Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Como acelerar o metabolismo depois dos 30? Confira 5 dicas

Quem procura manter a saúde e a boa forma física provavelmente já se perguntou como acelerar o metabolismo. Afinal, o que é isso? Para simplificar, metabolismo é a taxa pela qual nosso corpo queima calorias para obter energia. A velocidade desse processo depende de diversos fatores individuais, incluindo idade, sexo, quantidade de gordura corporal e massa muscular, nível de atividade e genética.

Para a maioria das pessoas, o metabolismo diminui constantemente após os 30 anos. Apesar de não termos controle sobre os aspectos genéticos, existem algumas maneiras de ajudar nosso organismo. Conheça agora 5 maneiras de melhorar seu metabolismo!

1. Pratique exercícios físicos

Nosso corpo queima calorias o tempo todo, mesmo quando estamos dormindo. Entretanto, essa taxa metabólica de repouso é mais alta em quem tem mais músculos. Isso porque o ganho de um quilo de músculo necessita de, em média, 60 calorias por dia apenas para se manter.

Depois de um treino de força, como musculação, todos os músculos são ativados, o que eleva a taxa metabólica diária. Enquanto isso, apesar de as atividades aeróbicas normalmente não potencializarem tanto o ganho muscular, podem estimular o metabolismo nas horas após o treino.

O segredo é que o nível de esforço em exercícios de alta intensidade causa um aumento prolongado no metabolismo de repouso quando comparado a exercícios de intensidade menor. Para alcançar esses benefícios, faça aulas mais animadas na academia, HIIT ou inclua pequenas rajadas de corrida durante a caminhada.

2. Melhore sua alimentação

O organismo gasta mais energia na digestão de proteínas do que na de gordura ou carboidratos. Sendo assim, o ideal é substituir parte dos carboidratos por alimentos magros e fontes de proteínas para elevar o metabolismo.

Boas fontes de proteína incluem frango, carne magra, peixes, ovos, feijões, nozes e laticínios com pouca gordura. Portanto, não deixe esses alimentos de fora da sua dieta.

3. Durma o suficiente

Quando dormimos pouco, o corpo libera um hormônio chamado grelina, que pode aumentar a sensação de fome. Ele também produz menos leptina, uma substância que ajuda na saciedade.

Dormir o suficiente auxilia no equilíbrio desses hormônios, o que é capaz de impedir que você coma mais do que deveria. Embora a quantidade ideal de sono varie entre os indivíduos, o recomendado é que os adultos durmam entre 7 e 8 horas por noite.

4. Consuma café e chá verde

Se você gosta de café, já deve experimentar a energia e concentração proporcionados por ele. Usar essa bebida com moderação ainda traz como benefício o aumento de curto prazo do metabolismo. Além disso, a cafeína pode ajudá-lo a se sentir mais disposto e aumentar sua resistência enquanto se exercita.

Já o chá verde oferece os benefícios combinados da cafeína e das catequinas, substâncias que elevam o gasto de energia e a oxidação da gordura, também reduzem a produção e absorção de lipídios. Beber 4 xícaras de chá ao longo do dia pode levar o corpo a queimar cerca de 20% mais calorias durante o treino.

5. Invista em suplementos naturais

Geralmente, uma dieta equilibrada consegue atender a maioria das nossas necessidades nutricionais. Todavia, em alguns casos, adicionar alguns suplementos seguros pode fornecer aquele impulso extra para acelerar o metabolismo e proporcionar um emagrecimento saudável. Entre as mais importantes para essa finalidade, estão aminoácidos essenciais, vitaminas do complexo B, vitamina D, ferro e magnésio.

Agora, você já sabe como aumentar o metabolismo por meio de mudanças saudáveis em sua dieta e estilo de vida. Combine diferentes estratégias para garantir melhores resultados.

Gostou das nossas dicas? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

Compartilhe: