Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Conheça os tipos de metabolismo e identifique o seu antes de começar a dieta

Todo mundo que vive às voltas com a balança já ouviu falar dele, mas afinal, você sabia que existem diferentes tipos de metabolismo?

Certamente, você já conheceu alguém que não consegue perder peso porque tem o metabolismo lento. De fato, essa pessoa demora mais tempo para transformar calorias em energia, mas será que é só isso?

Na verdade, o metabolismo pode ser diferenciado em mais tipos, além de lento e acelerado. Neste post, explicamos quais são e como você pode identificar o seu. Confira!

O que é metabolismo e para que serve?

Trata-se do conjunto de transformações químicas e processos físicos que ocorrem no organismo. Basicamente, é composto por duas ações:

  • anabolismo: reações que produzem, transformam uma substância em outra e constroem as células;
  • catabolismo: reações que quebram e liberam energia para o corpo utilizar;

 

O metabolismo basal é definido pela quantidade de energia necessária para manter o corpo funcionando em repouso, ou seja, para que o organismo desempenhe as funções fisiológicas normais. Dessa forma, o depósito de gordura é queimado pelo corpo.

Ele pode variar bastante de um indivíduo para o outro, de acordo com o gênero, idade, genética e nível de atividade física, por exemplo. Assim, dizemos que algumas pessoas têm o metabolismo lento e outras, mais acelerado.

Além disso, cada organismo responde de forma diferente aos processos metabólicos dos macronutrientes — proteínas, carboidratos e lipídeos. Por essa razão, a resposta à ingestão de alguns alimentos pode ser positiva ou negativa, dependendo da pessoa.

Daí a importância em conhecer seu próprio metabolismo, saber identificar os melhores alimentos para o seu organismo, alcançar mais eficiência na digestão e absorção e, consequentemente, na queima.

Quais os tipos de metabolismos?

Com base no conceito de que cada paciente tem necessidades nutricionais específicas, o médico nutrólogo Wilson Rondó Jr. classificou o metabolismo em três tipos. Acompanhe!

Proteína

Em geral, a pessoa com esse tipo de metabolismo é aquela que tem um apetite voraz e tem dificuldade em restringir quantidades e calorias. É comum relacionar a comida ao conforto emocional, por isso, não consegue emagrecer com regimes tradicionais ou reeducação alimentar.

Embora tenham preferência por comidas salgadas e gordurosas, quando consomem carboidratos refinados podem ter o apetite por doces também aflorado. Devem priorizar a carne vermelha, frango, peixes, ovos, leite e oleaginosas sobre frutas e vegetais, evitando arroz, batata, trigo.

Carboidrato

Já as pessoas que respondem melhor aos carboidratos ou gorduras são aquelas que sentem pouca fome e têm o hábito de fazer lanches entre as refeições. No entanto, podem apresentar dificuldades para perder peso por ter o metabolismo mais lento.

Os alimentos recomendados são carnes brancas, como peixe e frango, pães e massas integrais, frutas e vegetais. Por outro lado, carne vermelha, feijão, aveia, lentilha, brócolis e outros devem ser evitados.

Lipídeo

Também chamado de tipo misto, pois as pessoas desse grupo tendem a ter o apetite variável. Em geral, gostam muito de doces e carboidratos, mas não têm muita dificuldade em controlar o peso. Nesse caso, a chave do sucesso é o equilíbrio entre os alimentos listados para os tipos anteriores, porém, é recomendado cuidado com o glúten, que tende a dificultar a digestão.

Como descobrir e conhecer o seu?

Para saber qual o seu tipo de metabolismo, existe um teste genético realizado em consultório por profissionais da área. No entanto, é possível identificar alguns sinais por meio de observação.

Além das características de cada tipo já mencionadas, vale monitorar os horários em que sente mais fome, tipo de alimento que mais sacia ou de qual sente mais falta. E como o corpo responde a cada tipo de nutriente, ou seja, o que gera mais energia e disposição, ou mesmo cansaço e fadiga.

Em todo caso, conhecer os tipos de metabolismo antes de começar uma dieta é fundamental para conseguir resultados mais eficazes e duradouros. Afinal, a alimentação precisa suprir as necessidades específicas de cada organismo.

Agora que você já sabe que cada pessoa deve privilegiar um grupo de nutrientes na alimentação, que tal descobrir qual o melhor suplemento: aminoácidos essenciais ou whey protein? Boa leitura!

Compartilhe: