Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Entenda a importância e ação dos antioxidantes

Você já se perguntou de onde vêm as rugas e outros sinais de envelhecimento na pele? Ou já se perguntou por que nós envelhecemos? Os culpados disso são os famosos radicais livres. Para combatê-los, entra em ação os antioxidantes.

Para você entender mais sobre o tema, preparamos este texto. Nele você vai entender o que são os antioxidantes e radicais livres, além de entender qual a sua importância para o corpo. Confira!

O que são os antioxidantes?

Para entender o que são os antioxidantes, primeiro precisamos entender o que são os radicais livres. Eles são moléculas instáveis, que precisam capturar elétrons de outras para ficarem estáveis. Ao fazerem isso, eles agridem as células saudáveis do corpo, estando associados ao surgimento de doenças no corpo.

Apesar dos malefícios que eles trazem, os radicais livres são produzidos pelo nosso organismo. Eles são maléficos quando se encontram em excesso. A poluição, estresse, uso de drogas lícitas — como álcool e tabagismo — e ilícitas, estresse e raios UV, entre outros pontos, aceleram a produção deles.

Os antioxidantes são as substâncias que vão auxiliar no combate dos radicais livres, neutralizando-os. Eles atuam estabilizando os radicais livres, reparando os danos causados e eliminando os radicais livres. Eles podem ser produzidos pelo organismo, obtidos através da alimentação ou uso de cosméticos.

Quais são os benefícios deles?

Os antioxidantes trazem diversos benefícios para o organismo, por isso, é importante ter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. Confira quais são alguns dos benefícios deles.

Previne o envelhecimento precoce

A pele é um dos órgãos que mais aparenta os efeitos dos radicais livres. O uso de dermocosméticos e alimentação rica em nutrientes retarda o aparecimento de rugas, linhas de expressão, manchas e flacidez.

Além disso, o uso de protetor solar também auxilia na prevenção do envelhecimento precoce. Ele protege a pele da exposição aos raios UV, dificultando o surgimento de novos radicais livres.

Auxilia na prevenção de doenças

O excesso de radicais livres está associado ao surgimento ou agravamento de diversas doenças, como câncer, Alzheimer, Parkinson, aterosclerose, diabetes, hipertensão arterial, artrite, derrame e entre outras.

Os radicais livres podem se ligar a qualquer molécula, como células de gordura, proteínas e moléculas do DNA. No caso das gorduras e proteínas, a oxidação causa a perda da função e morte celular. Ao se conectar com o DNA, pode causar alterações na estrutura, auxiliando no surgimento de doenças como câncer.

Como aumentar o consumo de antioxidantes?

Além da produção pelo corpo e uso de dermocosméticos, os antioxidantes podem ser adquiridos pela alimentação saudável. As principais fontes dele são os alimentos ricos em:

  • vitamina C, como laranja, limão e acerola;
  • vitamina E, como oleaginosas e azeite de oliva;
  • flavonoides, como frutas vermelhas, brócolis;
  • betacaroteno, como cenoura, caqui, espinafre.

 

Bom, agora você já entendeu o que são os radicais livres, qual a ação dos antioxidantes e como aumentar o consumo deles. Além disso, é interessante reduzir a produção de radicais livres. Para isso, diminua o consumo de açúcares e gorduras saturadas.

Compartilhe: