Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Entenda os benefícios do jejum intermitente para sua saúde

O jejum intermitente entrou na moda e já conquistou fãs e haters. Alguns o consideram a oitava maravilha do mundo, enquanto outros acham que é só mais uma dieta maluca. Apesar de ser conhecido por promover o emagrecimento, existem vários estudos que mostram outros benefícios do jejum intermitente para a saúde.

Ficou interessado? Neste artigo, vamos entender como funciona essa prática e quais são suas recomendações e contraindicações, além dos seus benefícios. Se você deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

O que é jejum intermitente?

Jejum intermitente é uma forma de se alimentar que alterna períodos de alimentação (também chamados de janelas de alimentação) e períodos de jejum. Nessa prática, portanto, não há uma restrição em relação ao que comer, e sim a quando comer. Sobre o jejum, podemos dizer que é um estado natural — afinal, quando dormimos, não comemos.

Ele pode ser feito de diversas maneiras, com protocolos curtos de 8 a 12 horas e protocolos mais longos, de 72 horas. Quem vai definir o tempo, o protocolo e como fazer será o nutricionista ou médico que acompanha você. Isso porque, apesar de todos os benefícios do jejum intermitente, fazê-lo de forma incorreta pode causar deficiência de alguns nutrientes.

Quais são as recomendações e contraindicações do jejum intermitente?

Apesar de o jejum ser um estado natural, existem algumas restrições a sua prática. Gestantes e lactantes, por exemplo, não devem fazer o jejum intermitente. Nesses casos, o foco é o crescimento e desenvolvimento do bebê, por isso não é recomendável fazer nenhum tipo de restrição alimentar.

O jejum intermitente também não é recomendado para crianças, adolescentes e idosos, pois eles estão em fases da vida que demandam cuidados especiais. Os primeiros estão em fase de crescimento e necessitam de nutrientes para se desenvolver de forma saudável, enquanto os idosos precisam de certos nutrientes para manter o bom funcionamento das suas funções corporais.

Por fim, apesar de alguns estudos mostrarem benefícios do jejum intermitente para o controle da diabetes, a maior parte dos especialistas não indica essa prática para os portadores da doença. Nesse caso, seria necessário um acompanhamento mais rígido e bem próximo do paciente.

Quais são os benefícios do jejum intermitente?

Agora que você já sabe o que é e quem pode fazer o jejum intermitente, confira alguns benefícios dessa prática para a saúde.

Auxilia no emagrecimento

Por ter uma restrição de horários para a alimentação, o jejum intermitente promove uma redução calórica. Afinal, nos alimentando em períodos menores, comemos menos. É claro que precisamos fazer uma observação aqui: se você comer muito e tiver uma ingestão calórica muito alta na janela de alimentação, provavelmente não vai ter os benefícios relacionados à perda de gordura e emagrecimento.

Melhora a resistência à insulina

Vários estudam mostram os benefícios do jejum intermitente no controle da glicemia, insulina e, consequentemente, na melhora no quadro da diabetes. Tanto o nível de insulina quanto o nível de glicose no sangue caem em jejum. Isso facilita a queima de gordura (um dos motivos pelo qual emagrecemos) e aumenta a sensibilidade das células à insulina.

Melhora a produtividade

Estudos mostram que o estado de jejum nos deixa mais em alerta e com mais ânimo e disposição. Dessa forma, somos capazes de produzir mais. Outro fator que ajuda na questão na produtividade é o maior tempo disponível para fazer outras tarefas que não sejam comer.

Diminui a inflamação

A inflamação está relacionada a diversas doenças crônicas, como obesidade, diabetes e síndrome metabólica. Um estudo da Universidade de Yale descobriu que, enquanto jejuamos, nosso corpo produz uma substância que ajuda no controle da inflamação.

Como podemos ver, o jejum intermitente é uma estratégia excelente para quem quer perder peso, além de auxiliar no controle e prevenção de doenças. No entanto, antes de iniciar essa prática, consulte um nutricionista ou médico. Assim, você aproveita todos os benefícios que o jejum intermitente pode trazer para seu corpo sem correr riscos.

Gostou do nosso conteúdo sobre os benefícios do jejum intermitente? Então leia agora mesmo o artigo “Qual o melhor suplemento, aminoácidos essenciais ou whey protein?” e fique por dentro de outros assuntos sobre nutrição!

Compartilhe: