Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Quais as diferenças entre os aminoácidos essenciais e não essenciais?

Os aminoácidos são pequenas moléculas que se juntam para formar as proteínas — nutrientes indispensáveis para o funcionamento do nosso corpo. Existem os aminoácidos essenciais e não essenciais, além dos condicionais — categoria especial para alguns aminoácidos não essenciais.

Os essenciais são aqueles que nosso organismo não produz naturalmente e precisam, portanto, ser ingeridos na alimentação. Já os não essenciais, o nosso corpo consegue produzir sem a necessidade de uma dieta especial.

Ainda, temos os aminoácidos condicionais, que são alguns dos aminoácidos produzidos pelo corpo — não essenciais — porém, deixam de ser produzidos quando adoecemos ou estamos sob estresse.

Quer saber as formas de se obter os aminoácidos, bem como a função deles em nosso organismo? Então, continue a leitura!

O quanto devemos consumir de aminoácidos?

Basicamente, aminoácidos são “tijolinhos” que compõem as proteínas, portanto, para obter aminoácidos essenciais e não essenciais basta que tenhamos o componente protéico na nossa dieta. Mas, e quanto à quantidade? Bem, apesar de haver divergências, estudos demonstram que deve ser consumido 1 g de proteína por cada quilo de peso corporal, por dia, para não atletas.

Porém, não vale consumir tudo de uma vez, já que dividir esse valor entre as várias refeições do dia é o mais indicado. Por isso, nesse caso pode ser interessante fazer o uso de suplementos alimentares. Assim você consegue conciliar a sua rotina com a alimentação, sem comprometer nenhuma delas.

Quais as vantagens de se ingerir os aminoácidos na dose certa?

Os aminoácidos essenciais e não essenciais desempenham algumas funções no nosso corpo, sendo a principal delas a síntese de proteínas. Além disso, há também algumas utilidades específicas deles no organismo.

Essas funções são muito variadas, sendo que cada aminoácido possui uma ou mais propriedades individuais, como proporcionar energia, auxiliar na memória, agir no controle da tireoide, prevenir a fadiga muscular, entre outros. Veja abaixo algumas dessas funcionalidades atribuídas a cada aminoácido:

  • leucina, isoleucina e valina: são os famosos BCAA e estão envolvidos na reparação muscular;
  • tirosina: usada para sintetizar hormônios da tireoide;
  • triptofano: utilizado na síntese de serotonina, que é considerado o hormônio da felicidade;
  • alanina: fortalece o sistema imunológico e alivia a hipoglicemia;
  • valina: ajuda no reparo de tecidos e equilibra os níveis de nitrogênio no corpo;
  • arginina: melhora a memória, ajuda na resistência física e aumenta o desempenho em atividades físicas;
  • metionina: auxilia na manutenção do fígado e dos rins, e também no controle do colesterol. Está envolvido também na coloração da pele.

 

Como vimos, é necessário ficar atento para que esses nutrientes não faltem nas nossas refeições, e os suplementos alimentares também facilitam essa questão, por serem fáceis de consumir e de levar para todos os lugares. Inclusive, podem ser encontrados em sachês separados — tudo para facilitar a nossa vida e proporcionar mais saúde.

Gostou da ideia de ter sempre à mão um sachê contendo aminoácidos essenciais para o nosso corpo? Então, não deixe de conhecer o nosso conteúdo exclusivo sobre o assunto!

Compartilhe: