Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Veja 3 dicas para amenizar os sintomas da TPM

Para muitas mulheres, os dias que vêm antes da menstruação são um verdadeiro sofrimento desencadeado pelas alterações hormonais naturais do organismo feminino. No entanto, com algumas mudanças de hábitos, é possível amenizar a TPM e atravessar com tranquilidade esse momento sensível do mês.

Inchaço, nervos à flor da pele, dores de cabeça e choro fácil fazem parte da sua rotina pré-menstrual? Saiba que você não está sozinha e que tudo não passa de uma resposta fisiológica por causa da queda nos níveis de estrogênio, o que acaba levando também à redução da serotonina, o hormônio ligado ao humor.

Apesar de natural (e real), a TPM pode ser amenizada. Veja 3 dicas que separamos para ajudar você a levar o período que antecede “aqueles dias” com mais conforto e tranquilidade!

1. Pratique exercícios para sentir mais prazer no dia a dia

Você já reparou que, durante a TPM, a vontade de comer chocolate aumenta enormemente? Isso acontece porque o doce queridinho por muitos de nós é rico em triptofano, um aminoácido importantíssimo para a produção da serotonina e, consequentemente, para a sensação de prazer.

No entanto, atacar uma barra de chocolate não é a única forma de nos sentirmos bem no dia a dia. Para alcançar efeitos mais duradouros, a prática de exercícios é crucial. Realizar uma atividade física libera endorfinas, que são substâncias relacionadas ao bem-estar e ao bom humor.

Além disso, os exercícios trazem outros benefícios que aliviam os sintomas da TPM, incluindo:

  • relaxamento do corpo e da mente;
  • melhora no trânsito intestinal;
  • diminuição da retenção de líquidos e do inchaço.

2. Regule a dieta para evitar edemas

Todos os nutrientes são importantes, mas alguns deles merecem destaque quando o assunto é alívio da TPM. Esse é o caso do magnésio, um mineral essencial para o funcionamento de todo o organismo, inclusive dos rins, o que ajuda a driblar a retenção de líquidos e os inchaços.

As fibras também merecem ser incluídas em uma dieta anti-TPM, uma vez que ajudam no funcionamento do intestino, amenizando a prisão de ventre e a distensão abdominal. Outra substância que não deve ser esquecida é a vitamina B6, importante para a produção de serotonina.

Conheça alguns alimentos em que você pode encontrar esses e outros nutrientes que ajudarão você durante o período que antecede a menstruação:

  • magnésio: aveia, beterraba, banana, figo e abacate;
  • fibras: grãos integrais, frutos secos, feijão e lentilha;
  • vitamina B6: carnes, gergelim, batata e levedo de cerveja;
  • cálcio (alivia cólicas e irritabilidade): leite e folhas verde-escuras;
  • ômega 3 (reduz o inchaço e melhora o humor): salmão, atum e semente de linhaça.

3. Cultive o autoconhecimento para aliviar a TPM

Ouvir o que o corpo tem a dizer é um ponto crucial na hora de identificar maneiras de aliviar os sintomas da TPM. Entender que a fase nada mais é do que uma resposta fisiológica ajuda tanto a mulher quanto aqueles que convivem com ela a atravessarem o período com mais naturalidade.

Como vimos, algumas mudanças no estilo de vida produzem grandes efeitos nos sintomas mais característicos da TPM. No entanto, cada mulher é única e pode ter necessidades exclusivas para alcançar o bem-estar. Para identificar as suas particularidades, o segredo está no autoconhecimento.

Pronto! Agora que você já conhece nossas dicas, coloque-as em prática para amenizar a TPM. Embora muitas mulheres experimentem mudanças profundas com pequenas alterações nos hábitos do dia a dia, algumas precisam de acompanhamento médico para se sentirem plenas em todas as épocas do mês. Escute o seu corpo e seja feliz!

Nós da Central Nutrition temos uma ampla gama de suplementos para que você tenha melhor qualidade de vida todos os dias. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

Compartilhe: