Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

4 maiores sintomas da desidratação que mostram que algo não vai bem

Ingerir uma quantia inadequada de líquidos é um dos maus hábitos mais comuns, especialmente de quem leva uma vida corrida, e que tem grande impacto na saúde. A água desempenha diversos papéis indispensáveis no nosso organismo, sendo recomendado ficar de olho nos sintomas de desidratação para garantir que ela não está em falta.

A desidratação ocorre quando o consumo de líquidos não é suficiente ao organismo da pessoa. Isso faz com que o corpo precise economizar o pouco de água que tem para funções primordiais, fazendo com que falte em outros processos e gere sinais dessa dificuldade. O problema é que, muitas vezes, a desidratação não vem acompanhada apenas de sede.

Quer descobrir se você está bebendo uma quantidade suficiente de água? Continue acompanhando a leitura para conferir 4 sintomas da desidratação!

1. Corpo ressecado

A pele é uma das primeiras partes do corpo a sofrerem com a falta de água. Por sua hidratação não ser tão essencial quanto a de outras regiões, o corpo poupa parte dos líquidos que iria para a derme e até mesmo o cabelo fica desidratado.

Então, observe as partes mais sensíveis do corpo, como o rosto, mas também cheque o restante, como pernas, braços e mãos, para verificar se a pele não está com um aspecto ressecado, rachado, opaco e sem elasticidade.

2. Boca seca e pegajosa

Outro sintoma bastante comum é perceber que a boca está seca e a saliva mais pegajosa que o costume, pois as mucosas são afetadas. A pele dos lábios também tende a rachar com a desidratação, visto que a derme dessa área é bastante fina e sensível.

Se notar algum desses sintomas, beba água imediatamente e continue a ingestão constante para reduzir esses incômodos. Assim que a hidratação atingir um bom nível, o seu corpo a levará para essas regiões.

3. Urina escura

De todos os sintomas, a urina escurecida é um dos mais importantes a ser observado. Esse sinal ocorre quando os rins já estão sendo afetados pela desidratação, a ponto de não terem mais água suficiente para uma das necessidades fisiológicas do organismo: filtrar bem as impurezas do corpo.

Por isso, nunca deixe de observar a coloração da urina ao usar o banheiro, já que esse é um dos sintomas mais certeiros do problema. O ideal é que ela sempre tenha uma tonalidade amarela bem clara, quase transparente.

4. Fezes ressecadas

É um engano pensar que os líquidos do corpo são utilizados e dispensados apenas na urina. Eles também são importantíssimos na eliminação das fezes. Por isso, quando o corpo está com sede, as fezes tendem a ser ressecadas e acompanhadas de dor. Além disso, é comum ficar com o trânsito intestinal lento.

O corpo tem diversas maneiras de mostrar que você não está consumindo a quantidade adequada de líquidos. Não deixe de beber bastante água ao longo de todo o dia ao observar os sintomas de desidratação. Lembre-se de que a ingestão deve ser ainda maior em dias quentes ou se você tiver o costume de praticar atividades físicas.

Gostou de saber mais sobre a hidratação do corpo? Não deixe de conferir também qual é a suplementação ideal de aminoácidos para a sua saúde!

Compartilhe: