico é para as mulheres que amam um esmalte e não abrem mão de ir à manicure. Se você come bem, bebe bastante água e está com a saúde em dia, mas mesmo assim sofre com unhas fracas, o problema pode estar no esmalte. Usar esmaltes velhos ou com a validade vencida, alicates e outros instrumentos não esterilizados pode ser a causa desse problema.

Sempre que puder, leve seu próprio kit para a manicure, mantendo os instrumentos limpos e os esmaltes na validade. Esse cuidado evita riscos de contaminação e melhora a saúde das suas unhas.

Agora você já sabe como fortalecer as unhas. Seguindo esses cuidados, os dias com unhas fracas, descamando e quebradiças vão ficar para trás! Lembre-se de fazer check-ups regulares com seu médico, afinal, você também aprendeu que as unhas podem ser um reflexo de algumas doenças.

Se você percebeu que precisa melhorar a alimentação para ter unhas mais fortes, aproveite para conhecer este produto: o Biocolin. Esse suplemento vai ajudar a melhorar a pele, cabelo e unhas, deixando-os mais fortes e saudáveis!

Compartilhe: