Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Saiba o que fazer para acelerar o metabolismo!

Desânimo, cansaço, dificuldade para emagrecer… se esse é o seu caso, você pode estar sofrendo de metabolismo lento. Ficou preocupado? Calma! Apesar de desagradável, essa é totalmente possível reverter a situação e acelerar o metabolismo.

A adoção de um estilo de vida mais equilibrado já é capaz de resolver o seu problema. Por esse motivo, hoje o nosso papo será sobre como você pode deixar o metabolismo mais rápido. Quer saber mais sobre isso? Então vamos lá!

O que é um metabolismo lento?

metabolismo nada mais é do que o processo que o nosso corpo realiza para transformar o alimento em energia. Pessoas com o metabolismo lento demoram a realizar esse processo. Agora você deve estar pensando o que existe de mal nisso. Bom, o nosso corpo precisa de energia para realizar até mesmo as funções mais básicas como respirar ou dormir.

Essa energia para manter as funções vitais é denominada taxa de metabolismo basal (TMB). Portanto, grande parte das calorias que ingerimos são diariamente destinadas a suprir essa taxa. Pessoas que demoram a digerir os alimentos destinam poucas calorias para essa função, daí a dificuldade de queimá-las.

Por que o metabolismo fica lento?

Existem diversos motivos que levam isso a acontecer, como desequilíbrio hormonal, estresse, insônia, obesidade, sedentarismo, dentre outros. A idade também influência nesse fator. O metabolismo possui a tendência de ficar mais lento, devido às grandes mudanças que ocorrem no organismo. Até os 30 anos, o metabolismo está mais acelerado, mas a partir daí começa a ficar mais lento.

Esse quadro se agrava depois dos 40, quando os hormônios reprodutivos estão menos ativos. Nota-se também a dificuldade de ganhar massa muscular. Após 60, além dessas mudanças, é comum o indivíduo ter alterações orgânicas e comportamentais que agravam esse quadro.

Por que acelerar o metabolismo?

A resposta dessa pergunta é simples. Você deve se preocupar com isso para manter a sua saúde. Um metabolismo otimizado previne o ganho excessivo de peso, queima gordura mais facilmente, facilita a digestão e ajuda você a ter mais qualidade de vida. Parece bom, não é?

Como acelerar o metabolismo?

Você que não sabe quais são formas de acelerar o metabolismo, não deixe de conferir essas dicas!

Beba água

A água está envolvida em praticamente todas as reações químicas do nosso corpo. Ela transporta vitaminas, minerais, hormônios e ajuda a eliminar toxinas. Beba pelo menos 35 ml de água para cada kg do seu peso. Você que pesa 60 kg, por exemplo, deve ingerir 2,1 litros de água diariamente. Quem pratica exercícios, toma medicamentos e ingere álcool pode necessitar de uma quantidade ainda maior.

Alimente-se bem

Equilibrar a sua alimentação também é fundamental. Inclua frutas, verduras e legumes na sua rotina. Isso é primordial para aumentar a ingestão de fibras e atender as suas necessidades nutricionais. Chás também podem ser utilizados, como hibisco, gengibre, chá-verde, dentre outros. No entanto, jamais devem substituir a água, ok?

Aumente a ingestão de proteínas

As proteínas, além de darem uma maior sensação de saciedade, necessitam de mais energia para serem metabolizadas. Assim, esse fato leva ao aumento da TMB. Além disso, é comum pessoas que estão buscando o emagrecimento praticarem atividade física, conferindo a ela uma função mais importante: a prevenção de perda de massa muscular e ganho de massa magra.

Movimente-se

Fazer exercícios não só potencializa a perda de gordura como também faz você ganhar músculos. Quanto maior for o seu percentual de massa magra, mais otimizado será o seu metabolismo. Portanto, nada de preguiça!

Recorra aos suplementos quando necessário

Como já dito, o equilíbrio da alimentação é indispensável, mas, às vezes, com a correria do dia a dia, isso se torna uma tarefa complicada. Para momentos como esses, não deixe de procurar um nutricionista e estudar a possibilidade do uso de suplementos.

Como vimos, acelerar o metabolismo é capaz de melhorar o seu processo de emagrecimento. Agora que você já sabe disso, seria bom saber de mais dicas para ter uma melhor qualidade de vida, não é mesmo?

Se respondeu sim à pergunta, assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais conteúdos como este. Até a próxima!

Compartilhe: