Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Conheça os problemas de tireoide mais comuns e seus sintomas

A tireoide é uma das maiores glândulas do nosso corpo e está localizada à frente da traqueia. Ela atua de forma ativa no funcionamento de diversos órgãos vitais, como cérebro, fígado, rins e coração. Além disso, interfere no controle do peso corpóreo, nos ciclos menstruais e na fertilidade.

Quando esse órgão não funciona corretamente, o indivíduo pode ter suas funções cerebrais comprometidas, como falta de concentração. Por isso, é preciso ter atenção aos problemas de tireoide, visto que ela desempenha um importante papel nos processos metabólicos do corpo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura do artigo e entenda quais são os problemas de tireoide mais comuns e seus sintomas!

Os principais problemas de tireoide

Entender os principais problemas de tireoide é fundamental para conseguir tratá-los da melhor forma possível. Confira, a seguir, alguns deles!

Hashimoto

O Tireoidite de Hashimoto, também conhecido como tireoidite linfocítica crônica, é uma enfermidade autoimune. Isso significa que o sistema imunológico ataca as células da tireoide. Essa doença costuma ser mais frequente em mulheres, sendo que sua incidência aumenta à medida que os indivíduos vão ficando mais velhos.

De início, é percebido que a inflamação na glândula causa uma ruptura no local. Isso faz com que a pessoa tenha esse hormônio em excesso. Com o passar do tempo, essa enfermidade pode impedir que a tireoide tenha sua produção de hormônios suficiente. Ou seja, a pessoa é acometida com o hipotireoidismo, assunto que vamos abordar no tópico seguinte.

Hipotireoidismo

Grande parte das pessoas com hipotireoidismo adquirem essa doença devido à Tireoidite de Hashimoto. Nessa condição, a tireoide tem uma produção insuficiente do hormônio. Isso leva a pessoa a ter uma falta de energia, prejudicando o funcionamento adequado dos sistemas e órgãos do corpo, que passam a trabalhar lentamente. A pessoa que apresenta essa deficiência, costuma ficar mais cansada, sonolenta e com dificuldade de concentração, entre outros sintomas.

O que muita gente não sabe é que alguns bebês já nascem com o hipotireoidismo. Por isso, é fundamental fazer o teste do pezinho, para que seja possível realizar o tratamento adequado e de forma imediata. Assim, evita-se que a criança sofra complicações futuras, como problemas no desenvolvimento, surdez e retardo mental.

Hipertireoidismo

É chamado de hipertireoidismo quando a tireoide tem uma produção de hormônio maior do que a necessária. Isso faz com que o funcionamento dos órgãos seja mais rápido, como batimentos cardíacos acelerados, palpitações e pressão arterial mais alta.

A pessoa também pode perceber que o seu intestino fica mais solto, da mesma forma que pode haver mais cansaço, fraqueza nos músculos, além das mãos, ficarem mais trêmulas.

Essa enfermidade pode ser causada por diversos fatores, entre eles:

  • bócio multinodular tóxico;
  • tireoidite subaguda (inflamação da tireoide que causa dor);
  • tireoidite silenciosa;
  • tireoidite pós-parto;
  • dosagens altas do hormônio da tireoide;
  • ingestão excessiva de iodo.

Nódulos de tireoide

Os nódulos de tireoide são outro problema comum entre a população. Eles são formados por um cisto com líquido ou uma massa de tecido. Um dos fatores que podem levar a essa condição é a deficiência de iodo. Contudo, é notado que quanto mais as pessoas envelhecem, maiores são as chances de se adquirir essa doença.

Os nódulos benignos costumam ter causa desconhecida. Na maioria dos casos, eles são assintomáticos. Contudo, caso o cisto seja muito grande, o paciente pode apresentar rouquidão, dor e dificuldade para respirar e engolir.

Os sintomas dos problemas de tireoide

Você pôde notar, nos tópicos anteriores, alguns sintomas que acometem problemas de tireoide. Entretanto, existem aqueles que são mais frequentes nas doenças tireoidianas. Continue a leitura e confira quais são eles!

Aumento ou perda de peso

Quando os hormônios da tireoide aceleram as atividades metabólicas, o seu excesso pode levar a pessoa a perder peso, da mesma forma que a carência pode fazer com que se ganhe alguns quilos. Por isso, é importante ficar atento caso tenha redução ou aumento de peso sem motivo aparente, ou seja, sem prática de exercícios físicos ou modificação na dieta. Caso suspeite que tenha algo errado, o ideal é fazer uma avaliação dos hormônios dessa glândula.

Ansiedade

Com o hipertireoidismo, a atividade do cérebro fica mais acelerada. Na prática, isso significa que a pessoa ficará mais ansiosa, nervosa e irritada. Isso também faz com que o indivíduo transpire com mais facilidade, mesmo em temperaturas baixas.

Bócio

Em casos como carência de iodo, inflamação da tireoide e presença de nódulos, a pessoa pode apresentar bócio. Nessa condição, a glândula da tireoide tende a ficar aumentada, podendo estar visível até na região anterior ao pescoço.

Queda de cabelo

Perder alguns fios de cabelos é um processo natural na vida de todos nós, principalmente, quando estamos sob forte estresse e nas estações da primavera e outono. Contudo, se a perda capilar se prolongar além desses períodos, é importante ter atenção, pois isso pode ser um sinal de que a tireoide não está em bom funcionamento.

Dificuldades de concentração

Quem nunca se sentiu no “mundo da lua” sem conseguir terminar uma atividade dentro do prazo por ficar com pensamentos desordenados, não é mesmo? Contudo, quando isso torna-se frequente, pode ser um indicativo de que algo está errado.

No hipotireoidismo, por exemplo, a pessoa tende a se esquecer das coisas com mais facilidade. Isso porque há uma redução das atividades metabólicas dos músculos e do sistema nervoso. Além disso, a pessoa pode apresentar depressão e tristeza frequente. Já no hipertireoidismo, é notado que o indivíduo não consegue manter a concentração nas tarefas diárias.

Para diminuir os sintomas causados pelos problemas de tireoide é importante tomar a medicação adequada, receitada por um médico. Também é preciso consumir alimentos ricos em selênio, iodo, zinco e ômega 3. Entre eles: camarão, peixes do mar, ovos, ostras, feijão, carnes, amendoim, salmão, óleo de linhaça e abacate. Além disso, não se esqueça de fazer exames periódicos para saber se as glândulas tireoidianas estão funcionando corretamente.

Gostou das informações que apresentamos no artigo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a entenderem mais sobre o assunto!

Compartilhe: