Cadastre-se em nossa newsletter e receba conteúdos e descontos exclusivos!

Descubra como aplicar a medicina da longevidade na sua vida

A Ciência tem avançado a passos largos para promover um envelhecimento saudável para os seres humanos. Nesse contexto, nasceu a medicina da longevidade, que se baseia, principalmente, em mecanismos preventivos. Ou seja, praticar hoje para receber os frutos mais tarde.

A partir de 2047, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a tendência é que o Brasil tenha mais idosos que crianças. Por isso, investir em estratégias para envelhecer precisa se tornar uma prioridade.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre a medicina da longevidade e como você pode aplicá-la, desde já, na sua vida. Acompanhe a leitura!

O que é a medicina da longevidade?

Como o próprio nome já diz, a medicina da longevidade está focada no envelhecimento humano. Por isso, ela estuda meios de tornar a terceira idade um momento mais saudável para as pessoas.

Certamente você sabe que pessoas idosas são mais propensas a diferentes comorbidades, como doenças cardiovasculares, cujo principal fator de risco é a idade. Isso, é claro, afeta diretamente a qualidade de vida.

A medicina da longevidade descobriu que a melhor forma de envelhecer saudavelmente é trabalhar de forma preventiva. Portanto, é necessário adotar determinados hábitos precocemente para evitar os problemas constantemente ligados à vida idosa.

Como aplicar a medicina da longevidade?

Se você deseja viver por mais tempo e com boa qualidade de vida, seguir os passos da medicina da longevidade é um bom caminho. Nesse sentido, existem 6 dicas que você pode começar a aplicar hoje. Para saber quais são elas, veja a lista a seguir!

Pratique atividades físicas

“Não tenho tempo”, “não gosto de nenhum esporte”, “não existe uma academia perto de mim”. Você já deu alguma dessas desculpas para não fazer exercícios físicos? Saiba que isso é bem normal no início, mas é importante romper essa barreira e encontrar a atividade que mais combina com você.

Enquanto algumas pessoas preferem musculação, outras gostam de dançar. Enquanto algumas gostam de correr, outras preferem fazer yoga. Fato é que existem inúmeras possibilidades que podem ser escolhidas.

Inclusive, hoje em dia, ficou muito mais fácil fazer exercícios sem sair de casa, pois basta acessar a internet. Então, se você não tem muito tempo ou não tem um centro esportivo perto da sua casa, essa é a solução ideal.

Tenha um sono de qualidade

Se você quer adotar um estilo de vida saudável, deve começar a ter um sono de qualidade. Isso não é importante apenas para manter o bom humor e acordar disposto como também regular a pressão arterial, por exemplo. Afinal, algumas atividades essenciais acontecem durante a noite, como a produção de hormônios voltados para o metabolismo.

Para ter uma boa noite de sono, você deve dormir, no mínimo, 8 horas por dias. Além disso, o ambiente precisa ser agradável (colchão e travesseiros confortáveis) e é importante que você não pense em problemas enquanto estiver deitado, porque isso atrapalha bastante que o sono venha. Ao deitar, não se esqueça também de evitar mexer em aparelhos eletrônicos.

Adote uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável e equilibrada faz total diferença na vida de qualquer pessoa. Além de auxiliar na prevenção e tratamento de doenças, por exemplo, ela também melhora o humor e promove o bem-estar.

Comer bem é sinônimo de ter pratos recheados de alimentos naturais, como vegetais, leguminosas e grãos. Portanto, evite os alimentos industrializados ou processados, já que eles são hipercalóricos. Outro cuidado importante é saber equilibrar o uso do sal e do açúcar.

Controle o estresse

Você teve um dia complicado no trabalho e levou o problema para casa — ou o contrário. Esse acontecimento é comum na sua vida? Se for, saiba que aprender a controlar o estresse é fundamental para ter um envelhecimento saudável.

Não podemos controlar tudo que acontece ao nosso redor, mas podemos controlar nossa reação frente às situações. Viver estressado afeta a qualidade de vida, por isso, é importante praticar a resiliência e não acumular sentimentos negativos dentro de si.

Se isso for muito difícil para você, conversar com um profissional especializado, como um psicólogo, pode ajudar na busca por uma vida menos estressante.

Faça check-ups periodicamente

Você já segue todas as dicas anteriores e acredita que está no caminho certo? Bom, você acertou! Mas, caso não faça com frequência os check-ups, precisa rever a sua relação com os consultórios e hospitais.

Muitas pessoas não gostam de ir para o hospital ou consultório médico, né? Porém, eles não deixam de ser locais necessários por causa disso. O recomendo é que pessoas principalmente a partir dos 35 anos adotem o cuidado de fazerem o check-up anual.

Geralmente, o médico solicita exames de rotina, como o hemograma e análises de urina e fezes. Esse cuidado é necessário para descobrir e diagnosticar as doenças precocemente.

Tome suplementos nutricionais

Não podemos esquecer, ainda, dos suplementos nutricionais. Devido aos fertilizantes químicos e água de má qualidade, entre outros motivos, a quantidade de minerais tem diminuído. Logo, os nutrientes dos alimentos também.

Por isso, os suplementos nutricionais vêm para suprir essa falta e deixar o organismo bem equilibrado. Esses produtos podem auxiliar em diversos aspectos, desde a melhoria do funcionamento do cérebro até das articulações.

No entanto, isso não significa que você deve tomar todos os suplementos possíveis de forma excessiva. Nesse caso, o ideal é entrar em contato com um profissional, como um nutricionista ou um médico, para saber o que o seu corpo precisa e, assim, passar a consumir os produtos da forma correta.

Sabemos que a mudança de hábitos não é algo fácil e necessita de bastante esforço. Para que você se mantenha firme nessa caminhada, pense em todos os benefícios que essas dicas vão trazer para o seu organismo no futuro.

Neste artigo, vimos como a medicina da longevidade preza pela prevenção e alguns métodos para adotá-la no dia a dia. Ao seguir esses passos, você tem mais chances de alcançar uma velhice mais saudável e sem abrir da qualidade de vida que necessita.

Compartilhe: